Notícias

Análises

5 de novembro de 2014

Agarrem esse amiibo! Descubram aqui as novas figuras da Nintendo


A convite da Nintendo, o Meus Jogos DS foi ontem experimentar as novas figuras amiibo, que serão lançadas a 28 de novembro juntamente com o novo Super Smash Bros. para a Wii U. A primeira vaga de figuras irá contar com personagens icónicas como Super Mario, Link, Donkey Kong e Pikachu, estando já anunciada uma segunda vaga de personagens para dezembro.

O aspeto que mais nos impressionou nestas figuras foi a atenção ao detalhe e, em geral, a sua qualidade. Considerando as dificuldades de produção em massa de figuras como estas e que foram feitas algumas alterações em relação aos protótipos apresentados na E3, a nossa expetativa não era muito elevada. No entanto, as figuras já com o aspeto final acabaram por surpreender e mostrar-se muito boas a nível geral, mesmo sendo previsível que alguns dos bonecos à venda nas lojas possam apresentar um ligeiro defeito.

Em comparação com figuras como os Skylanders ou os personagens do Disney Infinity, os amiibo são bastante mais detalhados (daí também serem mais propícios a pequenas falhas na execução), especialmente o do personagem Fox. Este tem uma textura em toda a pelugem, vincos na manga do casaco e até o seu símbolo gravado nas costas do uniforme, sendo uma recriação fantástica de um personagem com artwork em alta definição. Naturalmente, personagens mais simples como o Kirby são mais fáceis de recriar, mas todos estão bem conseguidos.

O Fox é o amiibo mais impressionante da primeira vaga de personagens.
Para além de umas figuras bonitas para ter na prateleira, os amiibo são personagens interativas com capacidade NFC que lhes permite comunicar com a consola para ativar funcionalidades nos videojogos. Inicialmente, servirão para jogar no Super Smash Bros. for Wii U mas em breve terão suporte noutros títulos como Mario Kart 8 ou Mario Party 10 e ainda com títulos da Nintendo 3DS (que irão interagir através de um portal para a portátil) a anunciar. A compatibilidade de cada personagem irá variar de jogo para jogo, sabendo-se já que o Link poderá ser utilizado em Hyrule Warriors, por exemplo.

Em Super Smash Bros. for Wii U, é possível treinar e personalizar os amiibo para depois os utilizar em combates. A configuração inicial é bastante simples e consiste apenas em atribuir um "dono" (o perfil/Mii da consola) ao personagem e depois personalizar da mesma forma que se faz com os personagens customizados do jogo. Em poucos segundos, temos um amiibo de nível 1 pronto a aprender a combater e que já pode ser utilizado no modo Smash. No ecrã de escolha de personagens, basta encostar a figura ao GamePad para que o personagem entre em jogo.

Os amiibo combatem de forma autónoma e aprendem com todos os combates que realizam, subindo de nível pelo caminho. A progressão de níveis até ao máximo (nível 50) é rápida, mas o personagem continuará a aprender e adaptar o seu estilo ao do jogador com que treinou. Por exemplo, quando um jogador é mais evasivo e recorre muito aos itens, acabará por ter um amiibo com um comportamento semelhante, o que faz com que cada personagem seja um reflexo do seu dono.

A personalização vai um pouco mais além do que se pode fazer com os personagens "standard". Os crachás que se desbloqueia no jogo podem ser "comidos" pelos amiibo, que vêm assim as suas estatísticas melhoradas de forma permanente. Após comerem um pouco, terão de combater para voltar a ter fome e poder receber novas melhorias, num sistema próximo do que acontece em alguns RPG's. Quando treinado ao máximo, este personagem será realmente desafiante de combater e ainda um incentivo a comparar com os amigos quem tem o melhor amiibo.

Da experiência com os amiibo em primeira mão, foi muito rápido fazer com que um amiibo do Yoshi progredisse até ao nível 50, especialmente por se tratar de uma sessão com vários jogadores presentes. No entanto, o que aconteceu foi que o amiibo se tornou demasiado poderoso e começou a derrotar frequentemente os jogadores, obrigando-os a repensar as estratégias. Por outro lado, comparado com outro amiibo do Super Mario já melhor treinado, o Yoshi acabou por perder.

É importante lembrar que esta é apenas uma forma de utilização dos personagens amiibo, aplicada no Super Smash Bros. que se mostra um jogo ideal para introduzir e popularizar os bonecos. O conceito do jogo parte, afinal, de um conjunto de "troféus" de personagens que ganham vida e combatem entre si. Outros jogos, como Captain Toad Treasure Tracker e Yoshi's Woolly World ou até Mario Kart 8 terão utilidades diferentes para estas figuras.

Podem ver várias imagens dos amiibo na galeria que se segue: