Mario & Sonic at the Sochi 2014 Olympic Winter Games


Ausente de quaisquer surpresas Mario e Sonic regressam novamente aos Jogos Olímpicos de Inverno, trazendo consigo várias modalidades olímpicas dessa mesma estação. Agora o salto é para a alta definição com a Wii U apenas (deixando de parte a 3DS), dando uma nova camada à série que, embora ainda com 4 títulos, tem apresentado algum desgaste a cada novo jogo lançado.


Desta vez viajamos até Sochi na Rússia, mas uma versão fictícia do mesmo, onde só existe cor e festa e não os problemas sociais que têm vindo a assombrar e questionar as opções do comité olímpico. Pouco é referido do país que acolhe os Jogos Olímpicos, dando apenas destaque aos personagens de Mario e Sonic, devidamente acompanhados pelos personagens das suas respetivas séries.

Este jogo é orientado para jogar com amigos, enfrentá-los e lutar pela medalha de ouro através de diversos desportos que utilizam os movimentos dos comandos da Wii e do GamePad. Os movimentos são os que temos vindo a usar frequentemente, que vão desde as suaves inclinações a simular os controlos de Esqui aos waggles frenéticos mas também ritmados da Patinação Artística. O uso do GamePad é bastante limitado, sendo principalmente utilizado no modo multijogador para apresentar um ecrã extra, usando também os sensores de movimento para controlar os personagens.


Dentro dos modos de jogo existentes podemos saltar logo para as modalidades em Single Match, competir por pontos em modalidades seguidas em Medley Mania, enfrentar vários desafios e derrotar bosses no modo de um jogador Legends Showdown, onde os 20 personagens se unem com o mesmo propósito, e podemos ainda competir com outros jogadores de todo o mundo dentro de modalidades específicas e arrecadar medalhas de ouro para o nosso país em Worldwide VS. Temos ainda o modo Action & Answer Tour que mistura perguntas com desporto, um modo multijogador a evitar.


Temos 20 personagens à escolha, as mesmas já existentes nos dois jogos anteriores da série, deixando apenas como figurantes algumas personagens que são potenciais atletas, e são ainda ignoradas várias personagens dos universos de Mario e Sonic que têm vindo a ter destaque nos últimos anos. Podemos ainda usar o nosso Mii e equipa-lo devidamente, ou usar ainda fatos que se assemelham às restantes personagens, equipamentos estes que alteram as estatísticas do nosso personagem.

O que nos traz a este título são os desportos de inverno e desta vez temos à nossa disposição modalidades olímpicas de Snowboard, Esqui, Patinagem e Hóquei no Gelo, Curling, Skeleton, Bobsleigh e Biathlon, este que mistura esqui com tiro ao alvo. Dentro destes desportos encontramos diferentes modalidades com controlos adaptados para os mesmos, mas um dos pontos fracos do jogo é a falta de diversidade dentro destes modos, onde só encontramos por exemplo uma única pista de Snowboard. Algumas modalidades têm mais que um nível mas até estes são extremamente semelhantes.


Regressam novamente os Dream Events que trazem alguma imaginação e fantasia a estes desportos, mas contamos novamente com um número reduzido de eventos. Estas modalidades têm níveis inspirados em diferentes jogos da séries de Mario e Sonic, mas ter apenas uma localidade por evento (ou duas no caso de "Figure Skating Spectacular") rapidamente torna as sessões em algo repetitivo, continuando assim a ser uma oportunidade desperdiçada que já é sentida desde o primeiro Mario and Sonic. Nestes níveis temos ainda músicas excelentes, onde remixes de músicas de jogos mais clássicos apelam facilmente aos fãs mais tradicionais.


A rivalidade de Mario e Sonic já não tem o impacto do primeiro jogo lançado na Wii, e cada vez menos esta série consegue chamar à atenção. Sejamos fãs de Mario e/ou Sonic ou não, o jogo consegue ser divertido mas num período de tempo bastante curto, faltando conteúdo para ajudar na jogabilidade que consegue simular bastante bem as modalidades presentes. Daqui por 2 anos muito provavelmente teremos novamente os personagens nos Jogos Olímpicos, desta vez durante o Verão e no Rio de Janeiro, e já conseguimos adivinhar o jogo na sua totalidade observando apenas os jogos anteriores.

Latest in Sports