Gamescom: The Metronomicon (Antevisão)


Pensar numa fusão de jogo de ritmo com RPG pode parecer à partida algo de estranho, mesmo quando já assistimos a vários casos em que elementos de RPG, ou até mesmo o género em si surge misturado com outros. É numa fusão estranha como estas que surge The Metronomicon, um RPG em que as batalhas são níveis ao estilo de Dance Dance Revolution.

Quase a chegar às lojas, este jogo retrata um mundo (quase) medieval onde magia, cavaleiros e criaturas fantásticas habitam um reino onde a idade média vem acompanhada de neons e leds, e o universo é rico em culturar pop. As músicas medievais são trocadas por estilos mais electrónicos, pop e rock, mas tudo parece funcionar bem.

As batalhas são o grande grosso do jogo, sendo uma versão simplificada de um tradiciona RPG, com estatísticas, equipamentos, habilidades e uma party, contudo a ação em si é feita num palco, onde cada uma das 4 personagens tem uma lista de botões a premir (4 direções diferentes), no tempo certo, tal como seria de esperar de um jogo de ritmo.

Ao início parece algo confuso, e deu-me um certo nó no cérebro de como, afinal, ia eu gerir 4 personagens ao mesmo tempo? No entanto é bem mais simples do que pensava: ao efectuar uma combinação de notas premidas, o personagem faz um ataque especial e depois tem um certo tempo de cooldown sem ações, ao que posso saltar para outro e efectuar os seus movimentos, fazer o ataque especial e por aí em diante.

Em pouco tempo entrei no ritmo, mesmo ao som de músicas que me são completamente desconhecidas, e infelizmente na maioria das que ouvi e joguei, nenhuma ficou propriamente no ouvido. Contudo é divertido, e bastante desafiante ao enfrentar os modos de dificuldade mais difíceis e derrotar monstros torna-se algo mais fácil ao adquirir equipamentos e habilidades novas para as personagens.

Senti uma boa progressão no pouco tempo que joguei ainda, sendo que a conclusão desta história (a completa análise de The Metronomicon) virá a caminho durante as próximas semanas.

Latest in Sports