Earth Atlantis


Neste shoot’em up com um design muito engraçado jogamos com um submarino tendo como objetivo exterminar os monstros marinhos ameaçadores nas profundezas do oceano. Earth Atlantis é divertido e tem uma boa jogabilidade, mas estará à altura do preço que é pedido?

Num jogo que pode até parecer mau à primeira vista, Earth Atlantis consegue realmente ser positivo em vários aspetos. O género shoot’em up já teve mais sucesso no passado é verdade, mas nem por isso os jogos que têm saído deixaram de ser bons, Earth Atlantis é exemplo disso. Embora antigamente os shoot’em ups seguiam uma linha definida, Earth Atlantis destaca-se por dar ao jogador a liberdade de explorar o oceano eliminando os inimigos que surgem constantemente no ecrã e derrotando assim uma data de bosses os quais dão lugar a caminhos alternativos para progredir neste oceano infestado de monstros marinhos e piranhas com dentes aguçados.


Existe um mapa que indica ao jogador por onde tem de se dirigir para enfrentar o boss, no entanto não está totalmente definido, tendo que o jogador explorar os vários caminhos existentes até lá chegar. Estão também marcados no mapa pontos que indicam itens preciosos, para fazer upgrade ao submarino como disparar uma maior quantidade mísseis ou então ter a possibilidade de disparar mísseis tanto pela parte frontal do submarino como pela parte traseira, o que facilita imenso visto que as piranhas e todos os outros inimigos estão constantemente em ataque para derrubar o submarino.

A jogabilidade é bastante simples e super acessível, além disso o modo normal não desperta um grande desafio ao jogador, até porque muitas das vezes, os inimigos eliminados deixam saúde e outros itens para aumentar as capacidades de disparo do submarino. De qualquer das formas, apesar de não serem totalmente originais, os bosses contam com um design apelativo e podem ser desafiantes para jogadores menos cautelosos e que nunca jogaram shoot’em ups mesmo este sendo bastante fácil quando comparado com tantos outros. A arte é bem única, o grafismo simples mas interessante e torna um jogo que pode à primeira vista parecer muito mau, em algo que pode muito bem fazer o jogador sorrir e dizer “está genial”. Para além do submarino principal que é o único disponível quando se joga pela primeira vez, existem mais alguns com armas diferentes, o que dará uma ligeira força à longevidade curta do jogo.


Resumindo, é um jogo muito curto para o preço que é pedido de 14,99€ no lançamento, portanto o ideal seria esperar por uma baixa no futuro. A música é boa mas sempre a mesma, o que pode cansar alguns jogadores. Sem dúvida são estes os pontos menos positivos do jogo, o que não faz com que Earth Atlantis seja mau, apenas um jogo que podia ser bem melhor.

Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para a PlayStation 4, gentilmente cedido pela Headup Games.

Latest in Sports