MCM London Comic Con, por Marco Silva


Um artigo de estreia aqui no blog e logo sobre uma das maiores Comic Cons da Europa, espero sinceramente conseguir fazer com que se sintam como se lá estivessem mesmo e também semeie em vocês a vontade de ver com os vossos próprios olhos esta conferência aqui em Londres.

Então aqui fica uma pequena descrição genérica para quem não conhece a London MCM Comic Con, esta ocorre 2 vezes por ano (uma no fim de Maio e outra no fim de Outubro), tem vindo a ser organizada no ExCeL London (que para quem não conhece pode ser comparado a uma FIL mas maior) e decorre durante 3 dias (Sexta, Sábado e Domingo).


Partilhamos convosco a experiência que é estar nesta edição da MCM Comic Con de Londres. Ora em primeiro lugar tal com foi nos anos anteriores, o simples tamanho da conferência é incrível 400m2, o número de participantes ronda os 80,000, factos que fazem o MCM Comic Com incrível de visitar. A conferência tem 2 palcos principais e 3 secundários, e ainda mais 3 áreas de assinaturas de Comics, ou Memorobilia. Depois existe ainda uma zona para sessões fotográficas com personalidades de séries e comics, uma zona de gaming com torneios de vários jogos (tanto videojogos como jogos de tabuleiro), a tradicional zona de alimentação com diferentes bancas de comida japonesa, e claro inúmeras lojas com toda a merchandise que se possam imaginar.


Como devem estar a adivinhar, com o número de participantes e dado o tipo de conferência que se trata, uma coisa que é mesmo de esperar encontrar em grande quantidade, há cosplay amador por todo o lado. Simplesmente andar pelos corredores da conferência, ou mesmo sem comprar bilhete estar cá fora na entrada vale a pena só por esse facto. O cosplay nesta conferência está mesmo noutra liga, tanto pela quantidade como pela qualidade e pela forma como os grupos se organizam. Existem vários grupos que normalmente se juntam todo no último dia na parte de fora do recinto não só para fazer fotos de grupo e conviver, mas também para fazer algumas encenações entre diferentes personagens, nos grupos de series de anime podemos de vez em quando encontrar pequenas brincadeiras a representar batalhas das series, de alguns jogos e filmes acontece o mesmo, o que torna andar simplesmente a passear cá fora uma forma bem divertida de passar o dia, mesmo sem estarmos em cosplay. Tivemos a sorte de encontrar um grupo de cosplayer the Legend of Zelda com cosplays brutais que foram mesmo muito simpáticos em posar para umas fotos. Também encontramos grupos de Naruto, Assassins Creed, Attack On Titan, Spartans, entre muitos outros.


Falando agora da parte interior do recinto, mais em concreto a zona de gaming, para todos de nós que somos fans de videojogos esta zona e um pequeno paraíso, imaginem a oportunidade de estar a jogar demos de jogos que vão sair apenas daqui a 6-8 meses. A Nintendo marca presença muito forte nesta conferência, sendo o único fabricante com uma zona dedicada (e por sinal bastante grande), também marcam presença estúdios como Warner Bros. Games, Konami, Namco Bandai Games, Square Enix, 2K Games, Capcom, entre outros. Este ano a Nintendo fez uma surpresa muito boa para os seus visitantes, não só tinha um ecrã gigante para os participantes poderem jogar Mario Kart 8, com cadeiras de corrida muito giras e varias consolas a volta desta zona com o jogo para o poderem testar num ambiente não tão público (infelizmente toda esta zona esta interdita a câmaras fotográficas ou de filmar, pelo que não temos fotografias que possamos partilhar convosco…). No lado oposto a esta fantástica zona de Mario Kart a Nintendo colocou uma loja com os artigos que podem ser comprados a partir da loja online da Nintendo UK, o que numa conferência destas é fantástico, principalmente pois estavam presentes todas as estátuas que existem na loja (infelizmente as estátuas encontravam-se só para exposição e não podiam ser adquiridas na própria conferência, mas já foi bom para podermos ver ao vivo estas peças fantásticas de memorbilia e ficarmos a desejar pegar no telemóvel, entrar na loja online e fazer a encomenda logo ali na hora)


Ainda falando sobre a componente de gaming ficamos um pouco desiludidos com o facto de em todo o espaço que a Nintendo tinha não existia um espaço mesmo dedicado a Streetpass, teria sido muito giro e ajudaria se calhar as pessoas a juntarem-se mais em torno do espaço da Nintendo. Efetivamente as pessoas com 3DS acabavam por se ver sentadas no chão nos corredores ou nas zonas de alimentação, mas estavam dispersas e não existia uma interação que se notasse muito. O número de streetpasses que detetamos também foi menor este ano do que no ano passado, a rondar a ordem dos 100 por dia, poderá ser por termos andado constantemente a circular e como todas as outras pessoas dispersas e com um recinto tão vasto que possamos ter tido mais sorte no ano passado, seja como for teria sido muito interessante existir uma área de streetpass na zona da Nintendo para juntar todos os amantes da 3DS nesse espaço, fica a nossa sugestão para a próxima edição.

Outra componente fantástica da conferência são os eventos nos diferentes palcos, existindo apresentações e painéis de discussão compostos por personalidades famosas como Phil LaMarr e Greg Cipes, ou sessões onde podemos ficar a conhecer as nossas series preferidas um pouco melhor, como é o caso da sessão com Tamara Taylor (Bones), ou a sessão com Meghan Ory e Beverley Elliott (Era um vez), ou a da Lyndsy Fonseca (Nikita), todos falam sobre como é fazer a série e respondem a perguntas dos fans. Também existem painéis dedicados a Anime, Banda Desenhada, Desenvolvimento de Videojogos e muito mais. E como não podia deixar de ser os cosplayers também sobem ao palco para mostrar os seus fatos e fazer os seus skits, o que e sempre fantástico de ver.


Como um todo a conferência é fantástica, cheia de entretenimento e conteúdos para todos os gostos, seja no mundo do cinema/séries, anime/manga, gaming, tudo tem o seu espaço e esse espaço é sempre enorme e recheado. Uma conferência destas deixa uma marca enorme na memória de qualquer fã e vale mesmo a pena a experiencia. Fica a nota para a próxima edição que irá decorrer nos dias 24, 24 e 26 de Outubro, no mesmo local.

Podem ver algumas destas fotos em maior detalhe na página do Facebook do Meus Jogos DS.

Latest in Sports