Final Fantasy Crystal Chronicles: Echoes of Time


A série Final Fantasy Crystal Chronicles é um spinoff da série principal que nasceu na GameCube, focada principalmente na componente multiplayer. Da série original, recolheu apenas algumas criaturas e a mitologia em torno de cristais, mas praticamente tudo o resto consiste num universo próprio para estes jogos – facilmente se entende que o nome "Final Fantasy" tenha sido introduzido por motivos meramente comerciais. Echoes of Time é o segundo jogo da série na Nintendo DS e consiste num RPG de acção para até 4 jogadores em simultâneo, ligados através do wireless local da consola ou a partir da internet.


A história do jogo é bastante básica e serve apenas para gerar várias missões que o herói terá de completar. Como o personagem é customizável, podendo até escolher-se a sua raça (uma das 4 existentes no universo da série), a sua inclusão na história é feita do modo mais conveniente possível: o herói foi simplesmente adoptado pelos aldeões. As sequências pré-renderizadas são sempre vistas na primeira pessoa, visto não ser possível integrá-lo de outra forma, mas tudo se torna mais bizarro ainda com a possibilidade de criar um novo personagem e simplesmente trocá-lo pelo original como protagonista.


Não havendo história para suportar o jogo, tudo o que lhe resta é a jogabilidade. Infelizmente, a perspectiva isométrica dificulta bastante o controlo dos personagens no ambiente 3D com o d-pad, o que origina várias situações frustrantes quando se tenta acertar em blocos ou inimigos mais pequenos. O ecrã táctil é praticamente desperdiçado em menus complexos que mais facilmente se controlam com os botões. Mas nem tudo é negativo, havendo até aspectos técnicos notáveis. O grafismo do jogo é bastante bom, relativamente às capacidades da DS e a facilidade de ligação a outros jogadores, incluindo os que possuem a versão Wii do jogo, é o principal ponto forte de Echoes of Time. É possível jogar a história completa em multiplayer, mas difícil será encontrar motivação para chegar aos créditos finais deste jogo.

Latest in Sports