The Talos Principle - Reawakened


A eternidade e o caos separados apenas por mais um puzzle. Agora extra bonitos e com um capítulo extra a explorar.

Ao acordarmos sozinhos numa ilha, somos acordados por uma voz gentil vinda de todo o lado e lado nenhum: "Descobre as peças e o caminho e chegarás a mim e à eternidade". Não, isto não é uma quote direta, é uma simplificação filosófica. É um resumo porque, mais do que a história principal, o foco está nos infindáveis e gradualmente mais difíceis puzzles que ficam entre nós e o nosso criador. Há muitos detalhes da história, de como chegamos ali e o que realmente se está a passar fora daquilo que parece ser apenas uma simulação. O novo capítulo em particular, traz-nos à origem de tudo e acrescenta um pouco ao mais ao já denso mar de informação encontrado em segredos e com a atenção devida nos mapas.


Dividi-se em secções simples exploratórias (com puzzles e detalhes escondidos) e secções dedicadas aos puzzles. Os puzzles têm um número de mecânicas crescentes, adensando ao tamanho e complexidade dos desafios. No entanto, e mantendo o charme original, há maneiras menos ortodoxas de os resolver, indo para além das regras do jogo (o que tem a sua ironia dado a história) e que não foram tratadas como bugs deixando aos jogadores mais experientes a capacidade de inovarem (sim, é batota, mas se funciona não é estúpido e mais do que isso muitas vezes é cómico). Está divido em várias zonas com ambientes diferentes cheios de detalhes de ilhas a florestas. Resolvendo puzzles em cada uma dá-nos peças que depois poderemos utilizar para desbloquear outras tantas e chegar finalmente ao pé do criador.


Os mapas mantiveram-se os mesmos aumentando apenas o detalhe geral com as melhorias gráficas. Têm imensas coisas que podemos observar e o desenho dos mesmos também em nada é deixado ao acaso, sendo atrás de caminhos escondidos por ângulos duvidosos que se encontram os muitos segredos. A banda sonora continua fenomenal e a voz do além soberba e toda ela com a graça divina que precisa para criar todo o contexto da nossa missão divina de resolver mais um puzzle para ter uma peça de lego e que estamos há 3 horas sem conseguir e quase a partir o monit- okay se calhar também ajuda a lidar com a frustração ser encompassante e muito adequado todo o trabalho sonoro. Efeitos visuais e sonoros são também muitas vezes usados para complicar ou descomplicar os puzzles e, portanto o seu posicionamento e qualidade são muito importantes.


O maior acrescento de conteúdo sendo um capítulo novo e um editor de mapas, talvez para jogadores que já tenham jogado o original não acrescente muito. No entanto, é o tipo de jogo que todas as gerações deviam contactar com, por nos desafiar de um modo simples a pensar e a estar e um update gráfico ajuda bastante com isso.




Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para PC, gentilmente cedido pela Cosmocover.

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