Nintendo aposta nos smartphones e anuncia nova consola "NX"
- desenvolvimento de jogos/apps para dispositivos móveis com base nas franquias da Nintendo;
- desenvolvimento conjunto do novo sistema de "membership" da Nintendo.
A Nintendo pretende, assim, lançar múltiplos títulos para dispositivos móveis como tablets e smartphones baseados nas suas franquias, mas não tenciona publicar adaptações de jogos já existentes tal como eles são. O objetivo é desenvolver jogos de qualidade que tirem partido das particularidades destes dispositivos e consigam ganhar visibilidade neste mercado muito competitivo. Com isto, a Nintendo tenciona aumentar o alcance da sua propriedade intelectual e redefinir o conceito de "plataformas Nintendo".
Apesar desta abordagem aos dispositivos móveis, a Nintendo irá continuar a desenvolver conteúdos premium para as suas plataformas dedicadas aos videojogos. Como prova disso, Satoru Iwata revelou que a empresa está a desenvolver um novo hardware com um conceito original, que tem o nome de código "NX". No entanto, o presidente da Nintendo considera ser demasiado cedo para revelar este projeto, tencionando fazê-lo apenas em 2016.
Quanto ao novo sistema de "membership" da Nintendo, este deverá ser focado na conta do utilizador e não no hardware. Por oposição ao Club Nintendo, que apenas cobria as consolas da Nintendo, o novo serviço irá englobar os sistemas atuais como a Nintendo 3DS e a Wii U, o futuro sistema NX, dispositivos móveis e ainda PCs.
O anúncio completo da Nintendo pode ser consultado em Inglês aqui [link]