Nintendo Direct: 1 de abril — Novidades Wii U


A Wii U foi recebida com fortes novidades para este ano, nesta mais recente Direct. Desde títulos que pareciam esquecidos, a outros que pareciam não ter hipóteses de cá chegar, foram boas as novidades. De fora ficou Zelda, adiado para 2016, mas outra grande ausência foi Xenoblade Chronicles X, que talvez poderá vir a ter uma apresentação dedicada só para esse jogo.

Para além das novidades de Super Smash Bros., outro título com DLC a caminho é Mario Kart 8, que nos chega mais cedo que esperado, já no dia 23 de abril. Dois veículos de Animal Crossing juntam-se aos personagens e pista já anunciados, tal como Bowser Esqueleto (que não apareceu nos vídeos de apresentação), mas pouco mais ficamos a conhecer sobre o que nos espera. Nesse mesmo dia será lançada uma atualização, que desbloqueia um novo modo de 200 cc gratuitamente, juntamente com 9 novos fatos para os Mii. Para mais informações podem consultar no post dedicado às novidades de Mario Kart 8 [link].

Os próximos meses contam com fortes lançamentos para a consola, como é o caso do muito aguardado Splatoon, com data de lançamento a 29 de maio. Este jogo de ação, que dá um novo estilo ao paintball, lança o jogador diretamente para um campo de batalha, onde para além de derrotar os seus adversários tem de marcar o território, com a cor da sua equipa. Ficamos a conhecer novos modos de jogo, como as Ranked Battles disputadas entre equipas de 4 jogadores, com o objetivo de ficarem melhor classificados, e o Battle Dojo, para partidas de jogo locais entre amigos, onde um jogador tem à sua disposição a televisão, enquanto que o outro joga no GamePad, numa competição onde o objetivo é rebentar balões.

A maior surpresa do jogo, embora já algo esperada, foi o anúncio de 3 amiibo para este jogo. No dia de lançamento serão postas à venda uma amiibo da Rapariga Inkling e uma do Rapaz Inkling, em separado. Uma terceira amiibo será apenas vendida através de uma versão especial do jogo, amiibo esta da Lula Inkling. Cada uma desbloqueia missões especiais, armas e equipamento.

Mas dentro de um ambiente mais pacato chega Yoshi's Woolly World, um jogo de plataformas onde tudo é feito de tecido, que chega às lojas a 26 de junho. As novidades deste título têm sido reveladas aos poucos, e nesta apresentação ficamos a conhecer um pouco mais desta aventura, que conta com dois modos de dificuldade, para públicos diferentes. O modo Classic foi feito a pensar nos jogadores mais experientes, que procuram um jogo de plataformas mais tradicional, enquanto que o modo Mellow será bastante mais fácil, onde podem usar o Yoshi Alado que torna a experiência mais pacata. Um ponto interessante destes modos, é ser possível mudar a dificuldade do jogo a qualquer momento, mesmo dentro dos níveis.

Serão lançadas 3 amiibo de Yoshi, juntamente com o jogo, amiibo bastante especiais por serem feitas de lã, bastante diferentes das figuras habituais de plástico. Serão lançadas 3 cores diferentes para Yoshi: uma figura verde, outra azul-clara e outra cor-de-rosa, e têm funcionalidades dentro do jogo, pois a qualquer momento podem controlar o Double Yoshi. Será colocada à venda uma edição especial do jogo, com um Yoshi verde.

Tirando partido das diversas séries já representadas em amiibo, será lançado o amiibo Touch & Play: Nintendo Classics Highlights, disponível gratuitamente na eShop a partir de maio. Estas serão pequenas demonstrações de 3 minutos, com diferentes destaques de cada uma da séries, de títulos lançados originalmente para NES e SNES. Em vários casos, talvez 3 minutos seja pouco, mas ainda assim pode ser um modo interessante de acompanhar a origem das figuras que temos nas mãos.

Mas nenhuma série tem o impacto de Super Mario, que celebra o seu 30.º aniversário em 2015. De modo a celebrar este acontecimento será lançado Mario Maker em setembro, um título cujo objetivo é criar níveis, para depois os partilhar online e desafiar os jogadores de todo o mundo. Pouco mais foi divulgado sobre este jogo nesta apresentação, mas este jogo está integrado nas comemorações dos 30 anos de Super Mario, que decorrerão ao longo do ano.

Foi dado também destaque a 2 títulos de eShop, que chegarão brevemente à loja. O primeiro foi Affordable Space Adventures lançado a 9 de abril, uma aventura de ficção científica que nos leva a um planeta hostil, a bordo de uma nave bastante debilitada. O objetivo é de gerir os recursos da nave, evitando o perigo iminente que o planeta, repleto de monstros, esconde. Uma aventura que pode ser jogada até 3 pessoas localmente, formando uma pequena tripulação.

Outro jogo é Swords & Soldiers 2, disponível a 21 de maio. É a sequela do bem recebido jogo lançado para WiiWare, na geração passada, e que recebeu uma versão atualizada para a Wii U. Este é um jogo de estratégia do género "Tower Defense", onde o objetivo é criar um exército, construir estruturas, de modo a derrotar o inimigos, tudo através do ecrã tátil do GamePad.

O serviço de Virtual Console será agora reforçado com 2 novas consolas: a clássica Nintendo 64 e a mais recente Nintendo DS. Já disponíveis na eShop encontram-se Mario 64, Donkey Kong 64, WarioWare Touched! e Mario Kart DS, e de momentos decorre uma promoção que, ao adquirir 3 destes jogos, recebem de graça o 4º (promoção válida até 16 de abril).

Existem vários modos de visualizar os dois ecrãs da Nintendo DS, tirando partido do GamePad e da televisão. Outros títulos encontram-se a caminho, como é o caso do Paper Mario original da Nintendo 64, e Yoshi's Island DS, que serão lançados em maio.

A vaga de jogos Wii descarregáveis para a Wii U recebe os próximos títulos já este mês: Pandora's Tower chegará a 16 de abril, e depois Sin and Punishment: Successor of the Skies dia 30. Ambos os títulos contam com um desconto de 25% apenas durante a semana após o seu lançamento.

Foi uma apresentação com boas surpresas, mas talvez a que tenha surpreendido mais foi finalmente ter sido desvendado o título que une as séries Shin Megami Tensei e Fire Emblem, anunciada no início de vida da Wii U. Talvez não seja o que muitos estariam à espera, embora o estilo RPG da ATLUS esteja bastante vincado no vídeo demonstrado, e pouco é conhecido sobre o jogo, para além de que sim, é uma realidade, e será lançado também na Europa. No entanto sabe-se um pouco do mundo deste jogo, onde uma realidade "próxima" da nossa existe paralelamente a um mundo de fantasia, onde existem personagens de Fire Emblem.

Outra surpresa bastante japonesa é o anúncio do mais recente jogo da série Project Zero, que chegará à Europa ainda este ano. Embora desaparecido, este título coloca o jogador na pele de uma de 3 personagens, que se encontram no meio de um destino turístico amaldiçoado, habitado especialmente por fantasmas. Neste novo jogo o jogador utiliza o GamePad como a câmara fotográfica, que é a única arma que temos em toda a série, que serve não só para combater os espíritos, como resolver bastantes enigmas no jogo.

Estas foram as novidades para a Wii U, várias delas para os próximos meses e outras que abrem o apetite para o resto do ano. Para além de Zelda ficou também de fora o próximo Star Fox, que talvez será um título de destaque da E3 deste ano, juntamente com os restantes projetos de Miyamoto, que foram apresentados ano passado. Por último, fiquem novamente com o Nintendo Direct deste 1 de abril.

Latest in Sports