Art Academy: Atelier


A série Art Academy tem-nos acompanhado desde a Nintendo DS, e embora passe despercebida por muitos tem sido um boa ferramenta de desenho, com vários materiais para criar boas ilustrações. A Wii U já tinha recebido a versão SketchPad, mas Atelier acrescenta não só o número de ferramentas, como ainda mais aulas para ensinar novas técnicas.


À nossa disposição temos logo de imediato todos os modos disponíveis, como aulas, modo de desenho livre (com todas as ferramentas à disposição), galeria e acesso ao Miiverse, onde podemos ver os trabalhos dos utilizadores por todo o mundo. A progressão aqui é feita à medida que vamos completando aulas, desbloqueando aulas mais complexas que nos vai ensinando um pouco sobre a origem e aplicações das várias técnicas.

Estas aulas estão divididas em três cursos: Iniciação, Avançado e de Ferramentas. O primeiro dá-nos a conhecer os materias, e ensina-nos a reconhecer as formas, uso da cor e tons, através de naturezas-mortas e até mesmo paisagens. Já o curso avançado nos faz aperfeiçoar as técnicas previamente adquiridas, através da figura humana, animais ou paisagens. Por último as aulas de ferramentas ensinam um pouco mais dos 5 materiais disponíveis em Atelier. Existem ainda aulas extra nos modos de iniciação ou avançado, com desafios mais aprofundados.


As ferramentas em si estão bastante bem simuladas, sendo possível tirar partido da densidade das mesmas e criar resultados diferentes, ao selecionar o modo como as usamos. Mesmo sem existirem níveis de pressão na stylus, ou detecção da mesma no ecrã do GamePad, é possível criar vários resultados apenas com um material. O modo como os materiais reagem está também bastante detalhado, desde como aparecem aplicados nos diferentes suportes, como papel ou tela, ao desgaste dos mesmos quando desenhamos sem retirar a stylus do ecrã.

Existem várias imagens que servem de referência para desenhar, e através de uma grelha é bastante prático desenhar o que vemos na TV, no GamePad. Também é possível ir buscar imagens ao cartão SD para usar como referência, convidando-nos a tirar fotografias do exterior, ou de objetos, colocar o cartão na Wii U e depois é só desenhar. É bastante fácil navegar entre menus ou até mesmo trabalhar com o estojo onde estão os materiais, e a boa localização em português torna-o acessível a todos os curiosos.


Não se apresentando como um jogo, Art Academy: Atelier surge como um material de desenho digital, fugindo das várias ferramentas de edição de imagem (quer no computador ou até mesmo em tablets ou smartphones) servindo fundamentalmente para a ilustração. Não existem "layers" e estamos até limitados apenas a dar um passo atrás no caso de cometer um erro. O feedback é bastante realista, ajudado ainda pelo som do GamePad, e embora não seja o mesmo que desenhar com os materiais reais, aproxima-se bastante do que seria trabalhar numa folha "a sério".

Quando satisfeitos com o resultado, nada como guardar a nossa obra no cartão SD, e partilha-la através do Miiverse ou até mesmo publicando um vídeo time-lapse no Youtube. É possível demonstrar todo o nosso processo (até mesmo os erros!) entre 1 a 4 minutos, e o vídeo em si não sofre qualquer compressão exagerada, estando bastante detalhado. Aos poucos vamos aumentando o nosso portfólio.


É muito fácil recomendar Atelier não só a quem tenha o hábito de desenhar, como aos que gostariam de aprender, devido às aulas disponíveis. Nestas aulas o que aparenta ser um desenho "fraco" rapidamente ganha vida e melhora à medida que nos são introduzindo as técnicas ou os passos necessários para concluir o desenho, dando alguma confiança aos menos experientes. Não é um curso intensivo de desenho, mas pode facilmente entusiasmar o utilizador a, depois de explorar os materiais, tentar aplicar os conhecimentos adquiridos num bloco de desenho.

Latest in Sports