Pokémon Sun e Moon: 5 dicas para os novos treinadores!


Pokémon Sun e Pokémon Moon já se encontram à venda e milhões de jogadores por todo o mundo estão agora a explorar aquela que é a sétima geração de Pokémon, muitos deles como primeiro jogo da série. Por esse motivo, decidi publicar um conjunto de dicas úteis para quem está agora a iniciar a aventura e não passou muito tempo a pesquisar spoilers na internet!

Seguem-se, então, 5 dicas para os novos treinadores na região de Alola, juntamente com uma bónus para os que já vão mais avançados na história!

1 – Usem e abusem do Poké Pelago

Normalmente, a cada geração existe algum mecanismo novo que os jogadores acabam por não achar muito interessante. O Poké Pelago não é um desses! Esta é uma funcionalidade que está disponível a partir do menu dentro do jogo e dá acesso a quatro ilhas, onde é possível interagir com os pokémon que estão guardados na box. A primeira, Isle Abeens, permite ganhar feijões coloridos que serão utilizados em todas as ilhas do Pelago, por isso tratem de a desenvolver primeiro! Aqui, por vezes, poderão surgir novos pokémon para se juntar à coleção.

Ao desenvolver as restantes ilhas, como a Isle Evelup, será então possível deixar até 18 pokémon de uma só vez a treinar, numa espécie de "Pokémon Day Care" avançado onde podem escolher se querem subir o nível de experiência destes ou treinar uma estatística. Por exemplo um treino de Ataque, que aumentará o respetivo "Effort Value" (EV) sem subir o nível às criaturas. Noutra ilha, Isle Avue, as águas vulcânicas terão o efeito de relaxar e aumentar a "Happiness" de até 18 pokémon, mas se os deixarem lá por mais de 24h, a mesma poderá começar a baixar. No entanto, a grande vantagem desta ilha é que permite deixar até 18 ovos de pokémon a chocar em tempo real, enquanto tratam da vossa vida no dia-a-dia. Nada como voltar ao jogo e descobrir que já nasceu uma fornada de novos pokémon!

2 – Cuidem bem dos vossos Pokémon

Outra nova funcionalidade de Pokémon Sun e Moon é o Pokémon Refresh, uma evolução do Pokémon Amie introduzido em X e Y. Agora é muito mais fácil subir a afectividade dos pokémon, podendo cuidar até de estados como Poison ou Burn no final dos combates sem ter de se gastar itens. Alguns pokémon só irão evoluir se tiverem um elevado grau de felicidade, e uma maneira fácil de o obter é darem feijões coloridos (os mesmos do Poké Pelago) às vossas criaturas. Os feijões com padrão arco-íris são tão eficazes que irão aumentar a felicidade logo em mais de metade do valor máximo!

Isto serve para quê? Durante o combate, os pokémon mais ligados ao treinador irão ter um desempenho bastante superior, conseguindo aguentar alguns ataques que de outra forma seriam fatais e tendo maior probabilidade de sacar de ataques críticos. Além disso, também irão ganhar mais experiência no final das batalhas! Isto já estava presente na geração anterior, mas agora é um processo muito mais visível e pode mesmo ser determinante para derrotar alguns adversários mais poderosos.

3 – Aproveitem as ajudas dos Pokémon selvagens

Uma caraterística bastante anunciada das batalhas contra os Totem Pokémon, que funcionam como bosses neste jogo, é a capacidade destes invocarem aliados para as batalhas, tornando o combate mais complexo. O que não foi divulgado foi que, a partir da primeira batalha contra um Totem, todos os pokémon selvagens passam a ter essa capacidade, embora com um contexto diferente. Um pokémon que fique muito ansioso, ou esteja desesperado por ter baixo HP, poderá no final do seu turno fazer um pedido de ajuda. Caso seja bem sucedido, vai aparecer um novo pokémon, quase sempre da mesma espécie do que se está a sentir ameaçado. Há vários pokémon que só podem ser encontrados no estado selvagens dessa forma.


A parte interessante é que se derrotarmos esse aliado, poderá ser invocado outro num turno mais à frente, e assim sucessivamente. A isto chamamos uma "Cadeia SOS". Esta mecânica ainda se encontra em estudo pelos jogadores, mas já está comprovado que tem dois efeitos distintos. O primeiro é que, a cada novo aliado, este terá probabilidade de ter melhores "Individual Values" (IV), tendo mais potencial do que outro com o mesmo nível encontrado normalmente na relva. O segundo, mais interessante ainda, é que à medida que se vai avançando na cadeia, vai aumentando a probabilidade de aparecer um pokémon Shiny, que apresenta uma cor diferente do normal. Estes são muito raros em situações normais pois, segundo um personagem do jogo, a probabilidade de encontrar um de outra forma é de 1 para 4000. É sempre uma questão de sorte, claro, mas há pessoas a relatar capturas de Shiny Pokémon ao fim de 40 níveis da cadeia.

Resumindo, a cada aliado que surge em combate, aumenta a sua probabilidade de ser um Shiny e com bons IVs!

4 – Explorem bem os menus do jogo

Esta parece uma dica básica mas, para quem jogou as gerações anteriores de Pokémon, os menus de Sun e Moon são praticamente revolucionários a nível de informação prestada. Por exemplo, ao ver o Summary dos pokémon, basta carregar no botão Y para ver os níveis dos seus IVs e EVs. E já que falamos em IVs, quando chegarem à Battle Tree encontrarão um personagem que oferece um fantástico upgrade à Box no PC, onde será possível ver facilmente o potencial de qualquer pokémon e assim compará-los a partir da Box.

O pokédex também é bastante detalhado, com 4 catálogos específicos das ilhas, assim como um regional com todos os que podem ser encontrados em Alola. Ao entrar no detalhe de um pokémon marcado como "visto", será possível ver em que locais ele é capturável com uma enorme precisão, identificando em que pedaços de relva ele pode aparecer e não só a Route em geral. Alguns pokémon só podem ser encontrados de dia ou de noite, algo que o pokédex também identifica. A opção QR Code também é bastante útil, pois permite adicionar como "vistos" no pokédex diferentes pokémon de Alola, para facilitar as vossas buscas. Além disso, ao fim de 10 QR Codes, podem utilizar o Island Scan, que irá fazer aparecer na ilha um pokémon de fora de Alola – isto inclui até os starters de gerações anteriores! Terão uma hora para o encontrar e, depois disso, esperar algum tempo até poder usar novamente o Island Scan.

Finalmente, se não gostarem da organização do menu, podem experimentar arrastar os botões e reordená-los como preferirem!

5 – Como conseguir múltiplos Zygardes

O Pokémon Lendário Zygarde pode nunca ter tido a sua oportunidade de brilhar na sexta geração, mas em Pokémon Sun e Moon ele encontra-se em toda a parte. Literalmente. Espalhado, aos bocados. Há 100 células e cores de Zygarde espalhados em Alola, que teremos de colecionar para o conseguirmos fazer chegar à 100% Forme. A parte interessante é que, a partir do momento em que temos 10 células e chegamos ao Zygarde Restoration Center na Route 16, podemos fazer "Assemble" de um Zygarde 10% Forme. Se não gostarmos das suas estatísticas, poderemos separar as células e voltar a fazer um novo, tantas vezes quantas quisermos.

Da mesma forma, ao chegar às 50 células, é possível fazer um Zygarde 50% Forme, seja a partir do zero ou dando um upgrade ao que só tinha 10 células. Isto não nos dá Zygardes infinitos, no entanto, pois estamos sempre condicionados ao número de células disponíveis. Com 50 células, podem fazer um Zygarde 50% ou 5 Zygardes 10%, conforme preferirem! No entanto, se quiserem ter a forma completa, com a abilidade Power Construct que lhe permite atingir a 100% Forme em combate, irão mesmo precisar de juntar 100 células num só Zygarde.

Procurar as 100 células pode ser uma tarefa entediante, mas há uma alternativa. Se conseguirem um Zygarde a partir de uma troca com outro jogador, poderão desmanchá-lo como se fosse o vosso e ficar com as células. O Zygarde Cube permite guardar mais de 100 células, pelo que podem usar esta técnica e ainda assim continuar a colecionar as que estão espalhadas por Alola. Outra vantagem de desmanchar um Zygarde obtido por troca e voltar a montá-lo é que ele passará a ter o vosso treinador como o original. Apesar de ser considerado um lendário, o facto de alguns jogadores poderem ter até 10 Zygardes 10% Forme por jogo faz com que seja fácil obtê-lo no GTS com trocas relativamente simples!


BÓNUS – Após terminar o jogo...

Esta dica não é fácil de dar sem fazer um pequeno spoiler, mas aqui vai. Todos os fãs de Pokémon esperam ter mais conteúdo após os créditos finais, e também o terão em Sun e Moon. O que não esperam é uma funcionalidade muito útil que permite alterar o fuso horário do jogo! Depois dos créditos do jogo, voltem ao local onde obtiveram o vosso lendário Solgaleo ou Lunala e terão essa possibilidade. Assim que trocarem de horário, dirijam-se às ruínas que existem junto ao Ula'ula Meadow na 3ª ilha do jogo para uma surpresa especial!

Depois disso, podem voltar ao local onde trocaram de horário e trocar as vezes que vos apetecer. É muito útil para capturar pokémon e encontrar células de Zygarde que têm períodos específicos para ser encontrados (dia ou noite).

Latest in Sports