Pokémon Sun e Moon: Novas criaturas e funcionalidades!


O assunto do momento pode ser o Pokémon GO, mas isso não faz com que os fãs se esqueçam do próximo jogo da série para a Nintendo 3DS. Por via das dúvidas, a Pokémon Company decidiu revelar algumas novidades do jogo, incluindo 6 novas criaturas e funcionalidades surpreendentes para Pokémon Sun e Moon! Comecemos então pelos novos pokémon apresentados!

Este peixinho de prata é o Wimpod, o Pokémon Turn Tail, e é do tipo Bug/Water. É muito apreciado em Alola por se alimentar dos detritos que caem no mar, mas é um pokémon muito medroso, com a Ability Wimp Out que lhe permite fugir ou trocar com outro pokémon quando o seu HP desce abaixo dos 50% em batalha. Isto também poderá fazer dele uma criatura difícil de capturar.
Já o Bounsweet é um Pokémon Fruit do tipo Grass e tem um aroma delicioso que relaxa os humanos. Muitos habitantes de Alola utilizam-no como ambientador, o que nos faz pensar se a sua semelhança com um mangostão não o deixará em risco de ser comido...
O Comfey é do tipo Fairy e está catalogado como Pokémon Posy Picker. Ele gosta de apanhar flores e levá-las consigo, usando o seu aroma para ajudar a tratar pessoas e pokémon nos hospitais e Poké Centers, tendo o que é preciso para uma boa amizade com o Chansey e a enfermeira Jenny!
Já o Mudsdale é uma criatura imponente e majestosa. O Pokémon Draft Horse é do tipo Ground e tem uma força incrível, podendo até destruir um carro com um só pontapé. Além do seu poder, o Mudsdale pode ter a Ability Stamina, que lhe aumenta em um valor a Defesa de cada vez que é atingido por um ataque.
Também poderoso mas ao mesmo tempo fofinho é o Bewear, um pokémon perigoso catalogado como Strong Arm e dos tipos Normal/Fighting, que exige cautela quando nos aproximamos dele. Este adorável urso adora dar abraços carinhosos, mas é tão forte que pode partir tudo em dois. A nova Ability que ele pode ter é a Fluffy, que reduz para metade o dano dos ataques que sofre com contacto direto, mas aumenta para o dobro o dano dos ataques de fogo sofridos.
Finalmente, aquele que já se tornou um favorito dos fãs no que diz respeito a esta geração: Mimikyu, o Pokémon Disguise. Este pokémon dos tipos Ghost/Fairy é um fantasma que gostaria de ser amado como o Pikachu e por isso habita um disfarce em vez de revelar a sua aparência. Este disfarce vem associado à sua Ability Disguise, que lhe permite escapar uma vez ao perigo de um ataque inimigo, como se tivesse um "Substitute" à disposição quando entra em batalha.

No trailer seguinte, poderemos vê-los todos em ação:


Conforme é possível observar no vídeo acima, o jogo traz algumas novidades muito interessantes para os fãs mais competitivo. Para isso, o website do Pokémon Global Link encerrará o serviço atual ligado à sexta geração de jogos da série (X/Y e OR/AS), para se tornar compatível com Pokémon Sun e Pokémon Moon e introduzir as Competições Amigáveis: Online e Ao Vivo. As online, jogadas através da Internet, irão fazer matchmaking de jogadores de todo o mundo que competirão pela melhor classificação. Já as competições Ao Vivo permitirão aos jogadores criar as suas próprias competições locais: a ID de Jogador Digital com as regras do torneio será gerada como um QR Code e os jogadores, ao ler o mesmo com a sua consola, poderão juntar-se e lutar de acordo com as regras definidas. Este modo é ideal para torneios entre amigos em casa e até mesmo em cafés e outros locais públicos!

E falando no jogo competitivo, a maior novidade de todas é provavelmente o Hyper Training, que pode ser usado para aumentar o poder dos pokémon. Normalmente, os Pokémon ficam mais fortes através da subida dos seus níveis e do aumento das estatísticas base (EV). No entanto, este poder continua a ser afetado pelos pontos fortes individuais (IV) de cada Pokémon. O Hyper Training permite aos Pokémon que tenham atingido o Nível 100 aumentarem os seus IV, o que não era possível nos jogos anteriores da série.
Utilizando Bottle Caps, um novo item que pode ser obtido em Pokémon Sun e Pokémon Moon, os jogadores poderão aplicar o Hyper Training nos seus Pokémon. O Pokémon Mítico Magearna, com distribuição prevista na Europa posteriormente, será disponibilizado com um item Bottle Cap.


Estas foram as novidades mais recentes, mas pelo meio deixamos escapar uma informação relevante no que diz respeito ao pokémon lendário Zygarde. Este lendário introduzido em Pokémon X e Pokémon Y irá apresentar pela primeira vez novas formas nos jogos Pokémon Sun e Pokémon Moon!.Afinal, a sua constituição é feita de múltiplos componentes do tipo célula e, conforme a quantidade de células que tenha reunido, a sua forma muda!

A forma que nos habituamos a ver é agora conhecida como Zygarde 50% Forme. Zygarde monitoriza o ecossistema Pokémon, para assegurar que este não é perturbado. O seu poder é irresistível, mas esta forma tem apenas 50% de células de Zygarde! Se tiver a Ability Power Construct, um Zygarde 50% ou até mesmo um Zygarde 10% poderá mudar para a Complete Forme durante a batalha, se o HP descer abaixo de metade.

O Zygarde 10% Forme pode agir separadamente do Zygarde 50% (que constitui o corpo principal) em caso de emergência. O Zygarde tem duas técnicas exclusivas que pode aprender, nomeadamente a Thousand Arrows e a Thousand Waves. A primeira é uma técnica do tipo Ground que pode provocar danos em pokémon do tipo Flying ou com a Ability Levitate e, depois de atingidos com ela, continuam a sofrer danos provocados por outras técnicas Ground nos turnos seguintes. Já a segunda faz com que seja impossível a um adversário fugir ou ser trocado da batalha.
Finalmente, a Zygarde Complete Forme é especializada em batalha e permite utilizar todo o poder do Zygarde, o que lhe permite proteger o ecossistema Pokémon. A sua técnica Core Enforcer é exclusiva do Zygarde e permite eliminar as Abilities de quaisquer adversários que já tenham utilizado uma técnica na mesma jogada em que é utilizada. Resta dizer que todas as suas formas partilham os mesmos tipos Dragon/Ground.

Para terminar, chamamos a atenção para a distribuição do pokémon Mítico Shaymin, que está a decorrer desde o início do mês e até dia 24 de julho. Para quem ainda não o tiver descarregado, basta aceder à opção Mystery Gift e descarregar via Internet, nos jogos Pokémon X/Y e OR/AS!

Latest in Sports