Face Pilot (DSiWare)

"Face Pilot: Fly With Your Nintendo DSi Camera!" é o título completo deste pequeno simulador de voo em asa delta. Muito ao estilo de jogos como Pilotwings, este jogo é composto por diversas áreas onde existem diversas tarefas a cumprir (como apanhar um certo número de balões vermelhos, o tipo de missão mais comum) antes de alcançar a meta final. Para o fazer, o jogador terá de controlar a asa delta através da câmara incorporada na Nintendo DSi.

Existem dois métodos de controlo possíveis para o movimento da asa delta: colocar a DSi num ponto fixo e inclinar a cabeça para os lados, ou permanecer imóvel enquanto se inclina a consola para um lado ou outro. Este segundo modo, além de evitar algumas dores de pescoço, permite um controlo mais preciso. Ainda assim, o jogador dará por si a inclinar tanto a consola como a cabeça quando tiver dificuldades em algumas curvas. O jogo requer alguma habituação até se tornar intuitivo que ligeiros movimentos serão suficientes e que inclinações acentuadas só resultarão em despiste. Mas não é este o maior problema dos controlos, mas sim o facto de ser necessário jogar num ambiente bem iluminado e com bastante contraste em relação ao cenário – caso contrário, a câmara não é capaz de reconhecer a cara do jogador, deixando de se poder jogar. Bastaria um 3º método de controlo (botões e/ou ecrã táctil) para que um problema tão simples tivesse sido resolvido.


O jogo em si é bastante completo. Para além das diferentes arenas, existem várias missões e desafios para completar e ainda alguns desbloqueáveis. Há ainda o pormenor bizarro (embora hilariante) de ser utilizada uma foto do jogador na cara do personagem, apesar deste ter a fisionomia de um Mii (os personagens característicos da Wii). Quem procurar uma experiência de adrenalina deverá afastar-se deste simulador. Face Pilot é um jogo calmo e relaxante que requer movimentos suaves, pelo que seria um jogo ideal para o final do dia se não fossem as restrições de luz impostas pela câmara – O jogo deverá mesmo ser evitado por quem acha que as suas fotos na câmara da DSi costumam sair um pouco escuras. Quando se consegue jogar, Face Pilot oferece uma boa experiência de jogo e justifica os 500 DSi Points.

Latest in Sports