Novos jogos multiplataformas 3DS + Wii U em 2013 (1º semestre)


O anúncio do lançamento de Resident Evil Revelations: Unveiled Edition é um acontecimento raro de um caso de sucesso numa consola portátil que recebe um remake em alta definição para as consolas domésticas. Geralmente, quando jogos DS ou 3DS são adaptados a outra plataforma, acabam mutilados e simplificados em plataformas móveis, mas neste caso temos uma adaptação em HD e com novos monstros, personagens e até um novo grau de dificuldade. Um anúncio bastante excitante, até porque o original foi um dos nossos jogos favoritos em 2012! Mas este título 3DS adaptado à Wii U não é o único jogo que poderá ser jogado tanto numa consola como noutra.


Ao longo da semana anterior, foram anunciados três grandes lançamentos de jogos com esta característica em comum: títulos disponíveis tanto para a 3DS como para a Wii U. O primeiro da lista é Scribblenauts Unlimited a 8 de fevereiro, seguido de Monster Hunter 3 Ultimate a 22 de março. Finalmente, encerrando o 1º semestre, chega-nos a grande aposta da Disney para este ano, Disney Unlimited. Enquanto uns tentam oferecer uma experiência idêntica entre consola doméstica e portátil, outros têm uma oferta mais diferenciada e adequada às características de cada plataforma.


 

Já no próximo mês, chegará às lojas o Scribblenauts Unlimited, novo título de uma série que foi bastante popular na Nintendo DS e onde a imaginação é rainha. Maxwell tem um bloco de notas mágico que lhe permite trazer à vida qualquer coisa que lá escreva: (quase) não há limites para o que se pode escrever, tal é a dimensão do dicionário de palavras possíveis de utilizar! No novo jogo, a experiência é menos linear e há todo um mundo para explorar, onde o jogador irá encontrar diversos puzzles que pode resolver usando a criatividade para escrever e invocar dragões, aliens, animais... o que vier à mente!


A versão Wii U expande ainda mais as possibilidades, oferecendo um editor de objectos que permite criar qualquer coisa que se consiga imaginar, para usar posteriormente no jogo e partilhar com outros jogadores. Além disso, há todo um conjunto de personagens e objetos Nintendo exclusivos desta versão, incluindo heróis como o Mario ou o Link. Esta versão permite ainda que outro jogador se junte à aventura e controle um objecto com a ajuda de um comando Wii. Por outro lado, a versão 3DS dispensa (naturalmente) os gráficos HD, mas apresenta o mundo do jogo em 3D, oferecendo ainda um modo StreetPass que permite ver como outros jogadores usaram a criatividade para resolver os mesmos puzzles!



Provavelmente um dos jogos mais aguardados para a Nintendo 3DS desde o seu anúncio em setembro de 2011, Monster Hunter 3 Ultimate chega em dose dupla para a 3DS e Wii U a 22 de março, tanto nas lojas físicas como na eShop de cada consola. Esta é uma versão bastante melhorada do popular Monster Hunter Tri, lançado anteriormente para a Wii, e oferece gráficos HD na Wii U e uma experiência portátil na 3DS, mas essencialmente o mesmo conteúdo: quem tiver os jogos para ambas as consolas, pode transferir os dados de jogo de uma versão para a outra.


No entanto, a principal diferença entre as duas versões não é a qualidade gráfica, mas sim o modo multijogador. Na versão Wii U, até 4 jogadores podem caçar juntos através da internet, enquanto que na versão 3DS apenas está disponível multiplayer local. Um aspecto interessante é também a possibilidade de jogar em modo local com uma Wii U e até 3 consolas Nintendo 3DS! No que diz respeito à versão online, o jogo irá ainda permitir falar através do microfone incorporado no GamePad ou utilizar um teclado USB.


Quem ainda não conhece a série Monster Hunter poderá experimentar uma demo gratuita para ambas as consolas, que estará disponível a 21 de fevereiro!

Finalmente, previsto para o verão de 2013, Disney Infinity é um dos projetos mais ambiciosos de sempre da Disney no mundo dos videojogos. Inspirado no grande sucesso de Skylanders, o novo título combina brinquedos reais e virtuais num projeto que abrange todas as consolas e plataformas móveis, assim como bastantes séries diferentes da Disney e Pixar. Este Disney Infinity está a ser publicitado como não sendo um mero jogo, mas uma plataforma onde é possível interagir com diversos mundos e personagens diferentes, que irão sendo disponibilizados ao longo do tempo num universo em constante expansão.

Disney Infinity integra figuras colecionáveis de várias personagens que, quando colocadas na Base Infinity, ganham vida no universo de jogo, juntamente com os poderes que podem ser atribuídos graças a discos de energia colocados por baixo dos bonecos físicos. A experiência básica oferecida pelas peças chamadas de "Play Set" consiste em resolver quebra-cabeças, travar batalhas com inimigos famosos e explorar locais emblemáticos do universo Disney. Os personagens, veículos e gadgets colecionados podem ser usados na "Toy Box", uma caixa de brinquedos virtual onde é possível dar asas à imaginação. As criações feitas na Toy Box podem, depois, ser partilhadas com amigos tanto em modo online como offline.


Ainda pouco se sabe sobre a diferença entre as versões Wii U e 3DS (e as restantes versões também), mas é já de esperar que a versão 3DS seja um pouco limitada em comparação com as das consolas domésticas. Resta saber que funcionalidades específicas desta versão poderão convencer os jogadores! Não esquecer que, tal como em Skylanders, a colecção completa irá custar uma pequena fortuna...

Isto é apenas o começo. Com títulos como o novo Super Smash Bros., já anunciado com duas versões para a 3DS e Wii U e com a promessa de uma forte interação entre elas, é de esperar que se vejam cada vez mais títulos lançados simultaneamente para as duas consolas. Resta ao jogador decidir, caso a caso, qual a versão mais indicada para si, conforme as características de cada uma.

Latest in Sports