Super Street Fighter IV 3D Edition
Longe vão os tempos em que Street Fighter II quase que magicamente se "fundia" com as Super Nintendo no início da época de 90. Não era nenhum truque, nem defeito, mas sim o resultado de um sólido jogo de combate, o Rei do género, que muito facilmente viciava os seus jogadores, introduzindo todo um fenómeno das arcades nas nossas casas e que todos queriam ter uma cópia para convidar os amigos. Seria então de esperar que este regresso da série à Nintendo fosse bem sucedido, mas este superou espectativas, uma versão equivalente às anteriores de Super Street Fighter IV nas consolas HD, com mais conteúdo, e não um downgrade como poderíamos esperar. A Capcom conseguiu demonstrar que é possível ter excelentes jogos no lançamento de uma nova consola, que até mesmo ports podem ser fascinantes, e não ser um trabalho feito à pressa para o lançamento, mas sim dedicado.
Mas onde o jogo brilha é na componente multi-jogador online, onde é bastante fácil encontrar adversários de todo o mundo. Embora não revolucionário, sendo um jogo de luta numa consola portátil esta é uma experiência excelente, onde normalmente nunca sofremos lag, a não ser que encontremos alguém com um mau serviço de internet (ou mau uso do mesmo). Também o modo de controlo (Pro ou Lite) muda a experiência, podendo mesmo ser frustrante lutar contra alguém que utilize o modo Lite indevidamente, com uso recorrente de ataques especiais configurados nos botões ou no ecrã. Mesmo assim não é um problema grave, sendo possível apenas lutar contra outros jogadores em Pro, encontrando menos lutas mas mais interessantes.
Através do StreetPass temos também o Figure Collection, uma novidade exclusiva desta versão, onde ao passar por outros jogadores na rua existe uma luta automática entre uma equipa de figuras que escolhemos com a do adversário. O vencedor ganha uma nova figura pra a colecção, num simples mini-jogo de coleccionismo que é interessante, não só por ser automático, mas também pelo acaso de encontrar alguém, o que nos informa que existem mais lutadores de rua por aí. É também possível jogar numa slot machine usando Figure Points, e até trocar figuras.
Será interessante acompanhar este jogo no futuro, e ver até que ponto a Capcom, que tanto soube explorar e dar um uso excelente de quase todas as funções da consola, vai continuar a suportar o jogo. Esperam-se novos updates no Super Street Fighter IV nas consolas HD, mas o modo como serão distribuídos ainda é incerto, não sabendo se esta 3D Edition irá ter direito a esses novos conteúdos também. Outros conteúdos como novos packs de roupas para as personagens também estão já disponíveis na versão HD, mas inexistentes nesta versão, e seria interessante ver novo conteúdo a surgir via SpotPass, o que por si aumentava a longevidade do jogo, e sendo um jogo de luta, nada mais perfeito que utilizar as Game Coins para desbloquear novas personagens.
Segunda opinião, por Telmo Couto
Típico do lançamento de uma consola, encontrar adaptações de jogos que já pertencem ao baú de consolas anteriores. Muitas vezes, são adaptações (ou sequelas) apressadas e desprovidas de conteúdo, sem pouco a dizer. Mas Super Street Fighter IV 3D Edition não é uma delas. Poucos títulos demonstram a dedicação dada a uma consola (especialmente durante a época de lançamento) como este jogo à 3DS. Não se limitaram a escalar para as dimensões do ecrã e adicionar imagem 3D. Não se ficaram pelo meio caminho, decidiram ir mais além. No dia de lançamento da consola, o melhor jogo para experimentar todas as novas funcionalidades que esta tem para oferecer é precisamente este SSFIV 3D Edition.
O modo StreetPass é uma novidade genial e marca um ponto de referência para os jogos futuros da 3DS: coleccionar pequenas figuras dos personagens, definir uma equipa e vê-la combater contra todos os jogadores de nas proximidades da consola. Levaram para a rua o próprio Street Fighter! É possível desafiar outros jogadores por wireless e até mesmo jogar contra quem não tem o jogo, graças ao Modo Download da consola. Mas é também possível desafiar o mundo inteiro através da internet. O ecrã táctil permite configurar atalhos para os movimentos mais complexos de cada personagem. Sendo a jogabilidade a mesma que já todos os que experimentaram algum jogo da série conhecem, estes atalhos acabam por facilitar bastante a introdução às mecânicas de combate para os novatos. É um jogo muito difícil de dominar, mas também muito fácil de começar a jogar.
Como se tudo isto não fosse suficiente, o efeito 3D funciona de forma extraordinária: é como se pequenas action figures de Street Fighter tivessem ganho vida e combatessem entre si do outro lado do vidro. Alguns sacrifícios tiveram de ser feitos, naturalmente. Os cenários do jogo são muito mais simples que os das versões das consolas HD e não têm qualquer animação. Vistos em 3D, parecem pequenas caixas onde essas action figures foram colocadas para combater. É realmente um efeito visual único, mas difícil de descrever. Um dos melhores jogos (senão mesmo o melhor) no lançamento da 3DS, não só exibe todas as capacidades da consola, mas também demonstra que uma adaptação consegue ser muito mais do que somente e apenas isso.
Como se tudo isto não fosse suficiente, o efeito 3D funciona de forma extraordinária: é como se pequenas action figures de Street Fighter tivessem ganho vida e combatessem entre si do outro lado do vidro. Alguns sacrifícios tiveram de ser feitos, naturalmente. Os cenários do jogo são muito mais simples que os das versões das consolas HD e não têm qualquer animação. Vistos em 3D, parecem pequenas caixas onde essas action figures foram colocadas para combater. É realmente um efeito visual único, mas difícil de descrever. Um dos melhores jogos (senão mesmo o melhor) no lançamento da 3DS, não só exibe todas as capacidades da consola, mas também demonstra que uma adaptação consegue ser muito mais do que somente e apenas isso.