Paper Wars: Cannon Fodder Devastated


Sempre gostei de jogos que tivessem um design apelativo, jogos a imitar a forma de papel não são muitos, mas podemos encontrar alguns fantásticos no mercado, como a série Paper Mario na Nintendo ou Tearaway na PlayStation, por exemplo. Agora a Nintendo Switch recebeu um jogo com o mesmo estilo, embora no formato tower defense. Confesso que fiquei contente e curioso para jogar Paper Wars, no entanto está a milhas do que esperava.

Para começar, Paper Wars não é nada do que possam imaginar. O jogo foca-se num só objetivo, arrasar tropas inimigas com o nosso tanque disparando rockets, e será isto que vão fazer em todas as missões desde a primeira à última. Ainda por cima, mesmo sendo um tower defense o jogo não tem qualquer estória, ficando assim um jogo simples e básico que apenas serve para jogar sessões rápidas em tempos mortos... se não tiverem mais nada para jogar. Apesar de o objetivo ser sempre o mesmo, existe uma pequena variedade, que para além de disparar os canhões repetitivos, vamos obtendo alguns power-ups que vão surgindo de forma aleatória no ecrã, os quais recolhemos clicando sobre eles para obter power ups como um relógio que serve para abrandar as tropas, um terramoto para estremecer com os soldados ou lançar furiosos rockets infinitos por um determinado tempo. Os níveis são concluídos cada vez que atingirem um certo número de soldados inimigos e depois “gira o disco e toca o mesmo”.

O grafismo simples, básico e pouco apelativo não ajuda, embora possa parecer engraçado por tudo estar em formato de papel, não é sequer comparável a nada antes visto tornando o jogo “seco” e sem charme. Já acerca da jogabilidade, está melhor no modo portátil usando o touch screen do que propriamente os Joy-Con, isto porque é mais fácil e tem até mais piada tocar no ecrã para bombardear os inimigos.


Sinceramente, eu até gostava de apontar algo positivo, mas não consigo encontrar algo que me fascine, sejam os gráficos, o design, a banda sonora, nada cativa o jogador. É claro que a intenção do jogo é mesmo para passar um pouco de tempo e nada mais que isso. Mas a quantidade de jogos que podem encontrar na eShop, seja do mesmo género (tower defense) seja de puzzles, como por exemplo um Sparkle, muitos títulos são decididamente melhores para esses momentos. Paper Wars é extremamente básico e aborrecido, e mesmo sendo uma adaptação de mobile até nesse mercado são capazes de encontrar alternativas mais competentes. É perfeitamente jogável, mas simplesmente não oferece nenhuma razão para o jogar.
Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela iFun4All.

Latest in Sports