E3 2016: Novidades Pokémon


Embora o principal foco da E3 deste ano, para a Nintendo, fosse The Legend of Zelda: Breath of the Wild, houve bastante destaque para a série Pokémon, não só devido ao salto para a próxima geração com Sun e Moon, como também Pokémon GO, a grande estreia de um jogo Pokémon mais "a sério" no formato mobile.


Entre os novos pokémon revelados temos Pikipek, um pequeno pássaro do tipo Flying, o mesmo que avistamos parcialmente no primeiro trailer de Sun e Moon, mas agora totalmente revelado. Consta-se que é capaz de atacar os adversários 16 vezes, ou até mesmo "disparar" sementes contra os mesmos.

Do tipo Normal surge Yungoos, um verdadeiro glutão cujo seu corpo comprido é maioritariamente ocupado pelo seu grande estômago. É curioso apontar que este pokémon não é nativo da região de Alola, e foi trazido de outra região ainda por descobrir. Surge com uma habilidade nova: Strikeout, capaz de dar o dobro do dano quando ataque, caso o pokémon adversário tenha sido trocado durante o turno.

Temos ainda Grubbin, um pequeno pokémon do tipo Bug, munido de uma grande mandíbula que não só usa para atacar (ou defender-se), como para escavar. Uma curiosidade deste novo pokémon adora a eletricidade, e é normalmente encontrado junto a centrais elétricas.

Neste mesmo trailer podemos assistir a um novo modo de batalha foi revelado: o Battle Royal. Aqui 4 jogadores enfrentam-se numa arena em que é todos contra todos, onde é possível assistir a situações em que 3 jogadores se viram ao mesmo tempo contra um único adversário.

Ainda por "revelar" estão Iwanko, um pequeno (mas muito bravo) cão do tipo Rock, e Nekkoala, um pequeno e dorminhoco coala, sempre agarrado a um pedaço de tronco. Estes 2 foram anunciados pela CoroCoro, sendo que brevemente poderão ser anunciados oficialmente por cá juntamente com os seus nomes ocidentais.

Através da sessão de apresentação foi possível observar algumas novidades relativas à jogabilidade de Sun e Moon. No ecrã dos movimentos podemos ver se os ataques são super efetivos contra o adversário, após te-lo registado no Pokédex anteriormente, uma ajuda extra para os jogadores mais inexperientes. Já para os que jogam competitivamente terão também uma ajuda: a possibilidade de ver as variações de estatísticas nos pokémon, durante a batalha, de modo a saber o ponto em que está a força do nosso ataque, por exemplo.


Mesmo antes dos eventos da E3 tivemos também a confirmação das formas de Zygarde, já há muito tempo reveladas, estarão presentes nos novos jogos. A transformação entre formas está associada aos pontos de vida do mesmo, que quando muito baixos, Zygarde transforma-se na forma de 100%.

Por falar em formas, foram também apresentadas as formas dos pokémon Lendários de Sun e Moon. Solgaleo é capaz de assumir a Radiant Sun phase, enquanto que Lunaala a Full Moon phase, contudo apenas sabemos que brilham mais intensamente, quando comparadas com as formas normais, mas esperemos ter mais novidades sobre isto brevemente.


Foram também reveladas 2 edições especiais da New Nintendo 3DS LL para o Japão, sem novidades para o ocidente (contudo, quem sabe, não teremos novidades relativamente a elas). Estas são uma edição da consola preta com ambos os Lendários a adornar a consola, e outra edição "Pikachu", num amarelo bastante suave, e com os botões coloridos, à semelhança das New 3DS normais.

Por último, se não conseguiram assistir em direto à apresentação de Pokémon Sun e Moon, podem assistir no vídeo em baixo!


Já relativamente a Pokemon GO, através de uma sessão de perguntas e respostas, tivemos direito a algumas novidades sobre a o jogo para dipositivos móveis, tais como a evolução do projeto. Sem qualquer tipo de surpresa soubemos que em Pokémon GO iremos ter todos os pokémon existentes no jogo, posteriormente, sendo que começou com os da primeira geração para celebrar os 20 anos da série. Ainda sobre os pokémon que encontramos, a raridade de encontrar determinados pokémon é "equivalente" aos jogos da série principal, aproximando GO um pouco mais aos jogos clássicos.


Ficamos a saber mais sobre o acessório Pokémon GO Plus, que se conecta aos dispositivos móveis e nos dá informações, através da cor das luzes que apresenta, e vibração do mesmo, de modo a ser possível jogar Pokémon GO sem estar constantemente a olhar para o telemóvel. Desse modo, se a luz estiver verde é porque existe um pokémon próximo, premimos o botão e, se o apanhar-mos o acessório emite as cores do arco-íris, e vermelho se falhar.

O processo de subir de nível dos Pokémon será através de "Candies": ao apanhar um pokémon recebemos estes itens, que podemos depois dar aos nossos pokémon para eles se tornarem mais fortes e até mesmo evoluir. Por exemplo, apanha-mos 25 Squirtles e temos 12 Squirtle Candies, para evoluir um Squirtle para Wartortle.

Eventualmente Pokémon GO terá ligações com Pokémon Sun e Moon, embora não tivemos quaisquer tipo de detalhes, só mesmo a confirmação. Também não disponíveis no lançamento serão a possibilidade de fazer trocas ou até mesmo grandes eventos que juntam vários jogadores com um objetivo comum (como podemos ver no trailer de revelação de Pokémon GO, em que a Times Square se reúne a enfrentar o Mewtwo).

Tivemos outras informações, contudo são mais focadas no mercado norte americano: Pokémon GO tem lançamento previsto para o final de julho, embora a data não esteja bem determinada. Juntamente será lançado o acessório Pokémon GO Plus, sendo possível comprar através de algumas lojas (ou pela internet) com o custo de $34.99.

À semelhança de Pokémon Sun e Moon, GO teve direito a uma longa apresentação, e no vídeo a baixo podem ver o aspeto mais final do jogo que será lançado para os dispositivos móveis, ainda sem data de lançamento prevista para a Europa, ou lançamento do período de testes (Beta) anunciado.



Estas foram as novidades sobre Pokémon na E3, no ano em que a série conclui 2 décadas de existência. Será um ano forte em jogos Pokémon, mas por cá continuamos a aguardar impacientemente pelo lançamento dos jogos, saciando um pouco a fome com as novidades que nos vão sendo apresentadas.

Latest in Sports