SteamWorld Dig (Wii U)


SteamWorld Dig, lançado em 2013 para a Nintendo 3DS e PC, foi um jogo único que misturou de forma original diversos conceitos e surpreendeu todos os que lhe deram uma oportunidade, tendo sido até considerado o melhor jogo eShop do ano para a consola. Quase um ano depois, uma nova versão deste título é lançada na Wii U, agora com gráficos em HD e a 60fps.

Para quem não conhece, SteamWorld Dig é um jogo onde o protagonista, Rusty, é um robô que herdou uma mina por baixo de uma pequena cidade, onde reside algo misterioso. A primeira meia-hora de jogo é pouco mais do que um jogo de escavação, onde se vai abrindo túneis em busca de metais preciosos... até ao momento em que se descobre uma entrada para uma gruta. À semelhança de séries como Metroid e Castlevania, aquele que começa por ser um personagem bastante limitado vai adquirindo novas habilidades e assim ganha acesso a novas áreas do jogo. Em pouco tempo, este jogo torna-se uma aventura épica de escavação e plataformas sem igual no mundo dos videojogos.


A versão para a Wii U não é um mero aumento de resolução. Graças ao GamePad, o mapa e inventário são retirados do ecrã principal (tal como na 3DS), sendo possível também escavar em modo Off-TV com um HUD semelhante ao da versão PC. Para quem preferir jogar sem utilizar o GamePad, foi também incluído suporte para o Pro Controller da Wii U. No entanto, a melhor novidade desta versão é um "easter egg" incluído no mapa, um segredo que não pode ser revelado, mas irá deliciar os jogadores.

Em todas as versões do jogo, o mapa é gerado de forma semi-aleatória, criando uma experiência diferente a cada jogada. Esta diferenciação é impulsionada pelas escavações do jogador, que cria os seus próprios caminhos (e pode, por vezes, ficar encurralado). Por este motivo, até quem tiver jogado uma versão anterior irá apreciar uma nova escavação neste mundo steampunk. A única coisa que se perde com a repetição é a surpresa do mundo que se vai desvendando, mas a diversão e sobretudo o vício mantêm-se intactos.


SteamWorld Dig é um dos melhores jogos indie nas consolas da Nintendo e um dos lançamentos digitais da eShop mais interessantes deste ano. Uma aventura imersiva e fascinante num universo misterioso, com um game design surpreendente e que justifica completamente a compra pelos fãs tanto de jogos de plataformas, como de aventuras e puzzles.


Latest in Sports