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16 de dezembro de 2015

Apresentação final de Super Smash Bros.: Bayonetta, Corrin e outras novidades


Naquele que foi a última apresentação dedicada a Super Smash Bros., o entusiasmo em torno de possíveis novos candidatos era imenso. Todos temos um favorito, aquele personagem que gostaríamos de jogar naquele que é um grande jogo que junta vários universos num só, e que parece capaz de fazer o impossível, como foi o anúncio de Cloud.

A adição de personagens adicionais para Super Smash Bros. tinha um fim marcado, contudo todos pensamos "vá, só mais um!", mas parece que esse final chegou. Contudo foi um final em grande, que conseguiu novamente colocar tudo a falar do jogo, muito devido à adição de Bayonetta, a personagem mais pedida no Ballot, entre as possíveis e que nunca estiveram na série.

Bayonetta, vestida a rigor com ambos os fatos dos dois jogos que protagoniza, vem munida com a sua combinação de quatro armas (duas nas mãos e duas nos pés), capaz de desencadear combinações demoníacas. Os seus ataques são retirados dos seus jogos, juntamente com a habilidade Witch Time que a acompanha, e como não podia faltar Bayonetta invoca Gomorrah como Final Smash. Existem ainda vários detalhes como a explosão de borboletas quando toca no chão, ou ainda a sua sombra, sendo notória a atenção que foi dada à nossa bruxa favorita.

Contudo não foi a única personagem nova anunciada, e voltando ao início da apresentação, esta começou com o anúncio de Corrin, o protagonista de Fire Emblem Fates, o novo jogo da série que será lançada em 2016 na Europa. Tal como Robin, podemos jogar com a versão masculina ou feminina de Corrin, sendo que o personagem é exatamente igual.

Foi um anúncio que deixou muitos a pensar "mais um personagem Fire Emblem?", no entanto este é bastante original, com um estilo de luta que mais nenhum personagem de Smash Bros. tem, juntamente com a sua habilidade de se transformar num dragão (que talvez venha spoilar um pouco os fãs ocidentais da série...)

Enquanto que Cloud está a caminho da eShop, lançado poucas horas depois do fim desta apresentação, o lançamento de Bayonetta e Corrin está previsto para fevereiro de 2016. Depois em março serão lançadas as amiibo de Ryu, Roy e R.O.B. (versão Famicon) cá, e por falar em amiibo foi confirmado que Cloud, Bayonetta e Corrin terão também as suas figuras amiibo.

Também disponível está o 5.º pack de DLC de acessórios para os Lutadores Mii, que conta com chapéus de Chocobo e, de surpresa, o fato de Geno, personagem bastante carismática de Super Mario RPG, um jogo que uniu a Squaresoff (atual Square Enix) e a Nintendo. Sendo Geno um personagem que foi bastante pedido entre os fãs, desde Brawl, quase que parece surgir alguma brincadiera nesta adição. O 6.º e último pack está também a caminho, que conta com roupas de personagens conhecidos como Tails, Knuckles e até mesmo Ashley, já presente no jogo como Assist Trophy.

Sakurai despede-se com um agradecimento aos fãs, que sem eles os conteúdos adicionais não teriam aparecido, por serem desenvolvidos do "zero" depois do lançamento do jogo. Chegam ao fim os conteúdos adicionais em Smash Bros., embora que parte de nós esteja a pensar "e então, o Shovel Knight?", embora pareça que esse tenha de esperar por uma nova oportunidade. Desejos de personagens à parte, Smash Bros. é isto mesmo: um festival onde várias séries vêm os seus representantes à luta, num jogo capaz de unir fãs de vários jogos diferentes à luta, em festa!

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14 de dezembro de 2015

Pokémon: Volcanion oficialmente revelado

Mais de dois anos após o lançamento de Pokémon X e Y eis que, finalmente, é revelado oficialmente o último pokémon por "desvendar" da 6º Geração: Volcanion. Contudo ainda não sabemos como o obter, mas devido a este anúncio talvez tenhamos novidades para breve.

Com o número 721 (o maior até hoje) este é um pokémon especial, não só por ser Mítico mas devido ao seu tipo: Fire/Water, o único desse género em toda a série. A sua habilidade é Water Absorb que o faz recuperar HP quando atingido com um ataque de Water. Pouco mais se sabe sobre ele, mas juntamente com o trailer do seu anúncio vem a nota de "mais novidades brevemente".

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10 de dezembro de 2015

FAST Racing Neo



Já desde a Game Cube que a fan-base de F-Zero constantemente lança a pergunta: "para quando um novo jogo?". Contudo, mesmo anos após o lançamento da Wii U, os fãs recebem apenas um certo silêncio, e a presença da série em mini-jogos como Nintendo Land ou até mesmo pistas em Mario Kart 8.

FAST Racing Neo surge para saciar a fome destes fãs, que aguardam impacientemente pelo regresso a Big Blue ou Mute City. É a sequela de FAST Racing League, lançado para a WiiWare em 2011, um jogo que teve pouca atenção mas que, também ele, foi bem recebido entre os fãs do género. A Shin'en volta a apostar no género, e o resultado é bastante positivo e irá certamente dar que falar.

Embora seja muito fácil lembrar-nos de F-Zero (por também ser exclusivo numa consola Nintendo) este jogo aproxima-se mais a Wipeout, não só pelo design das naves mas também das próprias pistas, menos "impossíveis" que as de F-Zero e mais focadas em curvas apertadas e caminhos alternativos. Também como em Wipeout cada nave está associada a uma marca, lembrando-nos da Fórmula 1, mas não existe muita publicidade às mesmas, perdendo um pouco o espírito "realista" com painéis publicitários que víamos em Wipeout.

Uma coisa certa, e bastante impressionante, é a sensação de velocidade provocada neste jogo, onde sentimos que chegamos a velocidades "impossíveis", sempre estáveis em 60 frames por segundo. O próprio desenho dos cenários ajuda bastante neste aspecto, sendo possível apreciar bastante as pistas e os ambientes em que se inserem, onde facilmente vemos minhocas gigantes a comer a terra (que a muitos de nós nos recorda o sci-fi dos anos 90 como no filme Palpitações), os contentores a serem transportados em portos, ou até mesmo os asteróides que nos barram caminho quando estamos em pistas no espaço.

A jogabilidade é bastante simples, e foca-se apenas na destreza dos pilotos e o seu conhecimento da pista, para alcançar o primeiro lugar. Uma mecânica central é mudar de boost entre as 2 cores (laranja e azul), e na pista temos áreas em que temos de ter a cor certa para ganhar mais velocidade, caso contrário ela é extremamente reduzida. Não existem armas, mas temos uma barra de boost que vamos preenchendo à medida que apanhamos as pequenas esferas que estão na pista, e a qualquer momento podemos acelerar bastante, empurrar e até mesmo derrubar os nossos adversários.

Os modos de jogo são bastante tradicionais, e podemos contar com um modo Arcade com níveis de dificuldade diferentes e 4 Cups a percorrer, com as suas respetivas pistas. Existe ainda um Hero Mode feito a pensar nos mais corajosos, que também muda um pouco as mecânicas do jogo e o aproxima um pouco mais de F-Zero. Temos também o modo de Multi-Jogador local, que se mantém sempre estável e fluido em qualquer parte da corrida, e também o modo Online para partidas rápidas contra outros jogadores.

Certamente que não é um jogo com imensas naves por escolher, mas que nos traz sempre para "jogar um bocado mais" onde breves minutos se transformam em horas. Há imenso desafio, embora pareça bastante fácil no início, e a velocidade que atingimos no jogo nos causa bastante adrenalina. Existem tempos difíceis para bater no modo Time Trial, e se nos sentirmos mais à vontade com as pistas partimos para o modo Online, que durante este tempo de análise não houve qualquer problema de lag ou cair a ligação.


Após "muito" tempo de espera temos finalmente FAST Racing Neo, sendo uma das grandes surpresas do ano. Um jogo de corridas sci-fi que, não só vai deixar os fãs de F-Zero e Wipeout bastante satisfeitos, como aqueles que estejam num espírito mais sci-fi num final de ano bastante propício para tal. Numa última curiosidade, Wipeout é facilmente associado à PlayStation, contudo é um jogo que saiu em vários formatos, entre eles a Saturn, PC e ainda a Nintendo 64.


Notas: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para a Wii U, gentilmente cedido pela Nintendo.
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