Over & Out 2025
Antes de avançar para os vencedores em si, se há algo que notei este ano foi um bom salto ao nível de diversidade e qualidade nos jogos apresentados. Houve uma bela quantidade de jogos diferentes, com uma grande presença em jogos analógicos (físicos, não digitais) que saltavam do conceito preso ao ecrã, desde jogos de tabuleiro de exploração e destreza, uma cozinha bizarra que explorava os nossos sentidos e até mesmo um escape room. Acompanharam bem os restantes projetos digitais, com arcadas, jogos de plataformas, narrativos e também alguma realidade virtual à mistura.
A criatividade era bem visível, também, com alunos a explorar estilos artísticos bem distintos, da ilustração bidimensional aos visuais 3D que nos recordavam das décadas de 90 e 2000. Jogos com mensagens, cada vez mais relevantes, mensagens diversas que transmitiam bem uma visão clara por parte de quem criou os jogos e uma vontade notável em criar estes projetos!

Os vencedores do Over & Out 2025
Tal como no ano passado, a cerimónia arrancou com a entrega do Prémio Telmo Couto: Melhor Conceito, atribuído a Lost Frequency. Uma homenagem dada ao nosso Telmo que tanto gostava de ver, falar e mostrar ao mundo o que eram jogos feitos cá, indo sempre falar com os seus criadores sempre que havia oportunidade. Novamente, agradecemos imenso à Universidade Lusófona e em especial ao Ivan Barroso e a Filipe Luz pelo gesto, entre todos os docentes e alunos envolvidos na homenagem.
Posto isto, segue-se a lista dos vencedores:
Prémio Telmo Couto: Melhor Conceito
para Lost Frequency, (ver página do jogo)
criado por Tiago Félix, Carolina Correia, Vasco Oliveira, Tiago Patricio e Diogo Simões
(Atribuído por Nuno Mendes do portal Meus Jogos)
Prémio: Melhor Sistema Desenvolvido num jogo
para OuterDim, (ver página do jogo)
criado por António Rodrigues, Daniel Fernandes, Rafael José e Rodrigo Gomes
(Atribuído pelo docente Diogo Andrade da Universidade Lusófona)
Prémio: Jogo mais Inovativo
para Master Galgabin,
criado por Isaac Pais, João Frazão, Matilde Ereio, Sara Camilo e Pedro Gouveia
(Atribuído por Ricardo Cesteiro da Camel 101)
Prémio: Incentivo à Cultura
para Bufo Catcher, (ver página do jogo)
criado por Julia Costa, Cátia Nascimento e Maria Sequeira
(Atribuído por Jorge Loureiro do website GeekInOut)
Prémio: Impacto Social
para Thank You, Doctor, (ver página do jogo)
criado por João Frazão, Matilde Ereio, Sara Camilo e Pedro Go
(Atribuído por Afonso Lage e André Santos)
Prémio: Alt. Ctrl
para Lost Frequency, (ver página do jogo)
criado por Tiago Félix, Carolina Correia, Vasco Oliveira, Tiago Patricio e Diogo Simões
criado por Tiago Félix, Carolina Correia, Vasco Oliveira, Tiago Patricio e Diogo Simões
(Atribuído por Afonso Lage e André Santos, respectivamente Marmalade e Instict)
Prémio: Especial 42
para Occupied,
criado por Gonçalo Nascimento, Filipe Gonçalves e Simão Durão
(Atribuído por Gonçalo Tordo do canal de Youtube St1ka)
Prémio: Best Akward Game
para Gop!ssGR, (ver página do jogo)
criado por Afonso Cunha, Mariana Martins, Júlia Costa e Gabriela Branco
(Atribuído por Pedro Pestana do Website IGN)
Prémio: Melhor jogo EPIC-WE
para Criminal Fauna Identification, (ver página do jogo)
criado por Afonso Cunha, Gabriela Branco, João Nogueia, Júlia Costa e Mariana Martins
(Atribuído por Conceição Costa, Micaela Fonseca e da Universidade Lusófona)
e, para terminar
Prémio: Melhor Jogo do Ano
para OuterDim, (ver página do jogo)
criado por António Rodrigues, Daniel Fernandes, Rafael José e Rodrigo Gomes
(Atribuído por Filipe Luz da Universidade Lusófona)
Uma cerimónia com entrega de prémios bem tranquila, mensagens e muitos aplausos, longe dos holofotes, mas com a atenção de todos sempre bem presente! Fiquei curioso com o que nos espera para o próximo ano, que ideias criativas vão surgir e, acima de tudo, que videojogos nos esperam.
Para recordação, até ganhei uma figura por ter uma boa prestação no Melhor Jogo do Ano, OuterDim!