Frantics


Em 2017, a PlayStation 4 abriu as portas ao mercado familiar com o lançamento da gama de jogos PlayLink, uma tecnologia simples mas eficaz que permite jogar na consola através do telemóvel, oferecendo um ecrã dedicado a cada jogador. O fantástico És Tu! (That's You!) foi o cartão de visita desta gama, onde também se destacam o Saber É Poder e o SingStar Celebration para animar as reuniões de família ou amigos. Agora é a vez de Frantics se juntar à coleção, com uma oferta um pouco mais tradicional em termos de jogos de festa.

Frantics é essencialmente uma compilação de minijogos para até 4 jogadores, ao estilo Mario Party. A novidade é que, aqui, todos são controlados pelo telemóvel através de movimentos ou de gestos no ecrã tátil. Ao todo são 15 minijogos diferentes e bastante variados, desde corridas de obstáculos a derrubar os adversários para fora de uma arena, tendo em comum uma vertente de sabotagem ao jogo dos outros jogadores - não fosse o apresentador uma matreira raposa!


Por falar em raposa, na versão portuguesa, quem dá a voz ao apresentador é o Pedro Granger. Confesso que não lhe reconheci a voz ao jogar, mas fez um óptimo trabalho ao dar os tiques e trejeitos de raposa matreira. A localização não é, claramente, o elo mais fraco! As personagens são adoráveis, cada uma um diferente animal retratado de forma cómica, o que vai muito bem com o estilo de jogo. Os gráficos são adoráveis.

Uma sessão de jogo "normal" consiste numa sequência de minijogos ao fim dos quais os vencedores vão acumulando coroas e moedas. No final, há um minijogo especial onde as coroas são convertidas em corações e ganha o último sobrevivente. Passou rápido? Não há problema, basta começar uma nova sessão com outros minijogos, seja em versão aleatória ou à escolha do freguês. Também podem simplesmente aceder ao menu de minijogos e jogar livremente os favoritos.


Frantics pode não ser algo nunca antes visto, mas é verdadeiramente divertido. Com um grafismo impecável e personagens hilariantes, é um óptimo jogo para animar uma pequena festa e um grande complemento à já existente gama de títulos PlayLink!
Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para a PlayStation 4, gentilmente cedido pela SIEE:

Latest in Sports