E3 2016: Destaques da PlayStation


Depois de uma apresentação bombástica em 2015 com promessas de jogos que ainda hoje estão por sair, em 2016 a PlayStation apostou numa E3 muito mais focada em jogos "reais" e que serão lançados nos próximos 12 meses, incluindo um grande destaque para o PlayStation VR. Houve grandes jogos e várias surpresas, tendo sido a primeira uma das mais interessantes: o novo God of War.

A série God of War parece ter sofrido um grande reboot e até a temática dos jogos foi alterada, inspirando-se agora na mitologia nórdica e apresentando-nos um Kratos barbudo que está a ensinar o filho a caçar. Os gráficos estão deslumbrantes e notam-se influências de Uncharted / The Last of Us na construção dos cenários, mas sem se perder toda a brutalidade que popularizou a série original. God of War ainda não tem data de lançamento, pelo que ainda poderá demorar algum tempo a chegar às nossas mãos, mas do que foi apresentado é um jogo bastante promissor.


A par do novo God of War, o jogo mais promissor dos apresentados foi Horizon: Zero Dawn. Anunciado na E3 de 2015, o jogo desta vez teve direito a uma sessão prolongada de jogabilidade, apresentando-se como um título de ação bastante interessante, com gráficos deslumbrantes e um sistema de combate elaborado. Infelizmente, o jogo só será lançado em março de 2017.

Quem já tem data para 2016 é The Last Guardian, que será lançado a 25 de outubro depois de longos anos de espera da parte dos fãs da Team Ico. E por falar em longas esperas, também Final Fantasy XV teve destaque na conferência. O jogo será lançado a 30 de setembro e será compatível com o PlayStation VR, oferecendo um modo especial para jogar no papel de Prompto na primeira pessoa.

O PlayStation VR será lançado a 13 de outubro de 2016 em vários países, nos quais Portugal felizmente está incluído, e conta com 50 jogos em desenvolvimento. Alguns, como o Final Fantasy, terão apenas algumas funcionalidades extra para o VR, outros serão completamente jogáveis do princípio ao fim em Realidade Virtual, como é o caso do novo Resident Evil 7 - impróprio para cardíacos!


Finalmente, há que dar o devido destaque a Death Stranding, o novo título de Hideo Kojima, que está de regresso depois do fiasco que foi o seu "divórcio" com a Konami. A única coisa apresentada foi um teaser trailer e a garantia de que estaria a ser renderizado em tempo real na PS4, além do anúncio da participação do ator Norman Reedus, mas foi um daqueles trailers mesmo bem feitos que nos deixam na ânsia de saber mais.

Além destes títulos, a apresentação contou também com muitos outros, incluindo a revelação de que a Activision irá trazer de volta o Crash Bandicoot com 3 remakes a caminho da PS4. Como sempre, o melhor mesmo é ver a apresentação:

Latest in Sports