Notícias

Análises

29 de junho de 2012

Spirit Camera: The Cursed Memoir


Quem tem medo do escuro em plena luz do dia? Spirit Camera: The Cursed Memoir, o novo jogo de terror da Nintendo 3DS, desafia e contraria as normas do género, apesar de recorrer a todos os clichés, tudo isto por uma simples razão: não se pode jogá-lo às escuras.


Chamar a este título um "jogo" pode induzir em erro na criação de expectativas para quem o comprar. Spirit Camera é um spin-off da série de terror Project Zero, um survival horror baseado numa câmara capaz de captar vários tipos de assombrações. E é precisamente isso que se irá fazer na 3DS: graças à sua câmara 3D e um livro de Realidade Aumentada (incluído com este título), a consola transforma-se numa câmara fotográfica capaz de detectar fantasmas na sala de casa, ou onde quer que se esteja a jogar.

A história é o típico mito urbano japonês: um certo diário misterioso faz desaparecer aqueles que consigam ler o que lá está escrito. A jogabilidade baseia-se em apontar a câmara a páginas específicas do diário e, através da Realidade Aumentada, interagir com os fantasmas que vão surgindo: alguns tentam ajudar-nos, outros pedem ajuda, alguns desafiam para algumas "brincadeiras" e outros tentam aprisionar-nos no diário ou atacar-nos. Estes últimos iniciam combates semelhantes aos tradicionais de Project Zero, mas podem vir de qualquer parte do espaço em que o jogador se encontra. Ainda assim, este é mais um puzzle do que um survival horror: a principal mecânica de jogo consiste em seguir as pistas para encontrar uma página específica do diário e, depois disso, perceber o tipo de interacção a realizar. Um exemplo disso é uma parte inicial onde o jogador tem de colocar a mão numa página em particular para poder avançar.


O problema, no entanto, é a dependência de boas condições de luminosidade. Se as câmaras da consola não conseguirem captar bem as páginas do diário, é simplesmente impossível jogar. Não fosse isto só por si uma limitação inconveniente, acaba também por destruir qualquer tentativa de imersão no universo de terror que Spirit Camera tenta transmitir. Há que reconhecer, ainda assim, a qualidade do jogo nas condições em que funciona e, mesmo não sendo assustador, acaba ser um excelente quebra-cabeças. Infelizmente, a longevidade deste título é demasiado curta – pode chegar-se ao fim da história em poucas horas, sobrando depois a possibilidade de repetir alguns minijogos. É uma pena que não tenha sido mais elaborado pois, apesar de depender da luminosidade exterior, Spirit Camera é uma experiência muito interessante e algo que só a Nintendo 3DS nos poderia oferecer. Sendo assim, é difícil recomendar a sua compra… a não ser que um dia o encontrem com um desconto... do outro mundo!

Ler Mais >

28 de junho de 2012

Data de lançamento de jogos Pokémon


Foi hoje confirmada a data de lançamento de Pokémon Black Version 2 e White Version 2, que saem a 12 de outubro deste ano. Aquele que é certamente o último grande jogo da Nintendo DS, dando-nos assim um bom título RPG naquela que foi a consola dos RPGs da sua geração.


Precisamente no mesmo dia sairá Pokémon Dream Radar, na eShop e exclusivo 3DS, que vos permitirá transferir os pokémon que capturam nesta espécie de Pokémon Snap que utiliza a câmara e o giroscópio da vossa consola. A versão atualizada Pokédex 3D Pro também está prevista para este outono, mas ainda não existe data confirmada.

Após a confirmação de Pokémon Conquest para a Europa, que sairá já no dia 27 de julho, vamos ter um ano repleto de pokémon, com 6 títulos disponíveis este ano para as portáteis da Nintendo!
Ler Mais >

27 de junho de 2012

Pokémon Conquest a caminho da Nintendo DS


Os anúncios-surpresa da Nintendo continuam. Apesar de não ter sido sequer mencionado na última conferência Nintendo Direct, que teve até bastante tempo dedicado à série Pokémon, o jogo Pokémon Conquest foi agora anunciado para a Europa, com data de lançamento prevista para 27 de julho.

O jogo é um cruzamento entre Pokémon e a série de estratégia japonesa Nobunaga's Ambition, resultando assim num RPG tático que promete ser mais acessível aos desconhecedores do género. Neste novo universo, Samurais utilizam pokémon para os seus combates e conquistas. O jogo acompanha a aventura de um novo guerreiro que terá de criar ligações com vários pokémon de forma a ficar cada vez mais forte e conquistar os 17 reinos da região de Ransei, livrando-os do domínio do poderoso Nobunaga.

Ler Mais >

22 de junho de 2012

Novos títulos para a Nintendo 3DS anunciados

Para acompanhar o anúncio da nova Nintendo 3DS XL, a Nintendo decidiu revelar algumas surpresas neste mais recente Nintendo Direct, e acompanharam ainda com mais novidades sobre jogos já anunciados. Para quem não pode assistir em directo ao vídeo (muito possivelmente devido à sua hora), podem assistir à apresentação completa neste link


Nada melhor para acompanhar a Nintendo 3DS XL como o New Art Academy, a sequela do jogo de sucesso Art Academy, principalmente na Europa, que mesmo com a existência das versões na loja digital de DSiWare conseguiu apelar tanto a novos artistas como novatos, em formato físico, vendendo bastante bem. Esta nova versão conta com várias novas ferramentas, novas lições e ainda a possibilidade de partilhar as nossas obras, via internet ou StreetPass.


Outro jogo que também vai puxar pela criatividade e imaginação das pessoas é Freakyforms Deluxe, a sequela de Freakyforms: Your Creations, Alive!, jogo de eShop de sucesso que surpreendeu muitos devido à sua simplicidade e rápida adaptação. Esta sequela traz todo o conteúdo da versão já existente, acrescentando ainda outros elementos, como um modo RPG, que vai prender mesmo os que já têm o primeiro jogo.

Ambos estarão disponíveis juntamente com o lançamento da Nintendo 3DS XL, ou seja, 28 de julho.

Foi relevado com detalhe o modo Coin Rush de New Mario Bros. 2, com lançamento a 17 de agosto, que colocará os jogadores em desafios onde, com apenas uma vida, terão de recolher o máximo de moedas em 3 níveis no menor tempo possível. Foi também anunciado que este jogo terá conteúdo DLC.


Com o 1º aniversário da eShop vem uma promoção, em que durante as próximas 2 semanas teremos jogos seleccionados com 20% de desconto. Estão também já disponíveis as demos de Kingdom Hearts: Dream Drop Distance e Theatrhythm Final Fantasy.


Longe de se dar por acabada, a Nintendo DS esteve ainda presente neste Nintendo Direct, mostrando o primeiro trailer em inglês de Pokémon Black Version 2 e White Version 2, já disponível este outono. Foi ainda anunciado Learn With Pokémon: Typing Adventure para setembro, um jogo que, juntamente com um teclado, coloca os nossos reflexos e conhecimentos sobre pokémon a teste, onde temos de escrever os nomes das criaturas que aparecem.



O primeiro trailer em inglês do já muito aguardado Professor Layton and the Miracle Mask, o quinto capítulo da série e sequela de Spectre's Call, teve o seu tempo dedicado, com um lançamento em 2012 exclusivo para a 3DS, sendo o primeiro jogo da série na nova consola da Nintendo. Excluindo o jogo de Professor Layton e Phoenix Wright, que não teve qualquer projecção neste Nintendo Direct, até ao fim deste ano temos, assim, todos os jogos da série disponíveis na Europa.

Embora sem imagens ou trailers, mas nunca esquecidos, Animal Crossing e Fire Emblem para 3DS foram referidos no fim da apresentação, e as suas datas de lançamento estão previstas para a primeira metade de 2013. Também não esquecido, o novo Super Smash Bros. que sairá para Nintendo 3DS e Wii U será desenvolvido por Sakurai. Para acelerar o seu desenvolvimento o jogo será desenvolvido em conjunto com a Namco Bandai e com nomes responsáveis pelo desenvolvimento de séries como Tekken, Soul Calibur e Tales of.
Ler Mais >

Nintendo 3DS XL anunciada!


Durante o Nintendo Direct de hoje foi finalmente revelada a atualização de hardware da Nintendo 3DS, a versão 3DS XL.  Esta versão vem a responder aos pedidos de várias pessoas de quererem uma 3DS de maior dimensões, seguindo a filosofia da DSi XL. Esta nova versão tem ecrãs 90% maiores que a versão atual da 3DS, mantendo a resolução original, tal como aconteceu na DSi XL. Até agora temos conhecimento de 3 cores disponíveis: prateado + preto, azul + preto e vermelho + preto. Com o aumento de tamanho aumenta ainda a bateria, dispondo agora entre 3,5 a 6,5 horas usando software 3DS e entre 6 a 10 horas com software DS.



A consola estará disponível já no próximo dia 28 de julho, e para reduzir no preço (ainda por revelar) não vem incluída com a consola o carregador e a dock, podendo comprar ambos em separado nas lojas no dia do lançamento. No entanto a 3DS XL é compatível com o carregador das consolas Nintendo DSi, DSi XL e 3DS. Para suportar uma eShop em constante expansão e a possibilidade futura de poder comprar todos os jogos de 3DS também em formato digital, a consola vem com um cartão SD de 4GB.


Ler Mais >

21 de junho de 2012

Nintendo Direct: Junho 2012


A Nintendo prepara-se para apresentar mais um Nintendo Direct já amanhã, dia 22 às 5 horas da madrugada. Esta será dedicado à Nintendo 3DS, no que podemos esperar mais informações sobre os jogos já anunciados na E3, mas quem sabe se não teremos alguma surpresa!

Para assistir ao vídeo basta acederem ao site oficial … só precisam é de despertar a estas horas ;)


Já disponíveis para a vossa 3DS, na eShop, encontram-se o muito aguardado Mutant Mudds (3DS), um jogo que mistura plataformas e a ação de um shooter, com um aspecto bastante retro, e Goooooal Europa 2012 (DSiWare) para manter acesa a febre do Euro 2012!
Ler Mais >

4 de junho de 2012

Como acompanhar a conferência da Nintendo na E3


Depois da conferência especial Nintendo Direct de ontem, que deixou o mundo de olhos postos na nova consola Wii U e o seu revolucionário Miiverse, as expectativas para a apresentação "Nintendo All-Access" na maior feira de videojogos do mundo são bastante elevadas! Esta conferência irá dar grande destaque aos jogos da nova consola doméstica da Nintendo e a forma como estes irão tirar partido das funcionalidades do Wii U GamePad e ainda do Miiverse, mas não irão ficar de fora excitantes novidades para a Nintendo 3DS, incluindo os títulos que farão sensação na consola durante os próximos meses.

Electronic Entertainment Expo (E3) decorre de 5 a 7 de junho de 2012 e, durante este período, a Nintendo promete partilhar com todos os seus fãs uma grande quantidade de conteúdos online, incluindo a transmissão da apresentação da Nintendo em direto, amanhã dia 5 de junho às 17h00 GMT, no endereço http://e3.nintendo.pt.

Segue-se uma lista, disponibilizada pela Nintendo, dos vários meios através dos quais poderão ser acompanhados estes conteúdos:

Twitter: Na nossa página oficial, @NintendoPORT, acompanharemos o evento com tweets. Os representantes da Nintendo também usarão o Twitter para comentar em direto apresentações como a Nintendo All-Access @ E3 2012 a 5 de junho.

YouTube: Assista aos vídeos do evento no novo canal Nintendo Portugal que poderá visitar em www.youtube.com/nintendopt. Os vídeos que publicaremos no canal YouTube que acabamos de estrear incluem antevisões de hardware e software, assim como entrevistas com criadores de jogos.

Facebook: Se ainda não segue a página da Nintendo no Facebook, poderá aceder a http://www.facebook.com/nintendo e clicar em "Gosto" para ver atualizações regulares diretamente da E3. Este ano, os fãs portugueses poderão ver publicações não só em inglês mas também em português para que seja mais fácil ligarem-se diretamente a outros fãs do mesmo país. Para além disso, um separador especial facilitará o acesso aos conteúdos deste evento, que incluirão vídeos e uma galeria de fotos Nintendo Instagram. A aplicação "Nintendo @ E3 Expo" permitirá ainda aos utilizadores assistirem à apresentação Nintendo All-Access @ E3 2012 e a outros eventos no Facebook.

Internet: Poderá aceder ao site dedicado à apresentação Nintendo All-Access @ E3 2012 em http://e3.nintendo.com para informações pormenorizadas sobre os novos jogos e consolas da Nintendo. O site estará otimizado para telemóveis com acesso à Internet, o que lhe permitirá manter-se atualizado onde quer que esteja.
Ler Mais >

Nintendo Direct especial apresenta mais detalhes sobre a Wii U


Ontem à noite, a Nintendo ofereceu aos fãs o vídeo de uma Nintendo Direct especial dedicada à nova Wii U, em que foram revelados mais detalhes sobre o comando com ecrã tátil da consola, o Wii U GamePad. Nesta apresentação, disponível no novo canal YouTube da Nintendo Portugal, totalmente legendada em português, o presidente da Nintendo mostra como a Wii U revoluciona a forma como as pessoas se relacionam com os jogos, com outras pessoas e com distintas formas de entretenimento através do segundo ecrã que o Wii U GamePad oferece.

De seguida mostramos alguns aspetos abordados por Satoru Iwata na apresentação Nintendo Direct de ontem:

Novas formas de jogar: Com a televisão e o Wii U GamePad a funcionarem como dois ecrãs integrados, a Wii U cria possibilidades únicas de jogo, permitindo uma "jogabilidade assimétrica" em que cada jogador pode ter diferentes objetivos, desafios e perspetivas dentro da mesma experiência de jogo partilhada.

Miiverse: O Miiverse é um novo sistema de comunicação em rede que permite aos jogadores de todo o mundo partilharem experiências, discutirem jogos e descobrirem novos conteúdos. Usando o seu Mii personalizado, poderá entrar no Miiverse e ver jogos, aplicações e conteúdos de entretenimento com os quais tenha interagido recentemente, nos quais tenha manifestado interesse ou os quais os seus amigos estejam a usar ou a debater. A partir daqui poderá desafiar outros jogadores para jogarem em conjunto, fazer uma pergunta sobre um nível de dificuldade ou descobrir novos elementos dos seus jogos preferidos que possa desconhecer. Após o alcance de um feito notável ou outro momento digno de ser partilhado, poderá pausar o jogo ou a aplicação e publicar mensagens na comunidade Miiverse.


Comando Wii U GamePad: Para além dos já anunciados ecrã tátil e controlos por movimento, o WiiU GamePad foi redesenhado e melhorado desde a sua revelação, na E3 do ano passado.O novo comando oferecer-lhe-á dois manípulos de controlo analógicos e poderáser usado como controlo remoto para o seu televisor, mesmo quando a Wii Uestiver desligada. A Nintendo anunciou também que irá disponibilizar o comandoWii U Pro como acessório separado.

Compatibilidade com a Wii: Todos os jogos para a Wii são compatíveis com a Wii U, com a qual poderá também utilizar os comandos existentes para a Wii.


Mais informações sobre a Wii U serão reveladas na Nintendo All-Access Presentation @E3 2012, que acontecerá amanhã, 5 de junho, às 17h00.

[Nota: o texto apresentado neste artigo foi retirado de um comunicado oficial da Nintendo Ibérica.]
Ler Mais >