Antevisão: Castlevania: Lords of Shadow – Mirror of Fate

A série Castlevania tem uma longa tradição na história dos videojogos sendo, a par de Metroid (NES), fundadora de um género de aventura, ação e plataformas 2D hoje conhecido como "metroidvania". Os fãs da saga tiveram direito a tratamento especial na Nintendo DS, com 3 grandes títulos lançados, mas a 3DS ainda aguarda o lançamento de um novo jogo. Esta situação mudará em breve com o lançamento de Castlevania – Lords of Shadow: Mirror of Fate mas, infelizmente, este não é o metroidvania que os fãs dos melhores jogos da série esperavam, mas sim um jogo de ação intensa e cinemática. Mas como não se deve analisar um jogo por uma coisa que ele não é, o Meus Jogos DS aproveitou a oportunidade oferecida pela Nintendo de testar o principal título apresentado para a consola, vindo de uma empresa third-party.


A versão de demonstração de Mirror of Fate atira-nos rapidamente para a ação, mostrando aquilo em que consiste o jogo: mandar para o mundo dos mortos uma série de criaturas que já lá deveriam estar! Apesar dos gráficos 3D, a jogabilidade é completamente 2D, sendo enriquecida com planos de câmara dinâmicos que darão ênfase aos momentos mais emocionantes. Armado de um chicote (a única arma disponível nesta versão), o personagem Trevor mostra um grande poderio à distância, mas é no combate em proximidade que o jogo mostra o seu carácter, com visuais excelentes e ação cinemática, algo que irá deliciar os fãs de jogos modernos do género. Em contrapartida, muitos destes momentos transmitem uma sensação de jogo em piloto automático – afinal o simples premir de um botão desencadeou uma sequência brutal.


Não se pense, no entanto, que o jogo é fácil. Com uma grande quantidade de inimigos e alguns monstros gigantescos, o jogo oferece um bom desafio que poderá ser implacável com os mais descuidados. O estilo artístico mantém-se fiel à série Castlevania e o efeito de profunfidade 3D é bem utilizado, com a câmara a realçar propositadamente certas características dos cenários. Foi ainda acrescentado algum "fan service" na versão final do jogo, sendo possível jogar com personagens clássicos da série como Simon, Trevor, ou o grande favorito dos fãs, Alucard!


Apesar de este não ser o jogo que os fãs pediam (e deixar no ar a dúvida se alguma vez farão um novo metroidvania) este Mirror of Fate promete preencher uma lacuna no catálogo da 3DS e em grande estilo. A manter debaixo de olho nos próximos meses!

Latest in Sports