Pokémon Sun/Moon: criaturas exclusivas e Pokémon Refresh


Têm sido umas semanas bastantes interessantes relativas a novidades sobre Pokémon, com cada vez mais criaturas anunciadas, preparando tudo para o lançamento de Pokémon Sun e Moon daqui a 2 meses. Ainda não conhecemos as evoluções dos 3 starters, e embora os anúncios de novos Pokémon sejam constantes, ainda há muito por descobrir até ao lançamento do jogo, e mesmo quando estivermos a jogar.

Começamos pelo anúncio de novos Pokémon exclusivos para ambas as versões. Passimian (à esquerda) do tipo Fighting surge apenas em Sun, conhecido pela sua natureza de trabalhar em grupo. Tem a nova habilidade Receiver, que permite a Passimiam herdar a habilidade de um Pokémon aliado que tenha desmaiado em combate. Em contrapartida se possuem Moon podem capturar Oranguru (Normal/Psychic), um Pokémon solitário que gosta de meditar isolado no meio das florestas. Sabe o movimento exclusivo Instruct, que o permite instruir um Pokémon para usar novamente o seu ataque mais recente.

Ficamos a conhecer a evolução de Rockruff Lycanroc (Rock), que tem 2 formas diferentes dependendo da versão em que evoluímos Rockruff. À esquerda temos a Midday Form, exclusivo de Sun, um Pokémon ágil, fiel ao seu treinador. Aprende o movimento Accelerock, exclusivo da Midday Form, um ataque bastante rápido que acerta primeiro no seu adversário, antes que esse possa atacar. À direita surge a Midnight Form, exclusiva de Moon, que gosta de provocar os seus adversários e de enfrentar adversários bastante fortes. Contudo não aparenta ter algum ataque exclusivo.

Foram também apresentados 2 novos Z-Moves exclusivos! O primeiro para Pikachu, chamado Catastropika, em que o treinador atira Pikachu ao ar, e este cai (que nem um meteorito eléctrico) sobre o seu adversário. O outro é Extreme Evoboost, um movimento em que Eevee "invoca" as suas 8 evoluções para subir o seu ataque, defesa e velocidade. Curioso apontar que não existe nenhuma evolução nova para Eevee neste movimento, o que possivelmente pode dizer que não teremos nenhuma, mas isto é apenas especulação.

Para além dos Pokémon temos também as Ultra Beasts, que também têm direito a exclusivos em cada versão. Em Pokémon Sun surge UB-02 Absorpion (à esquerda), com um aspeto bastante forte, mas que se desconhece o tipo de poder que tem. Já em Moon temos UB-02 Beauty (à direita), uma critatura que prima pela sua beleza e que deixa os seus adversários apaixonados por si, possivelmente resultado de uma feromona que liberta, ou pelo poder da hipnose.

Uma das mecânicas a explorar é o Pokémon Refresh, uma evolução de Pokémon-Amie que tivemos na geração anterior, e surge com algumas novidades. Tal como pudemos fazer até agora, em Refresh fazemos festas e alimentar os nossos Pokémon favoritos. Desta vez temos novos modos de os tratar, como dar banho, cuidar dos estados de envenenado ou paralisia. Novamente podemos dar de comer, mas desta vez temos à disposição os Poké Beans.

Também de regresso está a possibilidade de poder costumisar o nosso treinador, algo que já era bastante previsível (após ver vários trailers e imagens que apontavam para isso), mas desta vez pudemos ver com mais pormenor as várias opções de roupas, penteados e acessórios! Trata-se de uma evolução do que tivemos em X e Y, pois desta vez temos ainda roupas brancas, que podemos mudar a cor das mesmas, permitindo-nos criar um estilo mais característico para o nosso personagem.

Por último uma atualização sobre os serviços Pokémon Bank e Poké Transporter. Somente a partir de janeiro de 2017 é que Pokémon Sun e Moon serão compatíveis com estas 2 aplicações. Se estavam a pensar passar logo os vossos Pokémon dos jogos da Virtual Console Red, Blue e Yellow, terão de esperar pouco mais de um mês, no mínimo. Quando for atualizado, Pokémon Bank terá a nova funcionalidade de Pokédex, que nos permite ver informações sobre os nossos Pokémon, mesmo se não estiverem disponíveis em Alola.

Estas foram as novidades, e podem ver o trailer na íntegra aqui em baixo. Continuamos sem saber que aspeto terão as evoluções dos starters, ficando apenas com a dica que eles e Rockruff têm algo em comum. Será que teremos starters com evoluções diferentes, antendendo a versão em que evoluem?

Latest in Sports