Pokémon Pinball: Ruby & Sapphire
A sequela foi lançada na Game Boy Advance e deu destaque à 3ª geração de Pokémon, e à semelhança do primeiro jogo coloca-nos diante de 2 mesas de pinball, uma temática da versão Ruby e a outra de Sapphire. Ambas as mesas são bastante semelhantes, tendo apenas algumas alterações para além dos pokémon que adornam o "cenário". Cada uma conta com pokémon exclusivos que apenas podem ser capturados nessa mesa, simulando assim um pouco de uma das características mais marcantes da série.
Um dos elementos que mais brilham neste jogo é a captura de pokémon, um ponto importante pois faz-nos progredir na mesa e nos dá acesso a áreas bónus. É possível capturar pokémon selvagens que nos aparecem nas mesas após atingir determinados pontos, ou também dedicar-nos a fazer nascer um pokémon através do sistema de eclosão presente. O processo de evolução também está presente, e deste modo podemos evoluir os pokémon que temos connosco nessa jogada.
Sendo um jogo de pinball a jogabilidade é bastante simples e acessível a qualquer um: com um pouco de prática as jogadas tornam-se mais certeiras e acertar em pontos determinados da mesa torna-se algo natural. Estas mesas de pinball escondem ainda alguns segredos, que com uma boa prestação acedemos a áreas novas de bónus que funcionam como mesas pequenas onde temos uma determinada missão.
O jogo peca pela pouca diversidade das mesas, apresentando apenas duas extremamente semelhantes por onde escolher. Embora seja um jogo que usa a região de Hoenn como base, perdeu-se a oportunidade em ter mesas de jogos anteriores, o que podia dar alguma diversidade ou dar destaque a pokémon de outras regiões. Contudo torna-se algo viciante preencher o Pokédex de Hoenn e ainda algumas (mas poucas) surpresas de outras regiões.