Pokémon X e Y anunciados


O motivo deste primeiro Pokémon Direct não poderia ser mais apropriado. A nova geração de Pokémon, a estrear-se na Nintendo 3DS, foi anunciada e novamente contamos com 2 versões: Pokémon X e Pokémon Y. Mas as boas notícias não ficam por aqui e pela primeira vez estes 2 jogos serão lançados em simultâneo em todo o mundo, já em outubro de 2013. Este lançamento global foi um desafio que a Nintendo quis ultrapassar com muito esforço nesta nova geração.



No trailer foram apresentados os novos starters: ChespinFennekin e Froakie; e os dois lendários de cada capa que representam cada versão. Onde o jogo sofre muitas alterações é a nível gráfico, sendo agora totalmente em 3D, tirando assim partido do efeito tri dimensional da consola e acabando com os sprites. No entanto não são os mesmos modelos de Pokédex 3D Pro, e o estilo artístico opta pelo uso de cel shading, aproximando-se assim dos sprites tradicionais.



Pouco mais se sabe sobre o jogo e da nova região a explorar, embora esta nos lembre um pouco do nosso mundo, podendo ver Paris e a sua torre Eiffel destacadas no trailer (existe uma forte inspiração da Europa bastante demarcada, que surge no centro do planeta no início do trailer). Todo o jogo parece mais cinemático, apresentando batalhas com bastantes movimentos de câmara, mas mantendo ainda um estilo muito tradicional.

Já sabíamos que a Game Freak foi das primeiras companhias a ter nas mãos o kit de desenvolvimento da Nintendo 3DS, o que nos deixou a pensar o que estiveram eles a desenvolver até hoje. Por esse motivo ficamos curiosos com o que está a ser feito, mas devido ao ênfase à cooperação entre jogadores, às fucionalidades da 3DS como o StreetPass e SpotPass, e observando o que foi feito em Pokémon Black/White (e as suas sequelas) é fácil imaginar o que poderá estar presente.



Uma das vantagens do lançamento em simultâneo em todo o mundo é o elemento surpresa, e não lidarmos com spoilers das novas criaturas mal o jogo seja lançado no Japão, como é habitual. No trailer, a acompanhar os novos starters assistimos a diversos pokémon de gerações passadas, e poderemos ver os nossos favoritos bastante presentes nesta nova geração, e certamente estamos ansiosos por os ver neste novo estilo!

Os fãs da série rapidamente expressaram qual é o seu starter favorito, ou que versão irão comprar devido aos lendários apresentados, cujos nomes ainda são desconhecidos. Como sempre já existe imensa especulação sobre os novos jogos, existindo até quem aponte que poderemos finalmente customizar a nossa personagem.


Para quem não pôde assistir em direto ao Pokémon Direct deixamos aqui o vídeo, que fala da história e evolução da série Pokémon em todo o mundo, nas diversas consolas portáteis da Nintendo. O trailer de Pokémon X e Y começa ao minuto 7:15.

Latest in Sports