Nintendo Direct: novembro 2014


Após (talvez muito) longo tempo sem um Nintendo Direct, eis que finalmente as apresentações repletas de novidades regressam aos nossos ecrãs. Iwata conduziu este Direct, após uma longa ausência por motivos de saúde, e voltou com imensas prendas para os fãs, que irão aquecer os próximos meses.


Este Direct começou em grande com o anúncio de um dos jogos mais pedidos, ou esperados, dos últimos anos. The Legend of Zelda: Majora's Mask 3D irá finalmente ser lançado para a 3DS na primavera de 2015. Tal como Ocarina of Time 3D, esta versão apresenta-se extremamente fiel à original da Nintendo 64, com melhorias visuais, e a mesma experiência de um dos mais icónicos Zelda de sempre.

Este é um título que se apresentou como sendo bastante diferente dos restantes jogos da série, por ter uma progressão bastante única, pois estávamos sempre a lutar contra o relógio. A atmosfera do jogo também é bastante mais soturna, agravando-se à medida que o tempo vai passando. De modo a tornar este lançamento em grande, será lançada ainda uma edição especial do jogo com um steelbook, um crachá da Majora's Mask e ainda um poster reversível.


Seguiram-se depois alguns lançamentos para este ano:

  • Ultimate NES Remix a 7 de novembro em retalho, e já disponível através da eShop;
  • Sonic Boom: Shattered Crystal (3DS) a 21 de novembro, com demo já disponível para download na eShop;
  • Sonic Boom: Rise of Lyric (Wii U) também a 21 de novembro;
  • Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire a 28 de novembro;
  • Persona Q: Shadow of the Labyrinth a 28 de novembro;
Houve ainda um espaço dedicado a Shovel Knight, que recebeu um atraso tremendo na Europa. Para surpresa de todos, o jogo já se encontra disponível para download para a 3DS e para a Wii U! Também quem adquirir uma versão do jogo, pode comprar a versão para a outra consola com um desconto de 33%. Por último, quem adquirir a versão 3DS até ao dia 13 de novembro, receberá um tema para a 3DS de graça.

Viajando para 2015, Monster Hunter 4 Ultimate será lançado no início desse ano. A versão japonesa tem tido imensos anúncios de cross-overs com várias séries de jogos (e até de televisão), entre elas Sonic e Mega Man. Por cá já tínhamos conhecimento do equipamento de Link, mas agora também as roupas de Mario e Luigi estarão disponíveis para os Felynes, os fieis companheiros que nos acompanharão nesta nova aventura. Mais notícias sobre este jogo serão lançadas nos próximos tempos, por isso estejam atentos!

Outro jogo para a 3DS, que tem estado "desaparecido" desde a E3 é Code Name S.T.E.A.M., um jogo dos criadores de Fire Emblem, que vai misturar a jogabilidade dos jogos de combates por turnos, com a ação em tempo real. O estilo steampunk é acompanhado por mecânicas que usam o vapor, que sendo um recurso limitado terá de ser gerido devidamente.

Já na Wii U, 2015 será um ano com fortes títulos logo desde a primeira semana do ano começando com Captain Toad: Treasure Tracker, que chega às nossas lojas a 2 de janeiro! Neste Direct tivemos direito a um novo trailer que apresenta uma grande variedade de níveis que Captain Toad e Toadette irão desafiar.

Desaparecido desde a E3, Kirby and the Rainbow Paintbrush, um novo jogo que pega na jogabilidade de Kirby: Power Paintbrush e utiliza um curioso estilo artístico que se assemelha a plasticina. Uma novidade neste título é a possibilidade de jogar a 4 jogadores, e enquanto o primeiro jogador controla Kirby com o GamePad, os restantes 3 controlam um Waddle Dee cada, com uma jogabilidade semelhante às dos jogos de Kirby mais tradicionais.

Depois de Miyamoto ter anunciado e apresentado as PIKMIN Short Movies, curtas-metragens das curiosas figuras encontradas por Olimar, estas chegam finalmente à Wii U, 3DS ou o canal de Youtube da Nintendo [link]. Também disponível para download está finalmente a versão de demonstração de Pikmin 3, cujos dados poderão ser depois transportados para a versão completa do jogo.

É já este mês que Super Smash Bros. for Wii U é lançado, a 28 de novembro. Aproveitando o pouco tempo até ao seu lançamento, neste Direct foi finalmente revelado o vídeo introdutório de Duo Duck Hunt, que tem um início bastante nostálgico ao colocar as versões 8-bit (e também originais) de outros personagens de Super Smash Bros.


Sendo os amiibo uma das novidades a serem lançadas juntamente com SSB, ficamos as saber um pouco mais da compatibilidade das figuras com outros títulos da Nintendo. Hyrule Warriors será um desses jogos, e ao colocar o amiibo de Link neste jogo poderão controlar Link com uma nova arma de Twilight Princess, o Spinner. Os restantes amiibo compatíveis com Super Smash Bros. poderão ser também usados para obter armas, materiais ou Rupees.

Mario Kart 8 é outro título compatível com os amiibo, e ao colocar certos personagens nesse jogo, desbloqueiam fatos desses mesmos personagens para os vossos Miis! Os amiibo compatíveis são Mario, Luigi, Peach, Yoshi, Donkey Kong, Link, Captain Falcon, Samus, Kirby e Fox, aumentando deste modo o número de universos Nintendo a participar em Mario Kart.

O lançamento do primeiro pack de Mario Kart 8 tem também lançamento a 13 de novembro, e finalmente iremos poder jogar com Link, Mario Tanooki e Peach Gata, e para além de pistas dos universos de F-Zero e Excitebike, já anunciados, iremos também correr em Hyrule. De regresso está também a Rainbow Road da SNES (jogável também em Mario Kart 7) que ainda não tinha sido anunciada, juntamente com 2 pistas completamente novas.

Este Nintendo Direct acabou em grande com 2 fortes títulos para a Wii U, que serão lançados em 2015. O primeiro foi Xenoblade Chronicles X, que agora ficamos a conhecer um pouco mais sobre o que teremos de explorar neste jogo, como a cidade de New Los Angeles. Com mapas colossais pela frente, e hordes de inimigos a combater, este será um jogo de peso para o ano que vem.

Splatoon é outro destes títulos, que chamou muito à atenção na E3 por ser completamente diferente do que estamos habituados a ver, principalmente no género de shooter. Já tínhamos conhecimento do modo multi-jogador, onde temos de usar os poderes de lula para nadar pela tinta que disparamos, enquanto estamos transformados em humanos. Agora ficamos a conhecer o modo de um jogador, onde teremos de enfrentar os polvos, numa luta que coloca estas duas criaturas em guerra.

Foi assim que decorreu mais um Nintendo Direct, que nos deixou entusiasmados para os próximos meses, e ainda nos entregou novidades para nos preparar para o ano que vem. Se não conseguiram acompanhar em direto podem ver o vídeo, na íntegra, aqui.

Latest in Sports