Chrono Trigger


Chrono Trigger é considerado um dos melhores (senão o melhor) RPGs alguma vez feitos para a Super Nintendo. Infelizmente, a versão SNES nunca foi lançada na Europa, tendo ficado acessível apenas através de emuladores neste território. Esta versão para Nintendo DS consiste numa transição ligeiramente melhorada do jogo SNES, sendo a primeira edição do Chrono Trigger lançada comercialmente no território europeu.


O principal aspecto deste jogo é a sua fantástica história, que leva os protagonistas a viajar no tempo numa tentativa de evitar a completa destruição do mundo em que vivem, saltando entre várias épocas desde o futuro até à pré-história. As acções do jogador no passado afectam activamente o mundo em tempos futuros, havendo diversos finais diferentes possíveis de acordo com as decisões tomadas em diferentes partes da história. Naturalmente, estas alterações temporais também dão origem a paradoxos que nunca serão resolvidos, mas a geral excelência da história compensa este aspecto negativo.


Visualmente, este é exactamente o mesmo jogo de 1995, embelezado apenas por algumas sequências de animação. Ainda assim, o grafismo aguentou bem a passagem do tempo, com cenários bastante detalhados e alguns efeitos visuais que, na altura, conseguiam ser bastante impressionantes. O estilo artístico, ao encargo de Akira Toriyama (conhecido de trabalhos como Dragon Ball e Dragon Quest), enquadra-se perfeitamente nos vários ambientes retratados, concedendo ao jogo um charme muito próprio. Há ainda que destacar a banda sonora, que é simplesmente fantástica e ficará gravada na mente muito tempo depois de se ter acabado o jogo.


O sistema de batalhas pode não agradar a todos, com um "Active Time Battle system" que permite escolher os ataques de cada personagem ao fim de um temporizador que força uma simulação de turnos. As próprias funcionalidades da DS são pouco aproveitadas, ficando o ecrã táctil reduzido a um simples (mas conveniente) mapa e sistema de navegação pelos menus. Ainda assim, há tantos motivos para se gostar do Chrono Trigger que, mesmo não se apreciando o estilo de combate ou o aspecto "retro" do gráficos, qualquer apreciador de uma boa história o deve experimentar. Um verdadeiro clássico que superou o teste do tempo.

Latest in Sports