Wii U: Jogos do Ano 2014


No que diz respeito a consolas domésticas em geral, 2014 foi um ano marcado por lançamentos de jogos que ficaram abaixo das expectativas dos jogadores. A única exceção foi marcada pela Wii U, que recebeu um forte catálogo de exclusivos de grande qualidade. Apesar da maioria das empresas third-party ter abandonado a plataforma, a Nintendo soube rodear-se de boas parcerias para trazer aos fãs da consola um ano cheio de grandes títulos! A maior surpresa, no entanto, acabou por ser a qualidade dos jogos de estúdios independentes que ajudaram a preencher o tempo entre grandes lançamentos.

10 - Pullblox World

Pullblox é um puzzle fascinante que surgiu na Nintendo 3DS e que misturava os tradicionais quebra-cabeças com uma componente de plataformas, que consiste em puxar e empurrar blocos de forma a abrir caminhos por onde o herói possa ir subindo até ao topo. Pullblox World foi a transição do jogo para a TV (ou para o GamePad) e que inclui agora um modo de partilha de níveis online para encontrar e jogar puzzles feitos por jogadores de todo o mundo.

9 - Teslagrad

O estilo artístico deste jogo é um dos seus pontos mais fortes, que imediatamente nos consegue envolver numa aventura com fortes inspirações pelo steampunk. Um jogo de plataformas, com vários puzzles à mistura, uns melhores concebidos que outros mas que no geral nos põem a pensar no que fazer a seguir. Os fãs do género auto-intitulado metroidvania têm aqui uma boa experiência a explorar, com vários segredos em cada zona.

8 - Hyrule Warriors

A série Legend of Zelda não é muito dada a spin-offs, mas com o seu vasto elenco de personagens memoráveis e adoradas pelos fãs estava mesmo a pedir uma reunião de veteranos. Hyrule Warriors é um cruzamento da série Warriors com o universo de Zelda, que resultou numa grande dose de "fan service" em que se pode jogar tanto com heróis como com vilões.

7 - SteamWorld Dig

Foi um dos nossos jogos indie favoritos na Nintendo 3DS e agora chegou à Wii U em alta definição, um criativo jogo de plataformas e escavações em ambiente steampunk com influências em séries como Metroid e Castlevania. Um jogo carismático e viciante, digno de destaque em qualquer plataforma onde seja lançado.

6 - Bayonetta

Este clássico de 2009 permaneceu o líder do seu género até ao lançamento da sequela em 2014, o que diz muito da primeira aventura da bruxa mais popular dos videojogos. Bayonetta foi um jogo irreverente, divertido e surpreendente que agora foi reeditado na Wii U com algumas novidades como fatos desbloqueáveis inspirados em personagens da Nintendo e que trazem mudanças à jogabilidade.

5 - Donkey Kong Country: Tropical Freeze

O rei da macacada está de volta na Wii U depois do sucesso de Donkey Kong Country Returns na Wii e na 3DS. Alguns acharam que foi cedo demais, mas a verdade é que este se revelou mais uma excelente entrada nesta série de plataformas conhecida pelos seus níveis verdadeiramente desafiantes, agora com gráficos em alta definição e mais personagens jogáveis.

4 - Shovel Knight

Foi um dos melhores jogos do ano desenvolvidos por estúdios independentes e destacou-se por levar a peito o estilo "retro" que tanto tem estado na moda. Não é apenas uma questão gráfica ou de banda sonora, Shovel Knight é mesmo um jogo que poderia ter sido lançado no início dos anos 90, onde teria certamente feito um enorme sucesso - hoje em dia seria um clássico!

3 - Super Smash Bros. for Wii U

O grande brawler da Nintendo está de volta e melhor do que nunca, com novos personagens, modos de jogo e a estreia das figuras amiibo! Com uma performance impressionante mesmo em combates a 8 jogadores e conteúdos que parecem não ter fim, este é o melhor "Smash" de sempre e oferece incontáveis horas de diversão quer queiram jogar por prazer ou combater pela glória!

2 - Mario Kart 8

Mario Kart 8 é a entrada mais recente na popular série de corridas da Nintendo e marca a transição para o universo das consolas de alta definição com gráficos espetaculares e uma fluidez impressionante, em corridas loucas onde pistas anti-gravidade se contorcem para maior sensação de velocidade. É o jogo perfeito para se jogar sozinho ou contra amigos, ou até para desafiar o mundo inteiro, agora com pacotes de DLC que fazem deste o jogo com o maior número de pistas em muito tempo e inclui homenagens a séries como F-Zero e Legend of Zelda.

1 - Bayonetta 2

A espera foi longa mas compensou cada minuto desde o lançamento de Bayonetta em 2009. A bruxa está de volta com um novo corte de cabelo, novas armas e novos inimigos, numa história bastante absurda que serve de mote para a ação frenética do jogo. Com gráficos estonteantes e uma fluidez brutal (essencial neste estilo de jogo), este exclusivo para a Wii U revelou-se um dos melhores jogos de ação dos últimos anos, superando até mesmo o original e tendo sido aclamado pela crítica internacional. Um jogo viciante e que dá vontade de repetir vezes sem conta do princípio ao fim só pelo prazer de o jogar.

Latest in Sports