Como funcionam os jogos descarregáveis da Wii para a Wii U


Durante a última apresentação Nintendo Direct, em janeiro de 2015, a Nintendo anunciou que iria começar a publicar na eShop versões descarregáveis de antigos jogos da Wii para a sua sucessora, e que poderiam arrancar diretamente a partir do menu principal da Wii U. Desde então, foram já publicados 4 títulos: Super Mario Galaxy 2, Metroid Prime Trilogy, Donkey Kong Country Returns e ainda Kirby's Adventure Wii. Outros jogos já anunciados são Pandora's Tower, Punch-Out!! e Sin and Punishment: Successor of the Sky. A oferta é bastante variada e de grande qualidade, onde se destacam especialmente Super Mario Galaxy 2 e Metroid Prime, que figuram entre os 10 jogos com melhores críticas de sempre.

Estes títulos funcionam quase exatamente da mesma forma que acontece quando se introduz um disco de jogo Wii na Wii U, mas oferecem algumas vantagens. A primeira é que ficam disponíveis no menu principal da consola, tal como qualquer outro jogo descarregado da eShop, a segunda é que permitem regressar ao mesmo menu quando se termina uma sessão de jogo. Pela primeira vez, os jogos que forem compatíveis com o Wii Classic Controller (como é o caso de Pandora's Tower) poderão ser jogados inteiramente no GamePad, sem necessitar do Wii Remote. Naturalmente, os restantes continuarão a necessitar dos comandos antigos.

O vídeo seguinte mostra o arranque do jogo Super Mario Galaxy 2 a partir do menu Home e alguma jogabilidade. Nota: Foi necessário editar as transições entre modos pois estas causaram um desfasamento do som na gravação.


Quem já tivesse dados gravados do jogo da versão em disco, irá gostar de saber que estes são partilhados com a versão descarregável, podendo-se assim continuar o progresso guardado no modo Wii ou até mesmo numa Wii da qual tenham transferido os dados. Na realidade, o software entra mesmo em modo Wii, ficando indisponíveis a maioria das funcionalidades da Wii U, incluindo o acesso ao Miiverse ou ao navegador da Internet.

Para quem já tiver estes jogos em disco, não há grande justificação para os adquirir novamente, salvo pela conveniência. Por outro lado, quem nunca teve a oportunidade de experimentar um destes jogos pode agora finalmente adquiri-los por apenas 19,90€ na eShop. Este foi o caso de Kirby's Adventure Wii, uma óptima entrada na série Kirby que nunca tinha experimentado e agora estou a jogar pela primeira vez. Aproveitei este lançamento para jogar este título em modo multijogador e ainda gravar alguns vídeos de jogabilidade, que poderão ver já de seguida.


Com tudo isto, só é uma pena que a Nintendo não tenha aproveitado para atualizar o firmware da consola e permitir que todos os jogos da Wii em disco compatíveis com o Wii Classic Controller possam ser jogados apenas com o GamePad, e não só aqueles que são descarregados da eShop. Outra excelente funcionalidade seria poder transferir os jogos descarregados do "Wii Shop Channel" para o menu principal da Wii U. Será que um dia a Nintendo nos surpreende com estas melhorias?

Latest in Sports