Nintendo Direct: janeiro de 2015 - Novidades 3DS


Começamos um ano com um novo Nintendo Direct, repleto de novidades para começar bem 2015. Entre datas de lançamento a novas informações sobre títulos, houve ainda oportunidade para algumas surpresas para as consolas Nintendo. Aqui vamos apresentar as mais recentes novidades para a 3DS, tal como a New 3DS que está prestes a chegar!


A apresentação começou em grande com o anúncio de um novo Fire Emblem para a 3DS, através de uma sequência de animação com dois estilos bastante distintos, mas que se enquadraram perfeitamente. Esta será uma evolução do que tivemos em Fire Emblem: Awakening, com transições do mapa do campo para as batalhas quase imediatas. O jogo está novamente entregue à Intelligent Systems e o design das personagens continua a ser da autoria de Kozaki Yuzuke.


Este novo jogo contará com algumas novidades, como o modo como as decisões tomadas pelo jogador irão influenciar o desenrolar da história e o seu mundo. Existem ainda outras novidades, com a promessa de um género de desafio nunca antes visto na série. Infelizmente ainda sabemos pouco mais, mas algo sabemos de certeza: não teremos novamente piadas sobre a ausência de pés nos personagens.


Foi finalmente desvendada a data de lançamento da New 3DS para 13 de fevereiro, como podemos ver na nossa notícia dedicada ao seu lançamento [link]. Também nesse dia temos disponível The Legend of Zelda: Majora's Mask 3D, um jogo com melhorias nos visuais à semelhança do que aconteceu com Ocarina of Time 3D. Outro grande título a ser lançado no mesmo dia é Monster Hunter 4 Ultimate, uma aventura que facilmente nos absorve durante centenas de horas de jogo. 


O primeiro grande jogo exclusivo da New 3DS, que não é possível jogar nas consolas atuais será Xenoblade Chronicles 3D com lançamento a 2 de abril. Esta é uma versão portátil do RPG da Wii que foi extremamente bem recebido entre os jogadores e pela imprensa. Para além das adaptações que o jogo sofreu para a New 3DS, nesta versão temos modos bónus como uma galeria, onde podemos ver os modelos 3d dos personagens do jogo, e ainda um modo em que podemos ouvir a banda sonora do jogo, e se usarmos auscultadores podemos ouvi-la enquanto andamos com a consola fechada.

Shulk, o protagonista de Xenoblade Chronicles, estreou-se no que consideramos ser o melhor jogo de 2014 [link]: Super Smash Bros. for 3DS. De modo a receber os amiibo este jogo irá receber uma atualização em fevereiro, para acompanhar o lançamento da New 3DS. Deste modo podemos também treinar os nossos amiibo na versão portátil, e transportá-los para todo o lado. Ainda não sabemos sobre a atualização que irá incluir Mewtwo à lista de personagens, mas aguardamos o seu lançamento.

Tivemos novas informações sobre Code Name: S.T.E.A.M. agora com data de lançamento para 15 de maio. Um jogo que mistura a estratégia com ação em diversos campos de batalha. Ficamos a conhecer um pouco mais sobre as armas de batalha que os nossos personagens equipam, estas que usam o vapor ao bom estilo Steampunk. As figuras amiibo marcam presença neste jogo, e através da New 3DS podemos invocar personagens da série Fire Emblem, e deste modo Robin, Lucina, Marth e Ike marcam presença, embora através de um estilo artístico que não estamos habituados a ver.

Recentemente anunciado para o Japão, jogo da série de RPG e estratégia Puzzle & Dragons está a caminho da Europa, com lançamento para maio. Esta edição junta dois títulos: em Puzzle & Dragons Z escolhemos uma equipa e partimos a explorar diversas masmorras, onde teremos de enfrentar monstros diversos através de um simples jogo ao género Bejeweled. Temos ainda a Super Mario Bros. Edition onde controlamos Mario através do Reino Cogumelo, e que também neste temos de formar uma equipa de personagens, sejam eles heróis ou lacaios do Bowser, e enfrentar Bowser para resgatar Peach (novamente).

Ainda no espírito de jogos de puzzle foi anunciado Pokémon Shuffle, um título eShop que poderão descarregar gratuitamente em fevereiro. Este jogo é bastante semelhante a Pokémon Link: Battle!, onde o objetivo é aplicar dano em pokémon adversário juntando 3 ou mais peças iguais. Embora gratuito, este segue a vertente dos jogos mobile com números bastante limitados de vezes em que podem jogar, sendo preciso esperar para poder jogar novamente, ou pagar por jogadas através de compras dentro da aplicação.


Dois títulos de ação estão ainda a caminho da 3DS em fevereiro, e ambos tiram partido dos botões extra da New 3DS: Ace Combat Assault Horizon Legacy + é uma versão melhorada do já lançado Ace Combat para a 3DS. Este jogo conta ainda com o uso de amiibo para desbloquear aviões alusivos a personagens como Mario, Fox e Link, entre outros. Já os fãs de jogos de disparo na 3ª pessoa, mas que prefiram a segurança do chão, chega-nos Ironfall Invasion, um título onde podemos ter sessões de multi-jogador até 6 pessoas, quer localmente ou através da internet.



Para finalizar irá estar disponível um serviço gratuíto de vídeos de animação na 3DS, o Nintendo Anime Channel, onde será possível ver vários episódios de séries de animé como Pokémon, Inazuma Eleven ou Kirby. Novos episódios serão adicionados regularmente através da aplicação própria adquirida através da eShop, com data prevista de lançamento para 13 de fevereiro.

Foram estas as novidades da 3DS, e da próxima New 3DS, que já se encontra na casa de muitos jogadores através do sistema de Ambassador. Esperam-nos fortes lançamentos para as portáteis da Nintendo durante os próximos meses, e arrancamos o ano da melhor forma! Se não conseguiram assistir em direto à apresentação, têm em baixo o vídeo do Nintendo Direct completo!


Latest in Sports