Pokémon Sun e Moon: starters, lendários e outras novidades


Após alguns meses sem novidades sobre Pokémon Sun e Moon, tal como prometido hoje foi um dia em grande, revelando os 3 starters desta 7.ª geração, alguns detalhes sobre a região e ainda os lendários das capas dos jogos. Poucos segundos após o lançamento dos trailers, a internet explodiu em batalhas sobre qual era o starter mais fixe, qual o lendário mais awesome, entre outras coisas. Temos também uma data de lançamento: 23 de novembro! (5 dias depois do resto do mundo... é o que dá a Europa ter spoilado o X e Y?)


Em primeiro lugar, os novos starters! Rowlet é uma coruja do tipo Grass Flying, o primeiro starter a ter esta combinação! Embora o seu aspeto adorável ele é capaz de atacar em silêncio, voando pelos céus sem ser avistado, e rapidamente atacando com fortes pontapés. Consegue ainda atacar à distância com folhas que fazem parte das suas penas.

Aprende o novo ataque Leafage, assim que se torna nosso parceiro, e à semelhança das corujas é capaz de torcer o seu pescoço completamente para trás, algo que habitualmente faz para receber instruções do seu treinador.


Um pokémon que ganhou logo imensos fãs foi Litten, um gato com um aspeto snob mas ao mesmo tempo adorado por ser bastante cool. Embora seja do tipo Fogo é capaz de estar sempre de cabeça fria, e não demonstra quaisquer emoções, mesmo a combater. Ele é capaz atacar com bolas de pelo flamejantes, que vai acumulando aos poucos por estar constantemente a lavar.

O seu aspeto algo maquiavélico leva a que muitos pensem que este se trata de um pokémon que poderá vir a ganhar o tipo Dark, após evoluir. Contudo qualquer evolução será bem vinda, pelos fãs, logo que não se trate de um novo Fire Fighting.


Temos também Popplio, um curioso leão marinho que parece vir diretamente do circo. Ágil, capaz de se mover rapidamente na água, e enquanto em terra tira partido da elasticidade das bolhas de água que cria, fazendo várias proezas acrobáticas com elas. Embora só se saiba que tem o ataque Water Gun, é bastante provável que vá aprender um ataque que tire partido dessas mesmas bolhas.

Foi um pokémon que não teve muitos fãs, muito possivelmente devido ao seu aspeto mais cómico. Contudo a série Pokémon tem vindo a ensinar que, por muito estranho que um starter possa ser, a sua evolução final poderá surpreender bastante.



Embora os lendários tenham sido apresentados, ainda não sabemos os seus nomes, nem os seus tipos. Contudo os nomes "Solgaleo" e "Lunaala" têm circulado a internet há algum tempo, e ao ver pela primeira vez estes pokémon, talvez se confirmem esses nomes. De Pokémon Sun temos Solgaleo, um majestoso leão branco capaz de usar ataques de fogo. Do outro lado Lunaala tem um ar bastante sombrio (tal como esperado), e surge como uma espécie de morcego cujo corpo faz o desenho de uma lua.


Por último alguns detalhes sobre a nova região, Alola, uma região fortemente inspirada no Havai e as suas paisagens tropicais. Através dos trailers conseguimos ver bastante da região, e o modo como ela se relaciona com a própria geografia do Havai. No entanto o que vimos parece ser apenas uma pequena parte da região de Alola, deixando-nos a ponderar se iremos viajar para outras ilhas à medida que vamos avançando no jogo. Ficamos também a saber que podemos escolher novamente a tonalidade de pele do personagem, o que pode confirmar o regresso da costumisação de personagens, tal como em X e Y. Por falar em personagens, estes parecem mais "crescidos" face aos da 6.ª geração, com personagens mais altas.


Outros pontos curiosos surgem no trailer japonês do jogo, que é bastante mais completo face ao ocidental. Seguimos a história de um rapaz que viaja com a mãe para o Havai, e lá sente alguma dificuldade a interagir com os novos colegas de escola, sendo a língua uma barreira bastante alta. Aqui Pokémon surge como um ponto comum que liga as várias pessoas presentes no traile, quebrando assim com a barreira linguística, um ponto que já tinha sido discutido no trailer que apresentou a nova geração.

Resta agora esperar por mais novidades que poderão chegar durante os próximos meses, ou quem sabe na próxima CoroCoro. Até lá fiquem com os trailers ocidentais e japonês do jogo!


Latest in Sports