O Miiverse chegou à 3DS!

Com a nova atualização de software para a Nintendo 3DS, que já está disponível, passa a ser possível registar uma Nintendo Network ID na consola portátil da Nintendo e aceder a funcionalidades que, até à data, só estavam disponíveis na Wii U.


Com a Nintendo Network ID (NNID), passam a ter uma conta pessoal da Nintendo para aceder à eShop e ao Miiverse. Esta conta pode agora ser utilizada tanto na 3DS como na consola Wii U, e não deve ser confundida com a conta do Club Nintendo, que pode ser utilizada na página oficial da Nintendo para aceder a alguns brindes pelos jogos e consolas que lá registarem. Os possuidores de uma Wii U já estão familiarizados com a NNID e poderão simplesmente associá-lo à sua Nintendo 3DS, enquanto que os restantes deverão criar uma nova conta na consola portátil.

A partir de agora, será preciso ter uma NNID registado na 3DS para poderem aceder aos conteúdos gratuitos da Nintendo eShop, embora possam continuar a comprar software sem criar uma conta. Se já tiverem uma Wii U e registarem a mesma conta na 3DS, passam a ter uma conta única, com o saldo da eShop e histórico de compras partilhado entre as consolas. O vídeo seguinte explica todos os passos para configurar a nova conta na 3DS.


Com a chegada da NNID, a Nintendo 3DS passa agora a integrar também o Miiverse, a rede social da Nintendo onde é possível partilhar experiências, opiniões e dúvidas acerca dos jogos da consola. No lançamento, estão já disponíveis comunidades dedicadas aos jogos mais populares da 3DS e ainda aos lançamentos mais recentes. Para entrar no Miiverse, basta aceder ao novo ícone no canto superior direito do menu Home e ter uma NNID registado na 3DS. É possível aceder tanto às comunidades da 3DS como às da Wii U e ver o Registo de Atividade dos amigos que seguem no Miiverse.


Para partilhar imagens / screenshots de um jogo na respetiva comunidade, basta premir o botão Home e entrar no Miiverse. Se o jogo em questão já tiver uma comunidade, esta será acedida automaticamente, onde poderão fazer uma nova publicação e partilhar o ecrã de jogo – não esquecer de marcar "spoiler" se acharem que a imagem pode arruinar alguma surpresa! Infelizmente, tal como acontece na Wii U, alguns jogos não permitem a partilha de imagens, como é o caso de Pokémon X / Y e Monster Hunter 3 Ultimate.

Infelizmente, nem tudo são boas notícias. No lançamento da NNID e do Miiverse da 3DS, não é possível aceder à lista de amigos da Nintendo Network já existente na Wii U, nem fazer pedidos de amizade através da rede social. A Lista de Amigos da 3DS também não permite visualizar a NNID dos amigos registados na 3DS, pelo que é necessário dar algumas voltas para acompanhar os posts dos amigos: No menu do Miiverse é possível pesquisar por utilizadores e, na página de perfil, usar o botão "Follow"/"Seguir" para que as publicações passem a surgir no vosso registo de atividade.

Sugestão: na vossa mensagem pessoal da lista de amigos da 3DS, partilhem a vossa NNID!

E o futuro? Apesar de nada estar anunciado, esta atualização é mais interessante pelas possibilidades que abre do que pelas novidades já lançadas. Ao criar uma ligação única entre o Friend Code da 3DS e a NNID, a Nintendo pode vir a criar uma lista de amigos unificada para utilizar em todas as consolas. O mesmo pode ser dito da eShop: agora que podemos utilizar uma só conta, é possível que a Nintendo crie funcionalidades como comprar jogos para a Wii U através da 3DS (e vice-versa), que sejam descarregados automaticamente por SpotPass para que fiquem disponíveis assim que se chegue a casa. Melhor ainda, o que mais gostaríamos de ver anunciado era a unificação do serviço Virtual Console da eShop: por exemplo, ao comprar um jogo da NES na Wii U, poder também descarregá-lo também para a 3DS...

O que acham destas novidades? E o que gostariam de ver em futuras atualizações da Nintendo 3DS?

Latest in Sports