Lumines Remastered


No ano 2005 a Sony PSP recebeu Lumines, um jogo de puzzles que conquistou os jogadores devido à sua musicalidade e também vício, para ajudar ao hype, o jogo era portátil, a combinação perfeita. Desta vez Lumines chegou à Playstation 4 (assim como Xbox, Nintendo Switch e PC via Steam), agora num formato Remastered que fará com que jogadores como eu possam jogar num grande TV e desfrutar do som a sair por umas 5.1 sintonizado no prazer máximo.

Lumines é um daqueles puzzlers à moda do Tetris, por isso é um jogo acessível para qualquer jogador, mas com uma componente musical. Basta juntar duas cores iguais e fazer com que os blocos se desfaçam após uma barra que chega da lateral esquerda ultrapasse a secção de jogo onde temos o controlo do jogo. Se esta barra estiver sempre a passar por cima de cada bloco que colocarem no sítio certo, os pontos serão acumulados e criará uma cadeia de combos. Como seria de esperar num jogo focado na música, ela move-se conforme os tempos/notas musicais. É assim simples, mas é assim viciante.


Existem vários modos para jogar. Nestes modos é possível desbloquear vários adereços. No modo challenge por exemplo, é necessário completar cada desafio com o objetivo pretendido. Há sempre surpresas por isso é realmente interessante. O challenge encontra-se dividido desde o básico ao Infinito, como é evidente, este último modo é para passar horas caso o jogador seja bom e dedicado, com boa música e blocos a desfazer, o passatempo está garantido.

Há também a possibilidade de jogar contra a inteligência artificial, no qual também se pode desbloquear paredes de fundo. O melhor neste modo é a competividade, porque assim que se inicia a partida o jogador terá metade do ecrã e o adversário outra metade mas, conforme um dos dois vá fazendo mais pontos, o ecrã de jogo do oponente começa a encurtar, até não ter mais espaço para jogar, obrigando a fazer combos, seja para “respirar”, seja para derrotar.


Existe também o Time Attack que começa num nível baixo mas que rapidamente escalar para um nível que um bom jogador obterá um verdadeiro desafio. O modo impossível obriga o jogador a usar espaços vazios para criar e desfazer cubos, estando limitado no que diz respeito ao espaço e que fará os blocos pilharem a uma velocidade que só os mais espertos vão conseguir dar conta. Já o modo missão conta com certos objetivos, por vezes fáceis e não obrigam o jogador a fazer muito.

Uma das funcionalidades novas deste jogo é o "Trance Vibration", que permite ligar vários comandos para sentir a vibração dos graves um pouco por todo o corpo. As músicas já são hipnotizantes, mas com a vibração mesmo de um só comando a imersão é brutal.


O jogo está lindo na PS4, tanto pelo grafismo limpo como a qualidade sonora, que está melhor que na velha PSP. A jogabilidade é fácil e completamente acessível a todo o tipo de jogadores e a música fica no ouvido, uma mistura de sensações muito imersiva que todos podem e devem experimentar. Lumines Remastered é a versão definitiva de um jogo que mesmo após tantos anos, continua a brilhar.
Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para a PlayStation 4, gentilmente cedido pela Enhance Experience.

Latest in Sports