Nintendo Direct: 13 de novembro


A mais recente Nintendo Direct foi bastante curta mas direta ao assunto: jogos. Deu principal destaque à 3DS, mas não deixou de parte a Wii U, e trouxe consigo novidades relativas a jogos que serão lançados nos próximos meses, e também a outros títulos já disponíveis.

Começou com o novo Zelda A Link Between Worlds, que sairá já no próximo dia 22 de novembro, que conta com a já conhecida habilidade de tornar Link numa pintura capaz de se alojar às paredes, o que dará uma nova dinâmica à forma como encaramos a resolução dos puzzles nas masmorras. Para além disto, será possível criar-se um Shadow Link que agirá como StreetPass, onde o nível desse Link dependerá muito da quantidade de corações e itens na nossa posse. Houve ainda destaque para as novas personagens de Between Worlds, nomeadamente a bruxa Irene, o idoso Gramps e a sacerdotisa Seres. Relembramos que com esta sequela de Link To The Past será também lançada uma 3DS XL temática, também a 22 de Novembro e inclui também um código para descarregar gratuitamente A Link Between Worlds.

Também já no próximo dia 6 de dezembro será lançado Bravely Default, o muito aguardado RPG retro da Square Enix que nos recorda dos RPGs mais clássicos dos anos 90. Neste direct ficamos a conhecer mais sobre o jogo, as mecânicas e fluidez das batalhas, e até do modo como os encontros StreetPass que temos no jogo nos poderão ajudar. Houve novamente destaque na versão especial Deluxe Edition que infelizmente não será vendida em Portugal. Para matar a fome enquanto esperamos, já se encontra disponível uma demo na eShop!

Outro jogo, para quem não pode passar sem a sua dose de Mario é Mario Party Island Tour, disponível a 17 de janeiro. Pudemos assistir a alguns dos mini-jogos que estarão disponíveis no título, e como é um jogo para ser jogado em grupo este aposta forte no seu download play, vai permitir a múltiplos jogadores a possibilidade de jogar os seus inúmeros mini-jogos e tabuleiros, com apenas um único cartucho.

Não foi há muito tempo que foi lançado Inazuma Eleven 3 e a terceira versão do jogo já se encontra a caminho. Inazuma Eleven 3: Team Ogre Attacks! será lançado a 14 de janeiro e desta vez acompanhamos a história de Canon Evans, o futuro sobrinho neto de Mark Evans, que também sonha em tornar-se o campeão do mundo. Nesta versão podemos obter os jogadores da equipa Team Ogre e participar num torneio exclusivo. Para quem já possui os anteriores títulos da 3DS pode ainda ligar os seus jogos a este novo título através do "Ogre Premium Link" para receber objetos especiais e jogadores não presentes no jogo normal.

Finalmente será lançada uma aplicação do YouTube na 3DS, disponível ainda este mês. Esta aplicação funciona de modo idêntico ao site que estamos habituados a frequentar, mas com a 3DS podemos assistir a vídeos no ecrã superior, enquanto pesquisamos por mais conteúdo no ecrã tátil. A versão disponível na Wii U terá também uma atualização que irá melhorar bastante o interface, podendo finalmente ser possível assistir a vídeos enquanto procuramos por outros vídeos no GamePad, à semelhança do que já acontecia quando acedíamos ao YouTube através do navegador da consola.

Mas possivelmente a melhor notícia deste Nintendo Direct não foi sobre um jogo, mas sim a futura atualização da Nintendo 3DS que finalmente irá implementar o serviço Miiverse na consola, um serviço que para além de funcionar com os futuros títulos da consola será implementado em títulos já lançados. Este é um dos novos serviços da integração da Nintendo Network ID na 3DS, onde poderemos registar a nossa 3DS e associar à nossa Wii U, partilhando os fundos que temos disponíveis na eShop. Esta nova atualização será lançada no próximo mês de dezembro. Tivemos ainda novidades relativamentes ao serviço de StreetPass, que através do sistema de Pontos de Retransmissão que em Portugal utilizam o serviço Zon-Fon, permitirá até 6 encontros StreetPass por local. Para saber onde podem encontrar estes pontos visitem o site da Zon onde poderão encontrar um mapa do serviço.

Ficamos a conhecer melhor diversos jogos que estarão disponíveis apenas digitalmente na eShop da 3DS e Wii U. Em destaque tivemos Jett Rocket II: The Wrath of Taikai para a 3DS, um título de plataformas que conta com níveis tradicionais vistos de lado e também níveis de movimento tri-dimensional. Este foi seguido por uma lista jogos como Shantae and the Pirate's Curse, Tengami, Picross e3, Pier Solar HD, Treasurenauts, Retro City Rampage, Shovel Knight entre outros. Também foi anunciado Nintendo Pocket Football Club para 2014, um jogo de futebol com um ar bastante retro, que ficaremos a conhecer melhor durante os próximos meses.

Saltando para a Wii U, que em primeiro lugar teve presente uma ligeira atualização na aplicação Praça Animal Crossing, onde será possível adicionar pequenas imagens nas mensagens de texto que temos nesta comunidade dedicada a Animal Crossing: New Leaf. Também nesta atualização teremos disponível uma funcionalidade de sondagens, onde todos os meses será apresentado um conjunto de classificações das diferentes personagens que existem no jogo. Mais funcionalidades serão acrescentadas futuramente, como a possibilidade de registar residentes e uma melhor utilização dos álbuns de fotografias.

Relativamente a jogos da Wii U foram anunciados novos níveis para o Mission Mode de Pikmin 3, mas ao contrário dos Volumes 1 e 2 já disponíveis neste jogo, neste Volume 3 os níveis serão totalmente novos, onde podemos explorar ambientes bastante diversos. Temos ainda um nível onde controlamos o Capitão Olimar, e se encontrar-mos Louie (que está escondido algures no nível) poderemos também jogar com ele. Este novo conteúdo estará disponível no dia 2 de dezembro.

Este Nintendo Direct terminou com novos vídeos de Super Mario 3D World, repletos de novidades e pormenores ainda por revelar. No entanto, para evitar spoilers, não iremos falar sobre o seu conteúdo, mas se a curiosidade for muito forte podem assistir a esse mesmo vídeo no final do Nintendo Direct. Fica o aviso!

Caso não puderam assistir em direto, podem ver em baixo o vídeo da apresentação, onde estão todas estas novidades em detalhe!

Latest in Sports