Captain Toad: Treasure Tracker
Corria o ano de 2007 quando o mundo se rendeu ao maravilhoso jogo Super Mario Galaxy, um jogo revolucionário que ainda hoje é considerado um dos melhores de sempre, onde o famoso canalizador da Nintendo explorava múltiplas galáxias em busca de estrelas douradas. Foi nesse jogo que ficamos a conhecer a Toad Brigade, quatro bravos aventureiros do Reino Cogumelo que exploravam o universo para ajudar o Mario na sua busca pelas estrelas. A presença destes exploradores continuou a cativar os fãs em Super Mario Galaxy 2, mas só em Super Mario 3D World é que o seu bravo capitão teve direito a algum protagonismo, em alguns níveis especiais do jogo.
O nosso Capitão em Super Mario 3D World |
O Capitão e a Toad Brigade estão de volta! |
Além dos controlos normais do personagem, é também importante a interação através do GamePad, aqui muito bem aproveitado. Um sopro ao microfone permite revelar moedas escondidas e um toque no ecrã pode congelar momentaneamente um inimigo e assim facilitar a passagem. Alguns níveis requerem a manipulação de plataformas e outros permitem usá-lo como perspectiva do Toad na primeira pessoa em sequências de tiros (com nabos, obviamente!). Estes últimos, especialmente quando o herói circula sobre carris, são particularmente gratificantes. Quem diria que os nabos podiam ser tão violentos?
Acorda Toadette! Está na hora de te juntares à aventura! |
O jogo não tem uma duração muito grande para quem apenas quer completar a história, mas os jogadores mais afincados terão aqui muito com que se entreter até conseguir atingir os 100%. Isto porque em cada nível existem 3 cristais para colecionar além da Power Star no final, acrescido de um desafio extra que varia de nível para nível. Colecionar os cristais requer atenção e exploração redobrada, e muitas vezes, para conseguir o desafio extra é necessário repetir o nível com uma abordagem completamente diferente da que se usou para conquistar a estrela. Completar estes desafios desbloqueia ainda alguns níveis bónus com uma dificuldade acrescida, recompensando assim os jogadores mais dedicados.
Este parece fácil... basta atravessar aquela ponte... certo? |
Pode ter começado como um personagem secundário e material para níveis bónus, mas Captain Toad: Treasure Tracker é mais do que um spinoff. Tal como Luigi conseguiu destacar-se na sua série Luigi's Mansion, o Capitão Toad tem aqui material para começar a sua própria franquia de aventuras-puzzle, qual Indiana Jones do Reino Cogumelo. Por vezes, não é preciso inventar um novo personagem para introduzir um novo conceito de jogo, e este adequa-se bem ao fungos preferidos dos fãs da Nintendo. O jogo peca apenas por ter poucos níveis de boss e reutilizar várias vezes os monstros, havendo apenas dois "mauzões". Utilizar muitos dos gráficos e músicas de Super Mario 3D World é algo mais facilmente perdoável, visto que não há qualquer intenção de demarcar este jogo do título de plataformas do Super Mario onde o conceito surgiu.
Um jogo ideal para fãs de puzzles, é também um interessante desafio para os fãs de plataformas. Quem jogou Super Mario 3D World e se deliciou com os pequenos níveis do Toad irá adorar este título e dificilmente descansará sem o completar a 100%. Difícil é parar de o jogar!