Semblance


Semblance é um ambicioso jogo indie de puzzles e plataformas, onde controlamos uma pequena bola saltitona e maleável. A premissa é simples: para avançar, o jogador terá de usar a personagem para deformar os cenários e assim conseguir ultrapassar obstáculos.

Na realidade, o jogo não é muito mais do que aquilo que promete ser, um conjunto de níveis com diversos tipos de puzzles envolvendo a deformação dos cenários através dos impactos da personagem contra os mesmos. Uma plataforma não é suficientemente alta? Salta-se por baixo para lhe dar a altura suficiente para que nos permita chegar onde queremos. Uma parede enorme e maleável para trepar? Saltar e bater contra a parede é o suficiente para a transformar numa escada. Estas são algumas das bases que o jogo vai gradualmente introduzindo.

Ao avançar no jogo, os puzzles tornam-se cada vez mais complexos e desafiantes, tirando partido das múltiplas habilidades que se vai aprendendo. Cada nível tem múltiplos segmentos onde se deverá colecionar todas as orbes (para salvar o mundo claro, embora não haja uma história explícita no jogo). Não falta aqui conteúdo e muitos segmentos irão obrigar o jogador a puxar pela cabeça de forma a conseguir resolvê-los. Por outro lado, em vários pontos a dificuldade será controlar a personagem com a precisão desejada em alguns segmentos, devido aos seus movimentos limitados.


Se os puzzles são interessantes, a direção artística e principalmente a sua execução são um pouco questionáveis, especialmente nas plataformas maleáveis cujo aspeto ao deformar não transmite a sensação de borracha que se pretendia. Além disso, é um jogo com uma paleta de cores muito restrita que poderá não agradar a muitos jogadores. Com um baixo preço de lançamento a €9,99, pode ser uma boa proposta para quem gosta de jogos de puzzle, mas enquanto jogo de plataformas fica um pouco aquém das expetativas.

Nota: esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para PC via Steam, gentilmente cedido pela Cosmocover.

Latest in Sports