Nintendo 3DS: Jogos do Ano 2014


Depois de um ano incrível como foi o de 2013 para a Nintendo 3DS, dificilmente poderíamos encontrar um catálogo à altura em 2014. Isso não significou uma ausência de grandes títulos na consola, tendo sido particularmente bom para os fãs da série Ace Attorney e principalmente os amantes de jogos RPG. No entanto, o título mais marcante do ano foi uma estreia no universo das consolas portáteis!

Eis o nosso Top 10 de jogos lançados para a consola, tanto nas lojas físicas como na Nintendo eShop:

10 - Pokémon Art Academy

Para quem nunca teve muito jeito para desenhar um Pikachu, este título (que não é um jogo, mas merece na mesma um lugar na lista) foi uma excelente forma de aprender a desenhar qualquer os populares monstrinhos da série Pokémon! E a verdade é que isto não passa de uma desculpa para se aprender técnicas de ilustração. Quem sabe se não irá nascer com esta aplicação um futuro ilustrador oficial das cartas de Pokémon?

9 - Kirby Triple Deluxe

Um dos melhores jogos da série Kirby em muito tempo, este Triple Deluxe é um jogo de plataformas divertido e viciante que ainda traz alguns minijogos divertidos como bónus. O género de jogos de plataformas tem-se mantido bastante forte nas consolas da Nintendo e este título alia a jogabilidade 2D aos efeitos 3D da consola para criar um mundo bastante agradável para se explorar.

8 - Ace Attorney Trilogy

A série de advogados mais famosa dos videojogos tem vindo a crescer a cada novo título, deixando os fãs cada vez mais ansiosos por saber que casos irá ter Phoenix Wright, ou Nick como também é conhecido. A 3DS recebeu em 2013 a 5ª aventura desta companhia de advogados (e ajudantes), mas de modo a matar saudades, ou dar a conhecer as antigas aventura de Nick, os 3 primeiros jogos foram lançados através da eShop, com gráficos melhorados quando comparados com os originais.

7 - Tomodachi Life

"O que é isto?", perguntam-se muitas pessoas ao olhar para Tomodachi Life. É um título bizarro que se pode resumir a uma espécie de aquário interativo populado por personagens Mii criadas pelo utilizador. Mas tudo o que lá acontece é deveras estranho e imprevisível... Embora se torne bastante repetitivo ao fim de algum tempo, as suas funcionalidades fizeram deste um dos jogos mais procurados para a 3DS.

6 - Shin Megami Tensei IV

A DS foi reconhecida pela excelente gama de RPGs que foram lançados, fossem estes novas adaptações de clássicos ou títulos que arriscaram e foram bem sucedidos. A 3DS pode não estar com um catálogo tão vasto, mas títulos como Shin Megami Tensei IV, um novo capítulo numa série que começou na SNES, vêm dar dezenas de horas aos fãs mais convictos do género, e demonstrar porque é este género tão bem recebido.

5 - Professor Layton vs. Phoenix Wright: Ace Attorney

Não é fácil dizer adeus ao Professor Layton depois de 6 anos consecutivos com títulos excelentes, recheados de puzzles e mistérios. Este "só mais um bocadinho" acabou por se mostrar uma bela surpresa, combinando o melhor de Professor Layton com os melhores elementos da série Ace Attorney num mundo onde a lógica parece não existir. Misturar puzzles, mistérios, crimes e tribunais funcionou melhor do que se podia esperar... será que foi magia?

4 - Shovel Knight

O estilo retro tem estado em voga nos últimos anos, surgindo inúmeros novos títulos afirmando que a nostalgia estava forte entre os jogadores. Infelizmente os visuais retro foram um pretexto para muitos jogos serem lançados, saturando bastante o mercado, mas Shovel Knight veio demonstrar que é possível criar um jogo retro que não só se parece retro, como transmite o sentimento que tínhamos com a antiga NES.

3 - Fantasy Life

A Level-5 tem entregado excelentes títulos, e o género RPG tem estado em força com esta equipa. Fantasy Life é um jogo bastante alegre, colorido, que muitas vezes se parece com um jogo online mas em formato portátil, e geralmente offline. Nesta aventura foi possível encarnar um forte paladino, mas se essa vida não nos parecia a ideal, facilmente podemos mudar para um simples lenhador, cuja prestação no mundo é tão importante. Um jogo que nos trouxe um sentimento um pouco ao estilo de Dragon Quest IX, e com uma lufada de ar fresco acompanhada por um forte sentimento de aventura.

2 - Pokémon Omega Ruby / Alpha Sapphire

Foi o quinto lançamento da série em 5 anos consecutivos, mas Pokémon ORAS é a prova que a fórmula ainda não está gasta com a introdução de novas mecânicas de jogo num remake dos clássicos da GameBoy Advance. A experiência acabou por ser bem mais rica do que a que tivemos com Pokémon X e Y, fazendo desta uma das melhores entradas na série em algum tempo!


1 - Super Smash Bros. for Nintendo 3DS

O maior receio em relação a este jogo foi, desde o início, que fizessem dele uma espécie de "mini Smash Bros." para a 3DS. Felizmente, tal não foi o caso, oferecendo uma sólida experiência e com vários modos de jogo, superando de longe as expetativas. Agora Smash Bros. não é só um jogo para jogar em frente à televisão, é um jogo que pode (e deve) ser levado para todo o lado. O jogo explora as capacidades da consola ao máximo, mas também já está preparado para a futura New Nintendo 3DS, onde irá tirar partido dos novos botões. O jogo de lutas portátil que veio para ficar e durar uns anos valentes nas mãos dos fãs da Nintendo!

Latest in Sports