3D Shinobi III: Return of the Ninja Master
A M2 tem desenvolvido novas versões 3D de antigos jogos da
Sega. Depois de Sonic, After Burner e Streets of Rage, eis que chegou a hora de
Shinobi. A estória escolhida foi a de Shinobi III: The Return of the Master
Ninja, e não podiam ter feito melhor escolha. Anos depois de muitos de nós
termos experimentado este título na Mega Drive, mais propriamente em 1993, eis
que chega ele à 3DS da Nintendo. Neste jogo de acção e plataformas, que mistura
em alguns dos seus níveis, elementos existentes nos jogos de corridas (o nível
do cavalo ou o da prancha), encarnámos o ninja lendário, Joe Musashi.
Musashi tem, como em aventuras anteriores, que se haver com
os planos sinistros da organização criminosa da Neo Zed, liderada pelo misterioso Shadow Master. Retalhando outros ninjas, militares, robots e criaturas
que parecem retiradas da mente de um tal Dr. Frankenstein, Musashi tenta
restaurar a paz e estabilidade no mundo. Para tal, o Ninja branco conta com
diversas inovações, relativamente a campanhas passadas. Musashi pode agora
correr e efectuar um slash enquanto o faz. De igual modo, pode atacar usando
um pontapé aéreo, escalar paredes e fazer duplo salto.
Munido de uma espada,
que usa para reflectir alguns projécteis e atacar de perto, o ninja branco tem,
ainda, as famosas Kunais que usa como armas de arremesso. Estas podem ser
melhoradas, por via de um upgrade que se apanha nos níveis, mas perde-se
imediatamente após sermos tocados uma vez pelo inimigo. As Kunais não são
infinitas, mas a grande quantidade de recargas existentes não limita seu uso.
Associado a isto, Musashi pode usar, pelo menos uma vez por nível, uma de
quatro magias à sua disposição. Estas Ninjitsus vão desde a evocação de um
Dragão em chamas e um ataque de auto-destruição, que consome uma vida ao
jogador, até nimpos que permitem saltar mais alto ou ficar invencível por
breves momentos.
A personagem de Musashi controla-se muito bem, embora o direccional da 3DS, pela sua rigidez, nos cause um certo cansaço ao fim de algum tempo de jogo. Shinobi tem um total de sete níveis repletos de inimigos para derrotar, inclusive, bosses bastante imaginativos, cujos padrões é necessário decorar, se pretende-mos concluir a aventura. Com uma grande variedade na escolha dos locais dos respectivos níveis, Shinobi 3 tem gráficos soberbos e muito actuais. A presença da opção 3D, quer a “normal”, quer a Pop-up, traz não apenas uma maior profundidade aos cenários, mas também, nos mostra mais eficazmente a sua beleza.
A musica é excecional e a sua batida de tal maneira
eletrizante que nos faz querer ultrapassar mais e mais as dificuldades que o
jogo nos coloca. Esta versão inclui um muito útil modo de save no local, que permite
iniciar a aventura a partir do sítio em que ficámos. Isto é algo essencial para
a nova natureza portátil do título. Existem dois modos de jogo, o International
e o Japanese, mas as diferenças entre ambos não são relevantes, nem muito
significativas.