Pokémon X/Y: Evoluções dos iniciais, mais pokémon, outras novidades


Foi há pouco mais de uma semana que tivemos um Pokémon Direct que revelou algumas novidades relativamente ao futuro da série e olhou também para o passado ao oferecer Mega Evolutions dos pokémons iniciais da primeira geração. Hoje tivemos mais novidades, que embora já reveladas através de fotografias da próxima Coro Coro, foram oficialmente anunciadas no site oficial de Pokémon X/Y.

O dia 12 de outubro está mesmo aí a chegar, um dia que será marcado pelo lançamento mundial de Pokémon X/Y, e os fãs estão cada vez mais entusiasmados, querendo saber sempre mais sobre o que nos espera nesta nova geração. Hoje ficamos (oficialmente) a conhecer novos pokémons, entre eles mais Mega Evoluções e a primeira evolução dos starters, algo que é definitivo para muita gente pois só sabem com que pokémon começar depois de verem as evoluções finais dos mesmos.




Quilladin é a evolução de Chespin e o que parecia um simples gorro transforma-se numa carapaça bastante resistente com fortes espinhos. Não ganha nenhum tipo secundário mas aprende o ataque Mud Shot do tipo Ground, bastante útil para enfrentar pokémon do tipo Fire, que também baixa a velocidade de quem atinge.

Tem ainda a habilidade Overgrow que aumenta o poder dos ataques tipo Grass quando o pokémon tem menos de 1/3 do HP.


A evolução de Fennekin é Braixen e este muda bastante de aspecto ao erguer-se em duas patas apenas (mas mantém-se apenas Fire-type). Este pokémon anda sempre com um ramo atrás guardado na sua cauda, que para além de o acalmar também é usado nas suas batalhas. Aprende ainda o ataque do tipo Psychic Psyshock que dá um maior dano consoante o nível da Defesa Especial do seu alvo.

Este pokémon tem ainda a habilidade Blaze que aumenta o dano feito por ataques do tipo Fire quando o seu utilizador tem menos de 1/3 do Hp.


Por último Frogadier é a evolução de Froakie, um pokémon bastante sorrateiro que confunde os seus inimigos saltando bastante alto para o teto ou árvores, e ataca lançando pequenas pedras dentro de bolhas. Ele aprende o ataque Bounce, do tipo Flying, bastante útil para enfrentar pokémon do tipo Grass, uma ameaça para o seu tipo único que é Water.

A sua habilidade Torrent aumenta ainda o dano dos ataques tipo Water quando o pokémon tem menos de 1/3 do HP.


Serão introduzidos mais pokémon cujo aspecto muda bastante consoante o seu género, um pouco à semelhança do que já tinha acontecido na 4ª geração com Pokémon Diamond e Pearl (que parecia ser ignorada com a 5ª geração), mas as alterações eram bastante subtis. Desta vez podemos observar diferenças distintas nos seguintes pokémon.

Pyroar é a evolução de Litleo onde o seu aspecto muda bastante dependendo do seu género, como podemos ver em cima o masculino (à esquerda) e feminino (à direita). Mantém o tipo Normal/Fire e aprende o ataque Echoed Voice cujo seu dano aumenta na batalha sempre que alguém o utiliza, e como não importa quem o usa é bastante útil em batalhas duplas e triplas!

Outro pokémon que muda dependendo do género é Meowstic e as diferenças não são apenas estéticas, pois dependendo do seu género aprendem ataques diferentes e mudam também as suas estatísticas, sendo um pokémon do tipo Psychic que é mais defensivo se for do género masculino (à esquerda) e mais ofensivo se feminino (à direita), uma novidade na série! As suas orelhas habitualmente fechadas escondem um poder psíquico poderoso, mas quando se sente ameaçado este levanta-as e liberta o seu poder.

Os dois géneros funcionam bastante bem quando usados ao mesmo tempo em batalhas duplas ou triplas: um Meowstic macho aprende o ataque Miracle Eye que faz com que os ataques funcionem sempre independentemente do estado da sua Accuracy e permite ainda que ataques do tipo Psychic dêem dano aos pokémon do tipo Dark. Já um Meowstic fêmea aprende o ataque Extrasensory que, para além do dano que dá pode fazer com que o alvo atingido não consiga atacar nesse mesmo turno.

Esta não é a única novidade da 6ª geração relativa a alterações nos pokémon que usamos e o novo pokémon Furfrou do tipo Normal pode adotar diferentes visuais ao escovar o seu pelo, e quanto mais o escovamos mais estilos vamos desbloqueando, mas se não o escovar-mos diariamente o seu pelo regressa ao estado original. Para além da sua elegância é também bastante inteligente e fiel ao seu treinador, aprende o novo movimento Baby-doll Eyes do tipo Fairy que é utilizado sempre em primeiro lugar na batalha e pode baixar a estatística de ataque do seu adversário. Este pokémon tem ainda a nova habilidade Fur Coat que baixa para metade o dano dos ataques físicos usados contra si.

Foram revelados também os novos pokémon fósseis que tal como nos anteriores jogos obtemos após restaurar um fóssil que encontramos no nosso jogo. Durante a nossa aventura podemos escolher um de dois Fossils e depois entregar no Fossil Lab para os poder ter na nossa equipa!


Tyrunt é um pokémon do tipo Rock/Dragon (o primeiro da série com esta combinação), um pokémon conhecido pelo seu egoísmo e pelos ataques de fúria quando algo não lhe agrada e acredita-se que tenha mais de cem milhões de anos. Tem a nova habilidade Strong Jaw que aumenta o poder dos ataques tipo mordidela como Bite e Crunch, e a sua fúria vai até à sua cauda pois aprende também o ataque Dragon Tail do tipo Dragon.

Podemos obter Tyrunt através do Jaw Fossil.



O outro fóssil revelado foi Amaura do tipo Rock/Ice (também uma estreia na série), que também se acredita ter mais de cem milhões de anos. Este pokémon tem a nova habilidade Refrigerate que transforma todos os movimentos do tipo Normal em Ice-type, e aprende ainda o ataque Aurora Beam do tipo Ice.

Para obter Amaura é preciso escolher o Sail Fossil e restaura-lo no Fossil Lab!


Mas nem todas as revelações foram sobre novos pokémon, e ficamos a conhecer mais 2 Mega Evolutions! Mewtwo foi o primeiro pokémon cuja Mega evolução foi revelada, mas foi apenas a primeira das surpresas relativas a este lendário da primeira geração pois Mewtwo tem 2 Mega Evolutions, e o que já conhecíamos é chamado Mega Mewtwo Y, exclusivo do Pokémon Y, e precisa da Mega Stone Mewtwonite Y para o poder evoluir.



Mega Mewtwo X é exclusivo de Pokémon X, e o seu aspecto é semelhante ao Mewtwo original, embora maior. O seu aspecto não é a única alteração que Mewtwo sofre, e o seu tipo muda para Psychic/Fighting e vê o seu atributo de Ataque melhorado, permitindo que ataques como Giga Impact dêm ainda mais dano.

A Mega Stone Mewtwonite X é necessária para desbloquear todo este potencial.


Outra feroz Mega Evolução é Mega Garchomp cujos braços se transformam em enormes lâminas afiadas. Mantém o seu tipo Dragon/Ground e as estatísticas de Ataque e Ataque Especial aumentam significativamente, mas a custo, pois o seu Speed desce. Aprende o ataque Dragon Claw que tira partido dos seus atributos melhorados, e a sua habilidade muda para Sand Force que aumenta o dano feito por ataques do tipo Ground, Rock e Steel!

Foram também lançados 2 artworks especiais de Xerneas e Yveltal!

A base do jogo irá sofrer algumas alterações, estas que nos vão obrigar a adaptar a novas táticas de batalhas a ter com os nossos pokémon. Foi revelado a nova tabela de elementos dos tipos em pokémon, e as alterações são:

         
  • Fairy é forte contra pokémon do tipo Dark, Fighting e Dragon (este que já era conhecido);
  • é resistente contra ataques do tipo Bug, Dark e Fighting e imune aos do tipo Dragon;
  • os ataques tipo Fairy não são muito efectivos contra Fire, Poison e Steel;
  • os ataques dos tipo Poison e Steel são super efectivos contra Fairy;
  • o tipo Steel perde a resistência contra ataques do tipo Dark e Ghost;
À esquerda temos a tabela e ainda algumas alterações relativas a certos tipos de ataques. Os pokémon do tipo Grass agora serão imunes ao ataque Leech Seed e a ataques do tipo spore e powder, os pokémon do tipo Electric serão imunes ao estado de Paralyzed; e os pokémon do tipo Ghost não serão afetados por ataques que previnem fugir como o Mean Look.

Tem sido dado algum destaque a novas habilidades que aumentam o dano a certos tipos de ataque, como é o caso de Tyrunt e a habilidade Strong Jaw, o que será importante quando tivermos de optar por determinados ataques e não simplesmente escolher aquele que dá maior dano, ou tem mais probabilidade de atingir o alvo. Isto irá mudar alguma das táticas que temos de ter contra determinados pokémon que iremos enfrentar, principalmente quando o nosso adversário for outro jogador.

Algumas personagens foram anunciadas, como Diantha a famosa estrela de cinema adorada na região de Kalos e também uma forte treinadora de pokémon com quem poderemos trocar pokémon mais tarde.

A Team Flare é a equipa vilã que vamos encontrar em Pokémon X/Y, conhecidos pelas suas berrantes roupas vermelhas. Nesta equipa existem 5 principais cientistas que iremos encontrar pois são os  seus principais membros, que se destacam dos restantes membros pelas suas diferentes roupas e, principalmente, o seu penteado. O seu propósito não é egoísta e têm como objetivo mudar o mundo, embora que pouco se saiba (ainda) relativamente ao que tencionam fazer.

Em cima à esquerda vemos as 4 cientistas, cada uma com um estilo diferente da outra. Estas são Aliana (de cabelos azuis), Bryony (de cabelos verdes), Mable (de cabelos laranja) e Celosia (de cabelo roxo). O quinto membro na fotografia da direita é Xerosic.

Ficamos a saber mais sobre algumas das novas mecânicas do jogo e até algumas novidades, e em primeiro lugar algo que deixou muitos jogadores entusiasmados: a edição da nossa personagem. Durante o jogo podemos visitar as Boutiques espalhadas nas diversas cidades e mudar a nossa roupa, chapéu, sapatos e acessórios, existindo também estilos pré-definidos prontos a usar. Existem diversas cidade com as suas boutiques, cada uma delas com um estilo muito próprio.

Para mudar o nosso penteado basta visitar um Salão de Cabeleireiro e mudar o cabelo do personagem a nosso gosto, e estes resultados, juntamente com a nossa roupa, será visível aos outros jogadores através do ícone do nosso personagem no PSS e no Pokémon Global Link.

Uma nova mecânica são os Trainer PR Videos, ótimo para demonstrar o estilo que usamos no nosso personagem. Basta visitar o PR Video Studio e aqui podemos gravar um vídeo de 10 segundos da nossa personagem e dos pokémon que temos, podendo optar por um estilo de vídeo pré-definido ou determinar todos os segundos do nosso vídeo, usando poses, expressões músicas de fundo e planos de câmara e criar o nosso vídeo! Depois de gravado o curto vídeo podemos partilhar através do PSS para que os outros jogadores possam ver, ou ver os vídeos dos nossos amigos.

Outra novidade relativamente ao modo como comunicamos com o jogo e com os outros jogadores, é a possibilidade de aceder ao Pokémon Global Link através do nosso telemóvel. Relembramos que o serviço PGL de Pokémon X/Y será bastante quando comparado ao que foi feito para Pokémon Black, White, Black 2 e White 2, e irá ser possível partilhar a nossa aventura com os nossos amigos, verificar os resultados das nossas batalhas, até mesmo as que temos através do PSS, e todo o nosso jogo será registado numa cronologia.

O Pokémon Global Link será lançado dia 12 de outubro juntamente com Pokémon X e Y, mas será uma versão ainda por terminar, sendo que a versão final só estará disponível no final do mês de outubro.



Já falta pouco para ter Pokémon X ou Y nas mãos e por cá andamos a contar os dias! Ainda há muito por revelar mas isso está guardado para quando cada um de nós começar a sua aventura em Kalos. Até lá, fiquemos com este trailer lançado hoje.

Latest in Sports