Nintendo 3DS chega à Europa a 25 de Março

A extremamente antecipada Nintendo 3DS chega ao território europeu a 25 de Março de 2011, disponível em 2 esquemas de cor: Aqua Blue e Cosmos Black. Além das principais novidades já conhecidas da consola, a Nintendo levantou o véu em relação aos conteúdos digitais que poderemos esperar, assim como algumas surpresas. Eis um pequeno vídeo de apresentação da consola:


O acesso aos conteúdos digitais será gerido por uma única aplicação, conhecida como eShop. Lá, será possivel aceder a informações sobre jogos para a consola e adquirir novo software, sejam jogos clássicos na Virtual Console de GameBoy e Gameboy Colour ou completamente novos para o serviço 3DSWare. Ao contrário do que acontece na Wii e Nintendo DSi, as compras serão efectuadas em dinheiro, podendo ser pagas através do cartão de crédito ou "cash cards" que estarão à venda nas lojas. Será ainda possível transferir o conteúdo DSiWare da DSi para a nova consola.

Embora não esteja disponível no dia de lançamento, uma actualização de software trará à 3DS uma aplicação de vídeo 3D, onde serão lançados diversos conteúdos. Neste momento, estão anunciadas parcerias com a Sky e a Eurosport para conteúdos televisivos em 3D e, mais interessante ainda, uma série de curtas de animação 3D criadas pelos estúdios Aardman. A consola irá ainda manter as funcionalidades de áudio da DSi, mas desta vez com suporte para músicas que estejam gravadas no cartão SD em formato MP3.

As funcionalidades StreetPass e SpotPass estarão continuamente presentes na consola (embora possam ser desligadas sempre que se pretenda) e irão notificar o jogador através de um led existente no canto da consola. A luz azul indicará que a 3DS recebeu algo da internet via SpotPass, verde significa uma interacção via StreetPass com outra consola. O resultado destas interacções poderá ser visto numa aplicação integrada no menu da 3DS. Caso a luz seja laranja, é sinal que um amigo está online nesse momento. Uma outra aplicação permitirá gerir a lista de amigos, que fará parte da consola e será utilizada por todos os jogos com interacção via Wi-Fi. Há ainda um pedometer integrado na 3DS, que conta os passos dados ao longo do dia com a consola (no bolso, mala, etc.) e depois os converte em "moedas" que permitirão desbloquear novos conteúdos em videojogos.

Uma foto das caixas da consola em exposição na sessão de apresentação da consola revelou que o sistema inclui uma versão do software em Português. Não havendo ainda uma confirmação oficial, esta é sem dúvida uma medida que torna a consola muito mais acessível ao mercado português – esperemos que se aplique também a todos os jogos da consola publicados pela Nintendo (Foto via NintenDaan).

Embora a Nintendo não tenha anunciado um preço recomendado, diferentes cadeias online estão já a vender (como pré-reserva) a preços desde os 250€ a uns exagerados 308€. Será importante, na altura da compra, ter em conta os preços definidos por diferentes lojas. Finalmente, segue um vídeo que apresenta os jogos cujo lançamento está previsto para os 3 primeiros meses de vida da consola.

Latest in Sports