Moche XL ESPORTS: O maior evento eSports de Portugal


No passado fim de semana, Lisboa foi palco do primeiro grande evento nacional inteiramente dedicado aos eSports. Durante dois dias, foi possível assistir em grande ecrã a competições dos maiores videojogos competitivos dos nossos tempos.

O Altice Arena estava repleto de jogadores e fãs de jogos como Counter Strike: Global Offensive, League of Legends, FIFA, Fortnite, PlayerUnknown's Battlegrounds, Splatoon 2, Clash Royale, entre outros. Nestes dois dias respirou-se competição desportiva, como se de futebol ou outro desporto físico se tratasse. A Federação Portuguesa de Futebol trouxe um campo de futebol para o Altice Arena, para duas competições de FIFA.


Atentos às tendências globais, foram convidadas algumas das mais conhecidas equipas eSports destes jogos, incluindo equipas portuguesas, que defenderam (e bem) o nível lusitano. Em CS:GO, a equipa vencedora foi SK Gaming, e em LoL foram os Mad Lions que se sagraram campeões (disputando a final com os portugueses K1ck).

Foi possível ainda acompanhar os mais recentes lançamentos e sucessos das empresas de consolas, que apostaram em grande no sucesso desta linha de jogos para promover a sua plataforma, que se mostram uma boa aposta como ponto de entrada.

Uma das presenças no certame foi da contratadora Randstad, que além de disponibilizar computadores e equipamento gaming para os visitantes utilizarem, estavam a fazer um inquérito sobre as características de um gamer, mostrando assim que os departamentos de recursos humanos parecem estar cientes das faculdades que um jogo pode trazer a um empregado, nomeadamente a concentração, trabalho em equipa, resolução de problemas rapidamente e de perceção de vários objetivos simultâneos.


As espectativas para um evento deste tipo eram otimistas: a audiência é grande, globalmente, e em eventos semelhantes mostravam-se promissoras; mas ver uma plateia sobrelotada a assistir a um videojogo tem qualquer coisa de mágico. Sentiu-se o mesmo tipo de empatia pelos jogadores como se sente pela nossa equipa de futebol. As palmas e os gritos de apoio quando os K1ck realizaram um Pentakill foram como que um cântico de claque.

Ficamos à espera do impacto mediático que este evento possa trazer, mostrando que Portugal pode estar na rota dos importantes eventos eSports europeus e mundiais. Vemo-nos no próximo ano, Moche XL eSports.

Podem ver mais fotografias do evento no nosso Instagram [link].

Latest in Sports