E3 2015: Novidades para a Wii U anunciadas no Nintendo Digital Event


Decorreu hoje o Nintendo Digital Event, uma apresentação online que visa marcar o início da E3 com os principais títulos que a empresa quer mostrar ao longo destes 3 dias, onde não podiam faltar bastantes novidades para a Wii U. Infelizmente, no que diz respeito à Wii U, não houve um grande conjunto de títulos surpreendentes anunciados como aconteceu em anos anteriores e até mesmo nas conferências das companhias rivais deste ano. Os principais títulos mencionados para a consola doméstica da Nintendo já tinham sido falados anteriormente noutras apresentações e os restantes não são assim tão empolgantes, o que deixou muitos fãs desapontados.

A apresentação focou-se principalmente nos títulos que serão lançados até ao final de 2015 e inícios de 2016, deixando de fora séries como The Legend of Zelda (cujo lançamento continua previsto para o próximo ano) e até Metroid Prime, que teve direito a um spin-off multijogador para a Nintendo 3DS. O maior destaque foi para Super Mario Maker, o jogo que é uma ferramenta de criação de níveis do Super Mario e será lançado em celebração do 30º aniversário do primeiro jogo da série para a NES.


Super Mario Maker – 11 de setembro, 2015

É a principal aposta da Nintendo em 2015, assinalando o 30º aniversário de Super Mario Bros. (SMB) com um jogo/aplicação que permite construir quaisquer níveis de Super Mario que se desejar, como se desejar, no estilo artístico que se quiser dentro dos quatro utilizados ao longo da vida desta franquia. Em Super Mario Maker, é muito fácil colocar obstáculos e inimigos, assim como power-ups, escolher o estilo e jogabilidade entre SMB, SMB 3, Super Mario World ou New Super Mario Bros. e depois partilhar na internet para que jogadores de todo o mundo possam experimentar o nível. A galeria de níveis online permite escolher níveis criados por amigos ou pessoas de todo o mundo e até seguir criadores de quem se goste, ou então pesquisar níveis pelo grau de dificuldade, que é calculado automaticamente pela percentagem de jogadores que o conseguem passar.


O jogo é também compatível com figuras amiibo, permitindo adicionar aos níveis cogumelos mágicos que transformam Mario noutro personagem como o Link ou a treinadora do Wii Fit. Esta funcionalidade e outras relacionadas com os amiibo parecem ser, por enquanto, exclusivas dos níveis criados no estilo do SMB original. A apresentação mostrou um lado interessante da criação de níveis e a forma como a Nintendo trabalhou há 30 anos no desenvolvimento do jogo original, comparando com esta nova ferramenta que a Nintendo irá agora colocar nas mãos dos seus fãs.



Star Fox Zero – último trimestre, 2015

A grande novidade da Nintendo para a Wii U foi a apresentação do Star Fox Zero, o novo título que não é sequela nem prequela, mas uma reimaginação da saga. Fox, Falco, Slippy e Peppy estão de volta à ribalta num jogo que oferece duas perspectivas, uma de ação cinemática na TV e outra do cockpit no GamePad, permitindo apontar e disparar com o giroscópio do comando. A Arwing tem agora uma nova habilidade de se transformar num veículo terrestre (que faz lembrar uma avestruz) e, para além do regresso do veículo Landmaster, acrescentaram também um novo veículo Gyrowing.

O jogo está a ser desenvolvido pela Platinum Games, com base no protótipo de jogabilidade apresentado na E3 2014 por Shigeru Miyamoto, numa sessão em que apresentou também um conceito de jogabilidade para o Project Guard, que se encontra também em desenvolvimento pela Platinum mas ficou ausente desta apresentação. Apesar da excelente reputação desta empresa, Star Fox Zero apresenta ainda um grafismo inferior ao que se esperaria de um jogo da série em HD na Wii U, algo que deverá melhorar significativamente até ao seu lançamento no final deste ano.

Xenoblade Chronicles X – dezembro, 2015

É provavelmente o jogo mais aguardado deste ano para a Wii U, mas nem por isso teve muito destaque na apresentação, recebendo pouca atenção na forma de um novo trailer e o avanço de uma janela de lançamento. Este RPG conta com um fantástico mundo aberto de dimensões impressionantes e veículos "mech", chamados Skells, que o permitem explorar e combater em batalhas épicas contra monstros e inimigos alienígenas.

Yoshi's Woolly World – 26 de junho, 2015

Embora este jogo esteja prestes a chegar às lojas europeias, juntamente com adoráveis figuras amiibo de lã, teve direito a um grande destaque na apresentação, uma vez que só chegará mais tarde ao território norteamericano onde decorre a E3. Assim, não houve grandes novidades em relação a este belíssimo jogo de plataformas, mas apenas uma visão geral sobre as suas funcionalidades.


Skylanders SuperChargers – 25 de setembro, 2015

Se hoje as figuras amiibo são um grande sucesso, há que reconhecer a enorme popularidade da franquia Skylanders, da Activision, e que abriu as portas ao mercado de figuras NFC. Nas versões do novo jogo desta série para as consolas da Nintendo, será possível utilizar figuras do Bowser e do Donkey Kong, juntamente com veículos criados especificamente para estes personagens. Outra novidade é que estas figuras podem também ser utilizadas como amiibo, sem que isso interfira com os dados de gravação do Skylanders.

Além da versão Wii U, semelhante à das restantes consolas de última geração, existe também uma versão completamente diferente do jogo, SuperChargers Racing para as consolas Wii  e Nintendo 3DS. O Starter Pack para a Wii U irá incluir a figura do Donkey Kong, enquanto que a figura do Bowser será incluída no Starter Pack do jogo de corridas para a Wii e 3DS.


Animal Crossing: amiibo Festival – último trimestre, 2015

Para os fãs de Animal Crossing que gostem de party games como Wii Party U e Mario Party 10 (especialmente o modo amiibo Party), a Nintendo revelou um novo jogo de tabuleiro que irá utilizar uma nova série de figuras amiibo, juntamente com as cartas de amiibo criadas para o Animal Crossing: Happy Home Designer, da Nintendo 3DS. Este é um jogo de tabuleiro dinâmico cujo efeito das casas irá mudar consoante os meses, onde o objetivo é reunir o maior número de Happy Points. O jogo irá ainda incluir um conjunto de minijogos feitos a pensar nas cartas de Animal Crossing, e será colocado à venda em conjunto com 2 figuras amiibo e ainda 3 destas cartas.

Mario Tennis: Ultra Smash – último trimestre, 2015

A nova entrada na série Mario Tennis foi o segundo título desvendado nesta apresentação para a Wii U, e como novidade introduz o Giant Mushroom e os Jump Shots, que permitem atirar e receber bolas muito mais altas que o normal. O jogo irá suportar partidas até 4 jogadores e, se a ilustração da capa for indicativa de alguma coisa, deverá incluir funcionalidades online.

Genei Ibun Roko #FE – 2016
   

O cruzamento entre as séries Shin Megami Tensei e Fire Emblem voltou a marcar presença, com um novo trailer e novas informações. Jovens de Tóquio irão juntar-se aos de um universo alternativo: os míticos heróis de vários jogos da série Fire Emblem. Neste jogo, os mundos do glamour e das trevas irão defrontar-se num RPG mais próximo do que estamos habituados a ver nos jogos da ATLUS. Um jogo cheio de cor e acção que pretende apelar aos fãs mais hardcore dos RPG japoneses e cujo título, felizmente, ainda é provisório.

Project Zero: Maiden of Black Water – 2015

De fora da apresentação, embora patente nas novidades da Nintendo para esta E3, está o novo título da série Fatal Frame, conhecida na Europa por Project Zero. Este sombrio jogo de terror, que será lançado ainda este ano para a Wii U, coloca os jogadores a utilizar o GamePad como uma câmara fotográfica capaz de fotografar assustadores espíritos e fantasmas.


Para concluir, a Nintendo divulgou entretanto uma infografia com todos os lançamentos previstos para a Wii U até ao final de 2015, que pode ser vista em seguida.

Latest in Sports