Apresentação do Projeto DESPERTArt

O Museu Coleção Berardo, em parceria com a Nintendo, está a levar o projeto DESPERTArt a escolas de todo o país com o objetivo de despertar a consciência artística dos mais novos, com a ajuda das obras do museu e o software New Art Academy da Nintendo 3DS. A decorrer entre 5 de novembro e 14 de dezembro, esta excelente iniciativa irá abranger escolas de todo o país.

Segue o comunicado oficial da Nintendo acerca do projeto:


O DESPERTArt tem como linhas orientadoras a sensibilização das crianças para o mundo artístico, com particular enfoque na expressão plástica. É notória a generalização do uso e acesso a diversos recursos tecnológicos no contexto educativo, podendo estes ser uma ferramenta capaz de contribuir para a aproximação ao mundo da arte, promovendo o pensamento e a reflexão. Neste contexto, o projeto DESPERTArt foi desenvolvido com o fim de levar gratuitamente a arte e a tecnologia às escolas, elaborando atividades plásticas em contexto de sala de aula assentes nos binómios real/virtual e museu/escola.

O DESPERTArt consiste numa atividade em torno do tema “Retrato”, através da visualização de reproduções de três obras, pertencentes ao Museu Coleção Berardo: Femme dans un Fauteuil de Pablo Picasso, Tête de Jeune Fille à la Frange de Amadeo Modigliani e Judy Garland de Andy Warhol. A diversidade representativa destes três artistas potencia o contato e a reflexão sobre a arte moderna e contemporânea, bem como sobre a representação humana em forma de retrato.

Ao longo de três horas, os monitores pedagógicos do Museu Coleção Berardo organizarão uma sessão na sala de aula com alunos do quarto ano de escolaridade. Os objetivos desta atividade são a experimentação de diversas técnicas de pintura, a representação de uma das obras apresentadas, a exploração do sentido representativo partindo do pressuposto de que desenhar e pintar é ver, pensar e refletir e, ainda, a criação de um autorretrato. Este projeto lança ainda o repto a todas as turmas da escola para a construção de uma galeria virtual de autorretratos.


Para Pedro Bernardes, diretor geral do Museu Coleção Berardo, “o projeto DESPERTArt tem o mérito de estar assente nos princípios fundamentais que estão na origem do museu: democratização da acessibilidade e do conhecimento da arte moderna e contemporânea. Com o DESPERTArt, usando criativamente e sob orientação pedagógica, o software da Nintendo, o museu consegue transportar-se para a sala de aula, reforçando desta forma a sua missão”.
 Cristina Gameiro, coordenadora do Serviço Educativo do Museu Coleção Berardo, sublinha ainda que “a introdução de novas tecnologias, em contexto museológico, permite outras possibilidades de experimentação enriquecendo deste modo as práticas educativas”.

Recorde-se que, em março de 2011, o Museu Coleção Berardo reconheceu a mais-valia da série Art Academy, ao utilizá-la como ferramenta pedagógica para a realização de oficinas com apoio da consola, destinados a pais e filhos. A continuidade deste projeto está agora assegurada com o DESPERTArt, que tem por objetivo proporcionar a centenas de crianças a oportunidade de explorar, criar e produzir experiências que os aproximem do universo artístico, acompanhadas por monitores pedagógicos do Museu Coleção Berardo que, de uma forma lúdica e num contexto de sala de aula, poderão experimentar novas formas de abordarem o tema proposto que versa – o retrato e o autorretrato.


O New Art Academy é um software localizado em português que inclui aulas tanto para principiantes como para "artistas" mais avançados, oferecendo guias passo a passo, fáceis de seguir, para uma variedade de técnicas de desenho e pintura. Para quem quiser fazer uns rabiscos ou praticar uma técnica que tenha acabado de aprender, como criar um retrato deslumbrante, o modo Pintura Livre disponibiliza uma tela em branco para utilizar como quiser, assim como uma vasta gama de materiais a experimentar que incluem tintas, lápis de cores e pastéis.

Latest in Sports