Antevisão: Mario Party 10


Nascida na Nintendo 64 em 1998, a série Mario Party trouxe a diversão dos jogos de tabuleiro ao Reino do Cogumelo, mudando para sempre as festas do Mario e seus amigos. Desde então, não há uma festa do Super Mario digna desse nome sem uma boa dose de minijogos, amizades arruinadas e, claro, o Bowser para estragar a festa. Depois de Nintendo Land e Wii Party U, Mario e companhia regressam agora à Wii U com uma nova coleção de minijogos e jogos de tabuleiro.

Em Mario Party 10 há uma série de tabuleiros que podem ser jogados no modo principal (convenientemente chamado de "Mario Party"). O jogo é uma variante do famoso jogo da glória, mas onde todos os personagens avançam em simultâneo dentro de um veículo. Em cada turno, um jogador lança os dados e recebe os efeitos da casa em que calhou, passando a vez ao jogador seguinte. Ao longo do tabuleiro, existem várias casas com efeitos diferentes onde se pode, entre outras coisas, ganhar ou perder miniestrelas. E sempre que se cai numa casa de minijogo, há uma competição entre os vários jogadores que lhes permite ganhar miniestrelas. A partida termina quando o boss final do tabuleiro é derrotado num minijogo especial, sendo vencedor o jogador que tiver acumulado mais miniestrelas.


Existem dezenas de minijogos e que vão desde os "todos contra todos" às equipas "2 vs. 2" ou até "1 contra todos", em atividades que podem variar desde o premir de um botão no momento certo, até jogos de pura sorte (ou azar). Todos os minijogos são controlados com o Wii Remote, podendo variar a posição e até o estilo de jogabilidade - embora a maioria envolva utilizar o comando na horizontal, de forma tradicional. Outros, menos comuns, utilizam o ponteiro do comando e alguns são controlados através de movimentos simples. Uma melhoria em relação a Mario Party 9 que dependia demasiado de se agitar freneticamente o comando.

Mas desta vez, o Bowser não se limita a arruinar a festa em Mario Party: ele tem a sua própria festa! O modo Bowser Party é uma divertida variante onde até 4 jogadores participam em equipa contra o Bowser. Neste modo para 1 a 5 jogadores, é possível controlar o Bowser e ser o mau da fita. A mecânica principal do jogo é semelhante, mas desta vez os 4 personagens do veículo devem cooperar para chegar à meta antes que o vilão os apanhe - algo muito provável de acontecer, visto que este pode lançar 4 dados de uma vez e aproximar-se facilmente do veículo. Sempre que os 5 se cruzam, há um minijogo "Bowser contra Todos" onde a Equipa Mario deverá tentar sobreviver. O jogador que controla o Bowser, utilizando para isso o GamePad, terá como objetivo eliminar os jogadores reduzindo o seu número de vidas até zero.

A Equipa Mario perde se todos os elementos ficarem sem vidas, bastando que um sobreviva até à meta para que todos sejam considerados vencedores. Além disso, quando se adquirem corações extra no jogo, estes trazem de volta os jogadores eliminados, pelo que Bowser não terá uma tarefa fácil em livrar-se dos adversários. Por outro lado, este é um personagem mesmo muito poderoso e com minijogos de respeito, pelo que muitas vezes se ouvirá a Equipa Mario a queixar-se de injustiça. O Bowser Party é um modo 4 contra 1 bastante interessante e que irá apelar principalmente quem gostou dos jogos assimétricos de Nintendo Land.


A grande novidade do jogo, no entanto, é o modo amiibo Party (escreve-se mesmo assim!). Neste modo para 1 a 4 jogadores é obrigatório utilizar-se pelo menos um amiibo, que poderá ser usado na escolha do tabuleiro onde se vai jogar e ainda como peão do jogador. Quem não tiver amiibo, terá de se contentar com um personagem recortado em cartão num suporte de plástico, perdendo acesso a algumas funcionalidades. Os amiibo, além de configurar a base do peão e escolher o tabuleiro, permitem guardar itens que podem ser usados em diferentes momentos do jogo e dar uma vantagem competitiva ao jogador - por exemplo, um item permite lançar 5 dados de uma só vez, outro permite duplicar as recompensas de um minijogo.

O jogo em si é mais parecido com o Mario Party original da Nintendo 64. Os jogadores vão dando voltas ao tabuleiro enquanto colecionam moedas, que depois poderão trocar por estrelas. No início de cada ronda, há um minijogo igual aos do modo Mario Party, que termina com a distribuição de ainda mais moedas. No final, ganha quem tiver maior número de estrelas. É normalmente um jogo pacífico e divertido, um tipo de competição leve com alguma componente de sorte, bastante afectada pelos tabuleiros de cada personagem. Além disso, é possível combinar diferentes partes do tabuleiro, seja na fase inicial do jogo ou ao longo de um turno caso seja usado um item para trocar de tabuleiro.

No vídeo que se segue pode ver-se como funciona o jogo, num tabuleiro do Donkey Kong.


Uma particularidade interessante deste amiibo Party é que se torna um jogo bastante diferente quando algum dos jogadores escolhe jogar com um amiibo do Bowser, transformando-se numa mistura deste modo com o Bowser Party - embora seja uma competição "todos contra todos", os minijogos colocam todos em equipa contra o Bowser, na mesma seleção de atividades do modo dedicado a este personagem. Quem tiver o hábito de fazer anti-jogo nestes jogos de tabuleiro, irá deliciar-se com a reação dos amigos ao ver a sua escolha de amiibo. E o que será que acontece quando o Bowser cai numa "casa do Bowser" do tabuleiro?

Os amiibo compatíveis com este jogo são o Mario, Luigi, Peach, Toad, Yoshi, Wario, Rosalina, Donkey Kong e Bowser. Quase todos estes terão uma edição da coleção de amiibo "Super Mario" à venda no mesmo dia que o jogo. Os restantes não estão oficialmente anunciados, havendo apenas o artwork do jogo, mas é importante ter em conta que todos são compatíveis com a versão da coleção de amiibo "Super Smash Bros." (embora seja muito difícil encontrar muitos deles à venda neste momento). Ainda assim, quem coleciona estas figuras terá em Mario Party 10 um bom motivo para as utilizar.

Mario Party 10 será lançado a 20 de março para a Wii U.

Latest in Sports