Oh...Sir!! The Insult Simulator


Oh, senhores... nada como uma eloquente troca de insultos para resolver uma desavença! Eis "Oh...Sir!! The Insult Simulator", o jogo onde podemos ofender livremente os nossos adversários.

Este é um daqueles jogos indie estranhos que nos fazem olhar duas vezes e pensar no que estamos a ver. Como assim, um simulador de insultos? Na realidade, é bastante simples e trata-se de uma espécie de jogo de luta onde a violência é apenas verbal. No centro da luta está uma lista de expressões, que podem ser tanto sujeitos como predicados e que cada jogador irá, por turnos, retirar para construir a sua frase ofensiva. Há que seguir as regras gramaticais, mas há bastante espaço para ser criativo. Para ajudar, cada personagem tem duas expressões que poderá utilizar por batalha, com direito a substituí-las ao beber uma chávena de chá.


O jogo conta com um elenco de sete personagens jogáveis, embora muitas estejam bloqueadas ao início, cada uma com o seu ponto fraco. Desde o senhor de chapéu que se ofende com comentários à indumentária, à senhora idosa que é particularmente sensível a temas como a morte e velhice, passando pelo senhor H.P. Lovecraft cuja fraqueza é ser chamado à realidade. Insultos seguidos que reutilizam uma mesma ideia fazem combo e por isso tiram mais energia da barra de saúde (mental?)

Em termos de modos de jogo para um jogador, podemos fazer partidas rápidas com personagens à escolha, ou em modo torneio, onde escolhemos uma personagem e avançamos por uma sequência de adversários cada vez mais exigentes. Já em multijogador é possível fazer partidas locais ou online, o que faz deste o primeiro (e único) jogo onde é aceitável insultar os adversários. A sério, não façam isso nos outros jogos.

Na prática, é um jogo mais divertido do que se poderia esperar e acaba por ser um pouco viciante. É nesse vício, porém, que se nota a fraqueza do jogo, começando a repetir muitas expressões denotando pouca variedade. A própria estrutura de frases acaba por ser restritiva, transparecendo alguma dificuldade dos criadores em criar uma linguagem mais abrangente. Felizmente, para quem ficar cansado, existe também o jogo "Oh...Sir!! The Hollywood Roast", que leva a temática para as personagens do cinema norte-americano e tem um preço igualmente reduzido.


Oh...Sir!! The Insult Simulator é um jogo divertido e com um preço bastante acessível, que facilmente pode ser recomendado a quem aprecia um certo humor cáustico. Adequado a sessões de curta duração, peca apenas por não ter uma maior variedade de personagens e expressões para utilizar.
Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Cosmocover.

Latest in Sports