Nintendo Direct – abril

Cada vez mais a Nintendo Direct é o palco de grandes anúncios e um bom motivo para ter a nossa atenção, e basta observar as apresentações anteriores para ver bastantes títulos que serão lançados já este ano, muitos deles já nos próximos meses. O Nintendo Direct de hoje não ficou atrás, e mesmo dando uma especial atenção a Luigi, neste que é o "Seu Ano", tivemos novidades tão frescas e verdes que nos deixam num estado eufórico.

O grande anúncio de hoje é um novo capítulo na série The Legend of Zelda para a Nintendo 3DS, e em vez de uma remasterização de um clássico teremos a sequela de outro clássico, o Link to the Past, um dos favoritos dos redatores do Meus Jogos DS! Esta nova aventura acontece no mesmo mundo do jogo da Super Nintendo, mas podemos contar com novas masmorras e inimigos, entre novas surpresas sempre acompanhadas por uma extrema nostalgia.

Um jogo que volta ao formato mais tradicional top-view que temíamos ver terminado após Spirit Tracks, mas felizmente volta com truques na manga com novidades apenas possíveis na 3DS. O efeito 3D não será apenas uma questão estética, e será utilizado para distinguir os diferentes pisos nas masmorras espalhadas por Hyrule. Link terá ainda a capacidade de se transformar numa figura bi-dimensional, como uma folha de papel, um elemento chave na exploração e resolução de diversos enigmas. Já se encontra disponível na eShop o trailer totalmente em 3D, onde facilmente podemos ver o modo como o 3D revitaliza o universo, e que o nível que faz homenagem à série Zelda em Super Mario 3D Land foi apenas uma pequena amostra do que é possível fazer na 3DS.



Concretiza-se assim, de um certo modo, o desejo que Miyamoto tinha em voltar ao mundo de Link to the Past, mas não sendo um remake como tantas vezes referiu. Este não será o único Zelda a ser lançado na 3DS este ano, e na Virtual Console serão lançados Oracle of Ages e Oracle of Seasons, disponíveis no dia 30 de maio!

E como nunca há duas sem três, Yoshi (outro herói verde) terá um novo jogo da série Yoshi's Island na 3DS, que regressa novamente ao universo do clássico da Super Nintendo e à estética mais analógica, onde tudo parece feito de aguarela, plasticina e lápis de cor e de cera. Podemos contar com as tradicionais habilidades de Yoshi (e Baby Mario) como o lançamento de ovos (após ingerir os inimigos) e o ground-stomp. Surgem ainda novas habilidades e funcionalidades únicas da 3DS, mas estes detalhes serão apenas anunciados mais tarde.

O lançamento do 3º jogo da série torna-se mais curioso a par do lançamento de um novo Yoshi's Story, a sequela do jogo da Nintendo 64, que foi anunciado no Nintendo Direct de feveriro para a Wii U. Seria interessante ver funcionalidades extra através da ligação de ambas as consolas e respetivos jogos.


Falando da Wii U surgiram mais alguns detalhes sobre a atualização da Primavera, já disponível na próxima semana. O serviço de Virtual Console será lançado no dia seguinte a esta atualização onde poderemos atualizar (por enquanto) alguns jogos que já adquirimos na Wii, que terá acesso rápido ao premir o Botão B quando iniciamos a Wii U. O serviço Wii U Panorama View estará disponível nesse mesmo dia.

Algumas novidades sobre Pikmin 3 foram anunciadas, como a presença de um novo tipo de Pikmin para além de Rock Pikmin. O Winged Pikmin, como o nome indica, pode voar e transportar objetos pelo ar, uma mecânica nova que será usada para ultrapassar algumas barreiras, tal como atacar inimigos voadores. O jogo estará disponível nos próximos meses.

Ficamos a saber mais sobre New Super Luigi U, e este DLC vem com algumas novidades que apenas Luigi consegue oferecer. O salto longo de Luigi está de volta para tirar partido dos novos níveis completamente re-desenhados, mas também teremos de volta os movimentos mais trapalhões de Luigi, que facilmente desliza. De volta está também o azar dele… pois em muitos níveis teremos apenas 100 segundos para os completar!

De volta à 3DS foi finalmente anunciada para cá a Nintendo 3DS XL especial do Animal Crossing New Leaf, igual à que foi lançada no Japão. A consola é branca mas vem adornada de pequenos desenhos que representam o universo da série, por isso se estão ansiosos pelo lançamento deste jogo e querem fazer a atualização para a XL eis mais uma boa oportunidade! O jogo vem pré-instalado na consola, que faz bastante sentido tendo em conta que é um jogo que irão querer jogar diariamente, por isso ter a nossa vila sempre disponível num só click é bastante apelativo.

Mario & Luigi: Dream Team Bros estará nas lojas a 12 de julho, o terceiro jogo da série de RPG que desta vez decorre numa ilha misteriosa, onde a princesa Peach é raptada e Mario terá de alternar entre o mundo real e o mundo dos sonhos de Luigi (onde ele é o herói). O jogo novidades como novos movimentos, alguns deles que exploram os controlos da 3DS. O efeito 3D é bastante interessante, como podemos observar no trailer já disponível na eShop.

A festa com Mario e companhia não termina aqui, e foi anunciado Mario Party para a Nintendo 3DS. Tal como os jogos anteriores navegamos em mapas inspirados em jogos da série, cada um com mecânicas únicas, e enfrentamos os diversos mini-jogos que nos vão aparecendo. Mas para sessões mais calmas (ou não) foram revelados mais detalhes sobre Mario Golf: World Tour, que para além das sessões de multi-jogador conta com Comunidades (como em Mario Kart 7), Leaderboards e modos de jogo diversos, como o modo onde podemos apenas usar Luigi (afinal de contas o ano é dele).

Outro jogo em que Mario é estrela, Mario and Donkey Kong: Minis on the Move conta com 180 níveis distribuídos em 4 modos de jogo, e para além destes podemos ainda criar e partilhar níveis. A mecânica de jogo é diferente daquilo que temos vindo a acompanhar na série, e conta com algumas novidades ainda por revelar. 

Donkey Kong Country Returns 3D, disponível no dia 24 de maio traz algumas novidades. Foi acrescentado o New Mode que tornará o jogo mais fácil, a pensar nos que consideraram o original na Wii difícil, e nas curtas sessões de jogo acontecem por jogar numa portátil. Mas os veteranos têm novidades que lhes irão agradar, como um novo mapa com novos níveis após completar o jogo.

A Level-5 teve bastante importância com o anúncio de Professor Layton and the Azran Legacy para o território europeu já para este ano, saltando assim Professor Layton vs Ace Attorney que no Japão foi lançado entre o 5º e o 6º capítulo da série de mistério e puzzles. Termina assim este ano a segunda trilogia do jogo, numa série que nos tem vindo a acompanhar desde a Nintendo DS com bastante sucesso.

Ainda da Level-5 os jogos da Guild02 serão lançados na nossa eShop, e à semelhança de Liberation Maiden, estes serão lançados individualmente. The Starship Damrey é uma aventura gráfica que nos deixa sem pistas a tentar resolver um mistério num ambiente cheio de suspense com as pistas que vamos encontrando, Bugs vs. Tanks! é um simples jogo de ação em que comandamos e personalizamos tanques miniatura contra insetos gigantes e em Attack of the Friday Monsters! A Tokyo Tale acompanhamos a vida de uma personagem onde os gigantes da televisão japonesa dos anos 70 ganham vida todas as sextas-feiras. 

Este Nintendo Direct foi também extremamente surpreendente ao anunciar localizações que já muitos aguardavam ansiosamente, mas ainda assim causou muita surpresa. Bravely Default: Flying Fairy foi finalmente anunciado para a Europa e será lançado antes do final de 2013, um forte título para terminar o ano em grande! Ainda não sabemos muitos detalhes sobre a localização deste jogo da SquareEnix, ou se o nome do jogo irá sofrer alguma alteração.

Outro anúncio que causou bastante impacto é o lançamento de Shin Megami Tensei IV na Europa, algo que agradou imenso aos fãs mais dedicados do género RPG. Ainda não se sabem muitos detalhes sobre a sua localização e distribuição, mas gradualmente assistimos a uma mudança drástica e bastante positiva nos lançamentos dos RPGs da Atlus em território europeu!

Mas os fãs de RPGs têm ainda mais um bom motivo para celebrar. Muitos fãs pediram exaustivamente pela localização da série Mother no serviço de Virtual Consola na Wii, e após uma longa espera o jogo Earthbound será lançado na Europa como um dos títulos comemorativos do 30º aniversário da NES no Japão. O jogo nunca foi distribuído na Super Nintendo no nosso território, mas ainda assim conta com uma legião de fãs bastante forte mesmo no nosso território, e quem sabe, poderemos estar a assistir a uma mudança da imagem da série Mother por cá.

Foi mais um Nintendo Direct em cheio, com boas novidades que nos deixam entusiasmados por ver como uma consola relativamente recente já conta com um catálogo de jogos tão bons, e que 2013 será um ano bastante recheado para a consola. Para quem não pôde acompanhar em direto a apresentação tem disponível o vídeo no canal Youtube da Nintendo Portugal, em baixo, com trailers sobre os jogos já referidos. Também é uma boa oportunidade para rever o dia de hoje!

Latest in Sports