Faleceu Satoru Iwata, Presidente da Nintendo


É com pesar que publicamos esta notícia. Satoru Iwata, Presidente da Nintendo, faleceu este sábado, 11 de julho, com 55 anos de idade. A causa indicada pelo óbito foi um carcinoma biliar, problema com que Iwata já lutava há algum tempo, tendo sido alvo de uma cirurgia em 2014 que marcou a sua ausência da E3 no mesmo ano. Em 2015, a mesma ausência foi notada, mas com a justificação de que teria ficado no Japão para tratar de assuntos importantes da empresa.

Satoru Iwata, nascido em Sapporo (Japão) a 6 de dezembro de 1959, desde cedo manifestou interesse na área dos videojogos, tendo iniciado a carreia na área na empresa HAL Laboratory (subsidiária da Nintendo) logo após a conclusão da universidade. Em 1983 tornou-se coordenador de produção de software da empresa, tendo trabalhado em jogos como Baloon Fight, EarthBound e a série Kirby. Em 1993, subiu ao cargo de presidente da HAL, onde permaneceu até passar para a casa-mãe. Assumiu o cargo de Diretor da Nintendo em 2000, tendo-se tornado Presidente da mesma em 2002. Durante a sua presidência, lançou no mercado as consolas Nintendo DS, Wii, Nintendo 3DS e Wii U, tendo-se focado desde então na expansão do negócio da empresa a novas áreas, incluindo projetos relacionados com a saúde e qualidade de vida, mas também a expansão dos videojogos da empresa ao segmento mobile e ainda o desenvolvimento de uma nova consola, com o nome de código "NX".


Satoru Iwata conquistou um carinho especial por parte dos fãs da Nintendo devido ao seu carisma, que transmitia tanto nas apresentações e entrevistas, como nas transmissões online "Nintendo Direct" onde imortalizou o seu gesto com as mãos significando "diretamente para vocês". Nestas transmissões, muitas vezes se inseria em situações divertidas com os personagens, o que salientava o lado mais descontraído da sua personalidade.

Comunicado oficial: http://www.nintendo.co.jp/ir/pdf/2015/150713e.pdf

Latest in Sports