Pokédex 3D Pro

Desde o primeiro jogo de Pokémon na Game Boy que os fãs da série sonham com a possibilidade de ter um "pokédex" a sério. Com o lançamento da 3DS e respectiva eShop, a Nintendo ofereceu aos jogadores o Pokédex 3D, uma aplicação bastante útil que permitia consultar informações acerca de todos os pokémon exclusivos da 5ª geração de jogos, para além de permitir tirar fotos com eles utilizando as funções de Realidade Aumentada da consola. O que faltava, então, era acrescentar as criaturas das restantes gerações para que os maiores fãs da série pudessem finalmente ter um pokédex completo!
Pokédex 3D Pro é, essencialmente, uma versão expandida do título original (entretanto retirado da eShop) que suporta todas as criaturas de todos os jogos lançados até à data. Estamos a falar, assim, de uma das enciclopédias digitais mais completas sobre o universo de Pokémon, onde é possível visualizar todas as formas diferentes em 3D e com animações, além da informação dos ataques que aprendem e outros dados que, geralmente, não podem ser visualizados nos próprios jogos da série.

As funcionalidades de Realidade Aumentada foram expandidas, sendo agora mais fácil fazer fotomontagens com vários pokémon em cenários reais e guardar as fotos no cartão SD da consola, ficando depois com um álbum organizado por criatura. Torna-se assim muito prático encontrar todas as fotos tiradas com o Pikachu ou ver aquela que fizemos uma vez com o Dunsparce sem saber bem porquê. O inconveniente disto tudo é ser necessário um marcador de RA específico para cada pokémon, mas este pode ser impresso ou mostrado num ecrã de telemóvel e com as dimensões que se quiser: um Wailord minúsculo ao lado de um Magikarp gigantesco? Perfeitamente possível com esta aplicação!

Outra novidade foi a inclusão de desafios do género "quem é este pokémon?" que testam o conhecimento dos jogadores. Completar todos os desafios faz com que novos sejam desbloqueados, havendo aqui muito por onde se passar o tempo. Há ainda uma componente estatística que mostra a percentagem de criaturas consultadas na aplicação, bem como as que foram reconhecidas nos desafios, um simpático incentivo a continuar a utilizar a aplicação. Infelizmente, não existe a opção de desligar a voz que anuncia o nome do pokémon sempre que se navega no pokédex, algo que se torna irritante em pouco tempo, mesmo que ajude os mais novos a decorar facilmente os nomes de todos os monstros. No entanto, é possível escolher o idioma da aplicação (voz incluída) de entre 6 disponíveis, útil para quem quiser ouvir o nome dos monstros em japonês, por exemplo.


Infelizmente, a aplicação foi lançada a um preço exorbitante na eShop, tendo em conta as suas funcionalidades e as alternativas existentes. Compreende-se que houve um grande investimento no desenvolvimento de mais de 600 modelos 3D e respectivas animações, mas a aplicação acaba por ser pouco mais do que um visualizador interactivo. Os fãs mais dedicados irão certamente querer comprá-la, nem que seja para tirar fotos divertidas com os pokémon preferidos. No entanto, para quem pretende apenas consultar informações acerca de ataques ou características de algumas criaturas, há alternativas gratuitas online com tudo o que se pode querer saber, não se justificando propriamente o investimento.

Latest in Sports